Pular para o conteúdo principal

Os 12 Vetores da Efetividade Operacional - Introdução


FALA Varejist! Podcast - Transmissão 62 – “Os 12 Vetores da Efetividade Operacional - Introdução"

FALA Varejista!

Para começo de conversa, vamos deixar bem claro que o GPS 4.0 é sobre Empresas de pequeno, médio ou grande porte, porque a única diferença entre elas é a escala dos negócios que realizam: Pessoas, Processos, Serviços e Sistemas existem e DEVEM ser EFETIVOS em todas elas.

Vamos abrir um parênteses para explicar o que é ser EFETIVO... No contexto do Planejamento Estratégico, ser Eficaz é saber o “0 que” deve ser feito; ser Eficiente é saber “como” fazer o que deve ser feito... Ser Efetivo é fazer certo, as coisas certas, no tempo certo e com reconhecida qualidade, isto é: ser Efetivo é ser cirúrgico e garantir Resultados Acima da Meta.

O segundo ponto é que o objetivo principal do GPS 4.0 é promover mudanças positivas na mentalidade dos Empreendedores e suas Equipes; se você não pretende mudar a forma como você pensa, melhor deixar como está para ver como é que fica: neste caso, mudar o Contador, contratar um ERP ou uma Consultoria é jogar dinheiro no lixo.


Do conjunto de Formulações que formam os alicerces do Planejamento Estratégico, derivam os 12 Vetores do Planograma de Gestão e os 12 Desafios na Implantação da Efetividade Operacional... Convenhamos que estes 12 Desafios bem poderiam ser chamados de “Os 12 Trabalhos de Hércules no Varejo de Produtos e Serviços...

Claro que o número 12 não é uma mera referência com a mitologia grega; resulta do cruzamento das 3 (três) Dimensões – Pessoas, Processos e Serviços – com a Estratégia do 4 (quatro) Fatores – Humano, Ambiental, Tecnológico e Social – que estruturam a Gestão Integrada de Marketing em todos os Departamentos da Empresa.

Nesta sequência de 5 Transmissões, que iniciamos hoje, tratarei destes 12 Desafios, mas antes vamos contextualizar o que entendo e defino como cenário para a aplicação desses pressupostos: a Empresa... Seja do segmento que for; do tamanho que for.

Entendo que uma Empresa é um composto de 5 (cinco) Elementos (Liderança, Equipe, Processos, Serviços e Clientes), que formam um círculo "virtuoso" na presença da Efetividade Operacional, para compor os resultados planejados e um círculo "vicioso" quando os elementos de Conformidade Operacional estão ausentes e os resultados são decompostos em perdas generalizadas em toda estrutura organizacional.

No círculo "virtuoso", uma Liderança Efetiva desenvolve uma Equipe de Alto Desempenho e Processos Operacionais e de Gestão que garantem um alto padrão dos Serviços e a Excelência no Atendimento à Diversidade de Clientes, que culminam na obtenção de resultados acima das Metas planejadas.

Caso quaisquer desses elementos não estejam devidamente alinhado com os demais, a quebra de processo é sistêmica. Por exemplo: uma Liderança Inadequada resulta numa Equipe Fraca e Processos Falhos com consequentes perdas de qualidade dos Serviços e no Atendimento aos Clientes, que culminam em Resultados aquém do planejado.

No círculo virtuoso Alto Empenho e Desempenho estão alinhados com altos índices nos Indicadores de Desempenho Operacionais e Financeiros. Afinal, sejamos pragmáticos, o Lucro é e deve ser a Meta inicial de qualquer empreendimento.

Quanto ao círculo vicioso, não percamos tempo descrevendo falhas de liderança e processos: isso não leva a lugar nenhum.

Coerente com os pressupostos da Efetividade Operacional, vamos deixar as inconformidades de lado e falar sobre o que realmente importa: como vencer os 12 Desafios na Implantação da Efetividade Operacional.

Nas próximas Transmissões, falarei sobre as 4 (quatro) Tríades que formam os 12 (doze) Vetores da Efetividade Operacional, a saber:

Tríade Comportamental – Desacelerar, Desfocar e Descolar;

Tríade da Liderança – Determinar, Desenvolver, Delegar;

Tríade da Operação de Loja – Layout, Mix e Precificação;

Tríade da Gestão de Clientes – Fluxo, Frequência e Fidelidade.

Na próxima Transmissão, começando pelo Fator Humano, falaremos sobre a Tríade Comportamental, com as Diretrizes para criar uma Equipe de Alto Desempenho.

Muito obrigado e até lá... nos vemos no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br


ESCUTE O PODCAST AQUI:

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

Motivação x Entusiasmo

"Nada de grandioso chegou, algum dia, a ser alcançado sem entusiasmo.” [Ralph Waldo Emerson] Mais um Work Shop, mais uma Palestra e a velha questão vem à tona: motivação. O que percebo, é que a grande maioria das pessoas está olhando, diariamente, para os céus à espera de instruções para seguir em frente. Há um verdadeiro eclipse do pensamento. As pessoas simplesmente desistiram de pensar e desta forma se sentem inteiramente perdidas, limitadas a garantir suas subsistências. Por outro lado, sempre que ouço uma solicitação de algum trabalho voltado à motivação do pessoal, fico com as orelhas em pé: quais as verdadeiras razões para a demanda? Há um real desejo de desenvolvimento das pessoas pelas pessoas ou trata-se apenas de uma demanda por mais produtividade? Mas esta é outra história. Inicialmente, vamos entender a diferença entre ‘motivação’ e entusiasmo (automotivação). Conforme sempre falo, a diferença entre motivação e entusiasmo fica explicitada em u

Vendor PhD: a Solução para Tudo!!!

ATENÇÃO!!! Tudo que você precisa saber sobre o Processo de Vendas 3-D, está nas três linhas abaixo... Vá para o final do texto e Conheça COMO nós vamos RECONSTRUIR suas Habilidades Técnicas e Interpessoais (Soft + Hard Skills), sem blá-blá-blá, nem mi-mi-mi e muito menos embromation: teorias miraculosas e fórmulas secretas!!! A formulação do Processo de Vendas 3-D possibilita uma abordagem única, a cada interação Vendedor PhD <-> Cliente, Diariamente, Demonstrável e Diferente. Agora, vá para a marcação abaixo: =====> Mas, se preferir conhecer todos os detalhes do que veremos nos 4 (quatro) dias do "Programa VENDOR PhD" , aguce os sentidos e tenha uma excelente leitura!!! Segundo Kotler, Marketing é entender e atender os Clientes. Vamos ampliar este conceito para incluir um elemento essencial: a necessidade. Temos, então, que Marketing é entender e atender as necessidades dos Clientes. Mas isso, ainda, é insuficiente para delimitar a comp

TRABALHE CONOSCO: Consultor(a) Gestão de Pessoas

CONSULTOR(A) DE GESTÃO DE PESSOAS (LIBERAL / CNPJ / MEI) Para compor Equipe de Plataforma Omnicanal de Desenvolvimento Humano Organizacional , buscamos profissionais com Graduação em Psicologia e/ou Administração , com necessária Especialização em Gestão de Pessoas e/ou Psicologia Organizacional ; sólida Experiência em Operação de Varejo e/ou Desenvolvimento Humano Organizacional.  O Profissional será co-responsável pelo desenvolvimento e aplicação de Cursos, Palestras e Oficinas, além de atuar com Mentoria e Assessoria aos Clientes e Usuários dos Serviços de Treinamento, Desenvolvimento Humano e Recrutamento & Seleção .  Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho, Remuneração por Projetos (+Honorários +Comissões +Participação nos Lucros), além de possibilidade de Sociedade.  Perfil Empreendedor; Fã / Praticante de Rally; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média (semanas / meses) duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Pro