FALA Varejist! Podcast - Transmissão 62 – “Os 12 Vetores da Efetividade Operacional - Introdução"
FALA Varejista!
Para começo de conversa, vamos deixar bem claro que
o GPS 4.0 é sobre Empresas de pequeno, médio ou grande porte, porque a única
diferença entre elas é a escala dos negócios que realizam: Pessoas, Processos, Serviços e Sistemas existem e DEVEM ser EFETIVOS em todas elas.
Vamos abrir um parênteses para explicar o que é ser EFETIVO...
No contexto do Planejamento
Estratégico, ser Eficaz é
saber o “0 que” deve ser feito; ser Eficiente é saber “como” fazer o que deve ser feito... Ser Efetivo
é fazer certo, as coisas certas, no tempo certo e com reconhecida qualidade,
isto é: ser Efetivo é ser cirúrgico e garantir Resultados Acima da Meta.
O segundo ponto é que o objetivo principal do GPS 4.0
é promover mudanças positivas na mentalidade dos Empreendedores e suas Equipes;
se você não pretende mudar a forma como você pensa, melhor deixar como está para
ver como é que fica: neste caso, mudar o Contador, contratar um ERP ou uma
Consultoria é jogar dinheiro no lixo.
Do conjunto de Formulações que formam
os alicerces do Planejamento Estratégico, derivam os 12 Vetores
do Planograma de Gestão e os 12 Desafios na Implantação da
Efetividade Operacional... Convenhamos que estes 12 Desafios bem poderiam
ser chamados de “Os 12 Trabalhos de Hércules no Varejo de Produtos
e Serviços...
Claro que o número 12 não é uma mera referência com a mitologia grega; resulta do cruzamento das 3 (três) Dimensões – Pessoas, Processos e Serviços – com a Estratégia do 4 (quatro) Fatores – Humano, Ambiental, Tecnológico e Social – que estruturam a Gestão Integrada de Marketing em todos os Departamentos da Empresa.
Nesta sequência de 5 Transmissões, que iniciamos hoje, tratarei destes 12 Desafios, mas antes vamos contextualizar o que entendo e defino como cenário para a aplicação desses pressupostos: a Empresa... Seja do segmento que for; do tamanho que for.
Entendo que uma Empresa é um composto de 5 (cinco) Elementos (Liderança, Equipe, Processos, Serviços e Clientes), que formam um círculo "virtuoso" na presença da Efetividade Operacional, para compor os resultados planejados e um círculo "vicioso" quando os elementos de Conformidade Operacional estão ausentes e os resultados são decompostos em perdas generalizadas em toda estrutura organizacional.
No círculo "virtuoso", uma Liderança Efetiva desenvolve uma Equipe de Alto Desempenho e Processos Operacionais e de Gestão que garantem um alto padrão dos Serviços e a Excelência no Atendimento à Diversidade de Clientes, que culminam na obtenção de resultados acima das Metas planejadas.
Caso quaisquer desses elementos não estejam devidamente alinhado com os demais, a quebra de processo é sistêmica. Por exemplo: uma Liderança Inadequada resulta numa Equipe Fraca e Processos Falhos com consequentes perdas de qualidade dos Serviços e no Atendimento aos Clientes, que culminam em Resultados aquém do planejado.
No círculo virtuoso Alto Empenho e Desempenho estão alinhados com altos índices nos Indicadores de Desempenho Operacionais e Financeiros. Afinal, sejamos pragmáticos, o Lucro é e deve ser a Meta inicial de qualquer empreendimento.
Quanto ao círculo vicioso, não percamos tempo descrevendo falhas de liderança e processos: isso não leva a lugar nenhum.
Coerente com os pressupostos da Efetividade Operacional, vamos deixar as inconformidades de lado e falar sobre o que realmente importa: como vencer os 12 Desafios na Implantação da Efetividade Operacional.
Nas próximas Transmissões, falarei sobre as 4 (quatro) Tríades que formam os 12 (doze) Vetores da Efetividade Operacional, a saber:
Tríade Comportamental – Desacelerar, Desfocar e Descolar;
Tríade da Liderança – Determinar, Desenvolver, Delegar;
Tríade da Operação de Loja – Layout, Mix e Precificação;
Tríade da Gestão de Clientes – Fluxo, Frequência e Fidelidade.
Na próxima Transmissão, começando pelo Fator Humano, falaremos sobre a Tríade Comportamental, com as Diretrizes para criar uma Equipe de Alto Desempenho.
Comentários
Postar um comentário