Pular para o conteúdo principal

Início

                                                  
                                                   Portal
"Uma Janela para a Qualificação."

O Portal SOU Varejista! é a Plataforma Web do Arranjo Econômico [VTL Marketing + Kolibre Offices + i2: instittuto integrum] focado na Formação e Desenvolvimento Humano Organizacional de Empreendedores e Operadores Varejistas com a Missão de:

“Prover a Excelência no Atendimento à Diversidade Humana no
Varejo de Produtos e Serviços.”

A ideia de um Marketplace Omninicanal surgiu, em meados dos anos 2.000, inicialmente como um escritório de Assessoria de Marketing e Serviços Contábeis. Nesse tempo outras ideias ganharam prioridades e foram realizadas.

Em 2.014, com a criação do i2: instituto integrum, intensificamos a transição da integrum Consultoria para a VTL Marketing & Gestão e os testes de mercado dos Produtos e Serviços que hoje compõem o portfólio do KolibrE Offices: essencialmente um Shopping de Facilidades Pessoais e Empresariais.

Veja abaixo alguns fatos relevantes da nossa história; o que nos trouxe até aqui...

Com um histórico de mais de 10 mil Certificados de Qualificação (marca alcançada em jul/2.020) emitidos para Empreendedores e Operadores de Varejistas, além de outros milhares de Participantes de Eventos não Certificados, e centenas de Clientes e Parceiros em todos os elos da Cadeia de Suprimento do Varejo, em todo N/NE, podemos afirmar que o KolibrE Offices (Loja Física), tendo o Portal SOU Varejista! (Plataforma Web) e o Rally M+is (Serviços Volantes) como pontas de lança do Arranjo Econômico, reúnem todas as condições para dar continuidade, de forma escalável, aos Serviços dos Profissionais e Empresas que se agregam a este Empreendimento.

Projeto iMOB - Limoeiro (PE)

Com as mesmas premissas do Projeto iniciado em Carpina (PE) iniciamos as Atividades do Projeto iMOB - Limoeiro (PE) com o Patrocínio da CDL - Limoeiro e da Casa Primor, apoio da Trevo Distribuidora, Joaquim Neto Barbosa Advogados Associados, SP Turismo, Motel Alphaville, Organização Contábil João Carlos da Fonseca e da Carvalho e Teixeira Arquitetura, além do Apoio institucional da Câmara de Vereadores de Limoeiro e da Rádio Jornal do Compercio.

Pelo Apoio das instituições Públicas e do Varejo local o Projeto iMOB - Limoeiro, adquiriu um caráter permanente, com ações de cunho institucional voltadas a:

a) realização de Audiência Pública para Discutir Acessibilidade e Mobilidade Urbana, com vistas a atualização do Código de Obras do Município;

b) requalificação dos equipamentos de Acessibilidade da Câmara Municipal para atender toda a Diversidade Humana;

c) realização da Palestra "Lucro Acessível" realizada na nova sede da Câmara de Dirigentes Lojistas que passou por reforma para qualificação do Atendimento à Diversidade com Acessibilidade Total.

Programa iVarejo - Empregabilidade e Empreendedorismo
Com recursos provenientes do Rally M+is - Transamazônica e em parceria com o IAPP - Instituto de Apoio às Políticas Públicas de Carpina (PE) realizamos a qualificação de Jovens Varejistas com a realização de um Processo Seletivo para Encaminhamento ao Emprego, com vaga identificadas no Comércio local, cumprindo assim os objetivos do iVarejo: um Programa de Formação e Qualificação voltado à Empregabilidade e ao Empreendedorismo focados no Varejo de Produtos e Serviços de todos os segmentos. Está formatado para atender Jovens Varejistas (16 - 22 anos), Micro Empreendedores Individuais (MEI's) e Micro Empresários com os seguintes Programas de Formação e Qualificação:
Varejistas de Futuro
Empreender Agora

Projeto iMOB - Carpina (PE)
A partir de Jul/15 iniciamos as atividades de Mobilização para o Projeto iMOB - Carpina (PE) com o objetivo de discutir a Acessibilidade no Varejo com extensão para toda a Comunidade pela Transversalidade das Politicas Públicas de Inclusão das Pessoas com Deficiência e Pessoas com Mobilidade Reduzida (Idosos). realizando as seguintes atividades:

Em Ago-15: I Passeio pela Acessibilidade de Carpina, percorrendo as principais vias publicas para demonstrar a falta de Acessibilidade das Calçadas do Município;

Em Set/15: realizamos a entrega de todos os Recursos arrecadados para o Passeio pela Acessibilidade que foram revertidos para o LIAC - Lar dos Idosos Amor e Caridade;

Em Out/15: Participamos de um Debate sobre Acessibilidade e Mobilidade Urbana, realizado na NAZA FM, mediado pelo Radialista Ramos Silva, com a participação do Presidente do Conselho das Pessoas com Deficiência do Carpina (PE), Sr. Manassés Lima;

Em Nov/15: realizamos o encerramento do Projeto com a Palestra "LUCRO ACESSÍVEL", realizada no Auditório da Prefeitura Municipal de Carpina (PE), onde discutimos as estratégias para qualificara o Atendimento à Diversidade Humano no Varejo de Produtos e Serviços.


Rally M+is - Transamazônica
Para divulgar o Projeto do Portal SOU Varejista! percorremos a BR 230, a famosa Transamazônica, de Cabedelo na Paraíba à Lábrea no Amazonas, viajando de carona com Caminhoneiros, apresentando as Palestras CHA Empreendedor e Atendimento é Cultura, além da realização de Mini Consultorias no Varejo das Cidades onde "estacionamos". 

Mostramos os desafios de empreender no Brasil "viajando" num "Empreendimento Sem Fim", na pior época do ano: o período popularmente chamado de "Inverno Amazônico".

Cruzamos 15 Estados (Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bahia, Sergipe e Alagoas), realizando atividades de divulgação, relacionadas ao Portal SOU Varejista! em 32 Cidades, incluindo 4 Capitais, percorrendo mais de 10.000 km.

Para contar esta Jornada, escrevemos o Livro (e-Book) Empreendimento Sem Fim - Diário de um Louco, nele o leitor encontra a experiência de um viajante para colocar em prática a Dinâmica do CHA Empreendedor - Conhecimento, Habilidades e Ações Afirmativas. Uma Viagem de 10 mil quilômetros, de carona com Caminhoneiros pela BR-230, a famosa Transamazônica, na pior época do ano: o Inverno Amazônico! Uma viagem ao inferno dos Atoleiros Amarelos para descobrir o seu novo Eu Empreendedor!

Pré Temporada do Rally M+is - Transamazônica
A partir de 05-Nov-15, iniciamos a Pré Temporada do Rally M+is - Transamazônica com o Objetivo de promover nosso Projeto de Financiamento Coletivo. Viajamos com as Palestras "C.H.A. Empreendedor" e "Atendimento é Cultura" pela Mata Norte e Agreste Setentrional de Pernambuco, com atividades realizadas nas Cidades de Carpina, Limoeiro, Passira, Macaparana e Timbaúba. As Palestras foram realizadas com foco no Público Jovem, concluintes do Ensino Médio, para iniciarmos a sua qualificação voltada à Empregabilidade e ao Empreendedorismo. Com Palestras realizadas no EREM João Cavalcanti Petribu e na ETE de Carpina (PE), alcançamos mais de 500 Jovens e Profissionais do Varejo de Produtos e Serviços.

i2 - O Negócio da Hora

[(i + i) = i2] = "I dreamed your dream for you, and now your dream is real" [Dire Straits]

"Eu sonhei o seu sonho por você e agora o seu sonho é real"... Preferimos reescrever estes versos da seguinte forma: “nós sonhamos o seu sonho COM você e agora o NOSSO sonho é real!”

O i2 - instituto integrum é fruto das experiências de seus fundadores, na área de Desenvolvimento Humano Organizacional, adquiridas no Terceiro Setor e na Cadeia de Suprimento do Varejo, onde observa-se o seguinte binômio: de um lado a notória carência de mão-de-obra qualificada; no outro lado, temos Micros, Pequenos e Médios Empreendedores com dificuldades de gerenciar os seus projetos, formar e desenvolver uma Equipe para colocar em prática os seus negócios de forma sustentável.

Missão:
“Prover a Inclusão Social, o Desenvolvimento Sustentável e garantir a Autonomia Econômica de Jovens e Empreendedores.”

Rally M+is - Etapa Nordeste
Em 2.011/2.013, com sua área de atuação ampliada para os Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, O Rally M+is ultrapassou a marca de 3.500 Operadores de Varejo capacitados / atendidos em todos os segmentos do Varejo.

Esta marca foi alcançada em função da ampliação da área de atuação, e, principalmente, pela diversificação dos Serviços, oferecidos pela VTL Marketing (integrum Consultoria), que multiplicou sua grade de Capacitações, Palestras e Work Shops, além de oferecer soluções na área de Consultoria de Gestão aliadas às atividades de Desenvolvimento Humano para todos os Segmentos do Varejo.

Jovens Aprendizes
Em Ago-2.011, realizamos em Parceria com a CDL - Santa Quitéria (CE) o Work Shop "Vendas 3.0" com uma importante inovação coerente com nossa proposta de trabalho com Responsabilidade Social.

Neste Evento, iniciamos a inclusão de Jovens Aprendizes, como Participantes Convidados, com o Objetivo de fomentar a formação de Novos Operadores de Varejo. Através de Convênios com Escolas locais, realizamos uma seleção para identificar os primeiros "Varejistas de Futuro". Este trabalho foi a transição entre o Projeto Jovem Capaz e o Programa de Qualificação iVarejo.

Super Forte - Rede de Supermercados

Missão: 
“Atender as expectativas de seus clientes, através da qualidade na prestação de serviços e do melhor preço, garantindo sua satisfação.”

Neste sentido, entre 2.008 e 2.010, a Super Forte - Rede de Supermercados passou por um processo de modernização e profissionalização de sua Estrutura, capitaneada pelo Presidente Adriano Régis Moreira e com a Assessoria da VTL Marketing (integrum Consultoria) e da Gustavo Sobreira Advocacia Empresarial. Destacando-se neste processo a revisão do Estatuto e do seu Regimento Interno para viabilizar a criação da Super Forte Atacadista de Alimentos Ltda. Empresa que funciona como seu Centro de Distribuição (CD), concentrando as operações de abastecimento dos Pontos de Vendas Associados através das Negociações efetuadas pela Rede. Destacando-se, ainda, a Criação do Código de Ética e do Regulamento da Central de Negócios com seus respectivos Conselhos.

O Organograma da Associação Super Forte - Rede de Supermercados é composto pela Assembléia Geral, Diretoria, Conselho Fiscal, Conselho de Ética e Conselho Comercial. Esta estrutura organizacional garante a efetiva participação de todos os Associados nas decisões da Rede, cumprindo uma das premissas do associativismo: gestão democrática.

A reformulação Estratégica da Super Forte garantiu-lhe o pioneirismo em dois importantes aspectos na construção da Rede: a Identidade Visual (Padronização de Fachadas) e a criação do Centro de Distribuição como entidade jurídica diretamente ligada à Associação pela sua composição societária. Este modelo garantirá a transparência e credibilidade das operações da Super Forte Atacadista para seus Associados e, principalmente, para seus Fornecedores.

SUPER FORTE EM NÚMEROS
Data da Fundação: 10 de dezembro de 2.005;
Quantidade de Municípios: 03 (Fortaleza, Aquiraz e Itaitinga);
Quantidade de Lojas: 27 Pontos de Vendas;
Média de Clientes por Loja: Não informado;
Ticket Médio: R$. 12,00 (Aproximadamente);
Faturamento: 41,5 Milhões/Ano;
Distribuição de Tablóides (Mês): 160 Mil;
Produtos Marca Própria: Em Desenvolvimento;
Divulgação Televisiva: Campanha de Aniversário – TV Diário;
Clientes Ativos no Cartão Próprio: 8.000;
Número de Colaboradores: 275;
Área de Vendas (m2): 4.690 m2.

Rally M+is - Etapa Ceará
Em 2.008, com esta premissa e patrocinado pela Santa Clara Alimentos, Camil Alimentos e Grupo Gilmar Bezerra (Dupé), percorreu, em sua Primeira Etapa, 25 Municípios da Regiões Norte, Sertão Central e Vale dos Inhamuns, do Estado do Ceará, tendo realizado Eventos de Capacitação nas Cidades de Uruburetama, Sobral e Crateús, totalizando mais de 300 colaboradores capacitados em Atendimento 3-D.

A proposta do Atendimento 3-D é desenvolver nos Operadores uma visão sistêmica do Ponto de Vendas com a utilização de informações dos próprios Pontos de Vendas, levantadas nas atividades práticas. Com esta metodologia, amplia-se o nível de retenção do aprendizado com a aplicação prática dos conceitos de Diferenciação do Atendimento e Fidelização de Clientes que compõem o Atendimento 3-D – Diariamente, Demonstrável e Diferente.

Este Programa está fundamentado no Marketing 3.o que se posiciona para antecipar as crescentes expectativas do "Novo Consumidor", reconhecidamente, com Corpo (Necessidades), Mente (Comportamento) e Alma (Valores), capacitando os Operadores de Varejo para praticar a Excelência no Atendimento, considerando a formulação estratégica da Gestão Integrada de Marketing – GIM, ou seja:

Pessoas = (Competências + Relacionamento + Atitudes)
Produtos = (Características + Vantagens + Benefícios)
PDV = (Exposição + Atendimento + Experimentação)

Jovem Capaz - Razão Social em Ação
O Jovem Capaz foi um Programa de Capacitação destinado a formar Operadores de Loja de Varejo de vários segmentos (Supermercados, Farmácias, Sapatarias, Confecções, etc). A ideia partiu do Sr. Fernando Anailson, proprietário do Hiper Fernando Frutas, em Uruburetama (CE).

Em Parceria com diversos Fornecedores - através de Acordos Comerciais - desenvolvemos a estrutura do Programa com o objetivo de Formar Operadores de Loja de Varejo. Foram Ministrados diversos Cursos - Atendimento ao Cliente, Merchandising no Ponto de Venda, Operador de Caixa - com a participação de mais de 300 Jovens e pequenos empresários do Setor Varejista das Cidades de Uruburetama, Tururu, Itapajé e Itapipoca.

Super Central - Paixão Coletiva

Aqui o binômio [( i + i) = i2] encontrou a Razão e a Paixão pelo que se faz!

Super Central - Um Projeto pensado à 4 Mentes!!!
Adriano Régis – Super Casa Grande (Rede Super Forte)
Helano Rabelo – Mercadinho Santa Ceia (Hiper Rede)
Francisco Queiroz – Mercadinho Arruda e Queiroz (Unimerce)
Vital Sousa – VTL Marketing (integrum Consultoria)

A Super Central não se tratava de mais uma Rede, mas uma Proposta para construir uma Central de Negócio de Redes. Na imagem ao lado, Reportagem no Diário do Nordeste, Jornal de maior circulação no Estado do Ceará, falando sobre a iniciativa.

O Princípio básico da Proposta era fortalecer o pequeno e médio varejo através do Associativismo, desta feita, entre Redes já constituídas. A Central de Negócios funcionando como um Órgão Auxiliar das Redes, coerente com o Projeto desenvolvido pela integrum que visava: Desenvolver as Lojas para Fortaleceer as Redes e desta forma fortalecer as negociações a serem desenvolvidas na Central de Negócios.

integrum Consultoria - Um Conceito "Estranho"

- "Um conceito estranho para uma Consultoria na área de Gestão de Negócios."

O colega Consultor não faz a menor ideia do quanto ele estava certo ao proferir sua avaliação. "Estranho", Diferente, Inovador, Sonhador... Alguns sinônimos para o que consideramos como Criatividade e Valores dos quais destacamos os dois mais "estranhos":

Transparência – por princípio, acreditamos na disponibilidade do conhecimento, construído através das relações francas, baseadas na realidade dos fatos e no desenvolvimento de potencialidades de interesse mútuo; e

Inovação – a pesquisa e o desenvolvimento de soluções que atendam as necessidades de nossos Clientes, através da livre expressão de nossas idéias, são os elementos motivadores de nossa organização.

Restitutio in integrum, do latim, restituição por inteiro, integral, retorno total ao status anterior. Para um empreendimento comercial, retomada da normalidade, da condição de sustentabilidade e perenidade do negócio.


Os Mais Lidos Da Semana!

O Fator "Stoic Mujic"

Há um conselho que escuto e sigo, há pelo menos 10 anos, para reafirmar minha Determinação. Conselho, de um certo "Anjo João", que ecoa em minha mente, sempre que alguma dificuldade surge no horizonte: "Levanta a cabeça e segue em frente"... - Valeu João!!! “Enquanto se descansa, se carrega pedras”: este provérbio português é o tipo de frase feita que não sai da boca de um grupo de pessoas, entre as quais me incluo: os obstinados pelo que fazem, pelo trabalho. Estas pessoas são do tipo que nunca “desligam”. Não importa onde estejam, o que estejam fazendo; eles estão sempre “ligados”. Numa sessão de vídeo caseira, com pipoca e guaraná, não seria diferente. Na última, da qual participei, vimos o filme “A Ponte dos Espiões” . “Bridge of Spies” em Inglês. Embora eu prefira, por razões que o leitor poderá ver no filme, o título em Alemão: “Der Unterhändler” que em língua tupiniquim que dizer “O Negociador”. É um excelente filme para ser usado em treinamentos sobre Nego

Resiliência

Considero a Prospecção uma das atividades mais ricas e prazerosas dentro do Processo de Vendas de Serviços de Consultoria e Desenvolvimento Humano. É um momento de intenso aprendizado, em função das situações às quais somos expostos, que exige o pleno exercício de nossos conhecimentos e habilidades de negociação.  Contornar as mais diversas objeções e transformá-las em argumentos para fechamento da venda, tem sido o exercício mais praticado em todos os níveis do Processo de Vendas. Temos que contornar objeções dos gestores de Recursos Humanos das empresas, dos Empresários e finalmente das pessoas indicadas para participarem de determinado treinamento. Nem sempre é possível contar com o um Levantamento de Necessidades de Treinamento – LNT : normalmente aplicamos a técnica do Cliente Oculto para avaliar o nível de atualização e profundidade da capacitação do pessoal de Frente de Loja e Retaguarda. A mais frequente objeção tem sido o fato de existir a realização recente de tre

FALA Varejista! PodCast.Sem59 - "Abismo Tecnológico - Parte 1"

Numa Parceria de Fix Tecnologia, Gustavo Sobreira Advogados Associados, Realiza Business e VTL Marketing e com o Apoio de Casa Primor, JAZAM Alimentos e Rações VittaMax, iniciamos mais uma Transmissão do... FALA Varejista! “Não invista em Transformação Digital se a sua Mentalidade é Analógica” Nunca tantos falaram tanto sobre Transformação Digital , mas, “esses tantos”, continuam confundindo Marketing com Propaganda; Rentabilidade com Lucratividade; Redes Sociais com Marketing Digital e Planejamento com “perda de tempo”... No passo do elefantinho, o que deveria, realmente, ser transformado; reorganizado e ressignificado continua ancorado em Crenças Limitantes e Processos Ultrapassados: estou falando da Mentalidade do Empreendedor : se não de todos, pelo menos, de boa parcela deles. Antes de promover a tão valorizada Transformação Digital , é preciso promover urgentes mudanças na Mentalidade dos Empreendedores; na forma como pensam e sentem o seu mundo e seus negócios; transformar a Men