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GPS 4.0 : A Nova Bússola do Varejo


Sejamos francos!!! Isso não é "papo de Consultor", mas de quem tem 30 anos de vivência no "chão de Loja", atuando em toda Cadeia de Suprimento e tem competência para dizer que, parafraseando Macunaíma, "Soberba e Preguiça, os males do Varejo são"; principalmente no pequeno e médio Varejo de Vizinhança de todos os segmentos.

Soberba: conhece a "Síndrome do Papai Sabe Tudo"? Ela afeta os Varejistas que acreditam ou "fingem" que sabem de tudo o que acontece dentro (Negócio) e fora (Mercado) da Loja. Na verdade ele não faz a menor ideia do que acontece debaixo dos próprios olhos e fica passando recibo de "sabichão".

Preguiça: conhece o dito popular "Ruim com ele pior sem ele"? É a afirmação preferida de 10 entre 10 sabichões. Varejistas que sabem que precisam fazer mudanças nas três Dimensões do Negócio (Pessoas, Processos e Serviços), mas deixa tudo como está para ver como é que fica, esperando que os problemas se resolvam sem a sua interferência.

Quer um bom exemplo dessa constatação??? 10,0% de Vendas são Perdidas, apenas, com as Rupturas (Comerciais e Operacionais) que ocorrem, diariamente, um palmo à frente dos olhos dos "Sabichões"!!! 

Caro Varejista, se você não é nem tem pretensões de ser um "Sabichão" e está com dificuldades de alcançar as suas Metas (se tiver), nós te apresentamos a Estratégia BBB - Balde, "Bassoura" e Braço, dividida em duas Etapas.

Se você é do tipo que gosta de ir direto para os "finalmente", apresentamos a...

Etapa 2. Numa Parceria da VTL Marketing e Allcateia & Co, colocamos a Cultura de Dados e a Gestão por Resultados na ponta dos seus dedos com a implantação do Octopo: uma Poderosa Plataforma de Auditoria de Conformidade, que vai Qualificar a sua Efetividade Operacional e a sua Rentabilidade...

Para conhecer o Octopo, AGORAClique no link abaixo...

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Ou invista 10 minutos do seu tempo para saber como vamos potencializar os seus Resultados, com a utilização desta Plataforma, no Antes, Durante e Depois das Auditorias de Conformidade, com a Implantação da Etapa 1.
 
O Contexto:
A pandemia "obrigou", em todos os setores da economia, drásticas mudanças "durante" e "para depois". No Varejo Alimentar, um dos poucos segmentos que mantiveram suas atividades, "no durante", essas mudanças adquiriram uma velocidade nunca antes imaginada. A Efetividade Operacional tornou-se mais que um desejo: converteu-se numa onda de inovação batizada de Transformação Digital

Assim como o Varejo Alimentar, nós, também, precisamos nos transformar, nos reinventar para sobreviver à Pandemia... Logo nós que focávamos a Disponivilidade presencial com nossos Clientes, nos vimos "obrigados" a parar... Parar e repensar no nosso "para depois", popularmente batizado de "novo normal". Com ou sem pandemia, precisamos manter nossa Missão de levar qualificação ao Varejo através da aplicação da GIM - Gestão Integrada de Marketing, fundamentada nos pilares Pessoas, Processos e Serviços e com a aplicação da Estratégia dos Quatro Fatores - Humano, Ambiental, Tecnológico e Social. 

Assim nasceu o "GPS 4.0" com o objeivo de encontrar respostas assertivas para formular o melhor Posicionamento Estratégico da Loja, considerando as Quatro Dimensões da Gestão Integrada de Marketing de Alto Impacto: Finanças, Pessoas, Clientes e Atendimento. Em termos práticos, o "GPS 4.0" nasceu para solucionar os 5 Problemas Recorrentes no Varejo Alimentar:

1. Má Qualidade no Atendimento ao Cliente;
2. Falta de Controle de Estoque;
3. Estratégias de Marketing Erradas;
4. Falta de Gestão Financeira;
5. Baixa Utilização da TI e da Cultura de Dados.

Esses "Problemas Recorrentes" não são exclusividade de nenhum Perfil de Loja... Mercadinhos, Supermercados, Hipermercados, também sofrem, em maior ou menor grau, desses problemas. Assim, para sermos Efetivos em nossos Serviços, estabelecemos uma Grade de Adaptação de Investimentos, apresentando um "GPS 4.0" para cada Perfil de Supermercados e criamos o "GPS 4.0 Lite" para atender Mercadinhos e Lojas de Conveniências. 

Quando avaliamos os significados conceituais das expressões “eficaz” (fazer o que deve ser feito), “eficiente” (como fazer o que tem para ser feito) e “efetivo” (fazer certo, as coisas certas com qualidade), observamos que “efetivo” engloba os dois conceitos anteriores acrescido da “qualidade”. Esta é a razão pela qual identificamos o GPS 4.0 como “Resposta Efetiva” aos "5 Problemas Recorrentes do Varejo Alimetar", o que nos remete aos conceitos de Afetividade e Efetividade que tratamos a seguir.

Sobre “Afetividade
e “Efetividade” definimos que numa Loja Afetiva a Liderança está focada no desenvolvimento de pessoas que pensam em pessoas, e têm vocação e prazer em servir, para criar Resultados e Relacionamento entre Clientes e Varejistas.

Por outro lado, numa Loja Efetiva os investimentos em Desenvolvimento Humano Organizacional e Infraestrutura são, imediatamente, convertidos em resultados no fluxo de caixa de todos os canais. 

Estas duas condições ocorrem quando as estratégias são, realmente, compartilhadas com uma Equipe Qualificada e de Alto Desempanho e são observadas e aplicadas o que determinamos como as Quatro Verdades no Varejo:

1 - Varejo é Serviço;
2 – Valor se entrega com Atendimento 3-D: Diariamente, Demonstrável e Diferente;
3 - Varejistas são pessoas que pensam em pessoas e têm prazer em servir;
4 - Verdadeiramente, o "Patrão" é o Cliente!


A Fazedoria*:
A nova realidade do Mercado faz com que as Empresas personalizem a contratação de serviços especializados para identificar e solucionar inconformidades, garantindo foco, agilidade, qualidade e sustentabilidade na implementação de mudanças estruturais focadas na Produtividade, Rentabilidade e Satisfação dos Clientes.

Num setor onde o lucro líquido e as perdas estão nos mesmos patamares em relação ao faturamento bruto, descuidar da Prevenção de Perdas é jogar dinheiro no ralo... Literalmente!

Em 2.020 o Lucro Líquido dos Supermercadistas alcançou 2,70% e as Perdas ficaram em 1,79% do faturamento bruto (Fonte: ABRAS). Esses dados demonstram que enquanto você trabalha como um exército, existe um exército trabalhando contra você, debaixo dos seus olhos... E você não vê!

Nesse contexto, para trabalhar ao seu lado, criamos o GPS – Gestão de Pessoas, Processos e Serviços: uma fazedoria*, na prática do dia-a-dia, no chão de loja, para identificar e eliminar o Exército de Inconformidades que está destruindo a Produtividade da sua Equipe, a sua Rentabilidade e a Satisfação dos Clientes da(s) sua(s) Loja(s).

Nosso objetivo é encontrar as respostas para formular o melhor Posicionamento Estratégico da Loja, considerando as seguintes questões:


* Consultoria = Conselhos; Fazedoria = Ações.


O Que e Como fazemos:
1. O FLASH 4.0:
Uma Análise de Conformidade, composta de quatro módulos, baseada no TQV – Qualidade Total no Varejo, para identificar, corrigir inconformidades e qualificar Gestores e Operadores para a Prevenção de Perdas e para alcançar a Efetividade Operacional e a Satisfação dos Clientes.


2. O Organograma Comportamental:
Mapeamento do Perfil Comportamental de toda sua Equipe, através da aplicação de testes de PPA – Perfil de Personalidade Atitudinal, e do Estilo de Liderança da Segunda Linha, com aplicação do teste de PLS – Perfil de Liderança Sistêmica Situacional, para qualificar a Cadeia de Comando e a comunicação dentro da Loja, evitando desgastes por falta e/ou excessos de Direcionamentos dos Líderes com suas respectivas Equipes.

3. O Organograma Funcional:
Implementação de DRC - Descrição de Resultados de Cargo para toda a Equipe, para Organizar e Padronizar todos os Procedimentos Operacionais, evitando retrabalhos e perdas diversas.

4. A Fazedoria de Gestão:
Treinamento da Equipe, no chão de loja, com a implementação de Técnicas e Ferramentas de Gestão para eliminar inconformidades e manter a Loja pronta para alcançar a Efetividade Operacional, a Rentabilidade e a Satisfação de seus Clientes.


Quem Somos:

VTL Marketing
, atua desde 2007 no Mercado de Consumo com foco no Varejo Alimentar, através de Consultorias, Visitas Técnicas, Oficinas e Palestras direcionadas ao desenvolvimento e aplicação do processo de Gestão Integrada de Marketing – GIM, desenvolvido por nossos Consultores, focado em Pessoas, Processos e Serviços, através da Estratégia dos 4 Fatores (Humano, Ambiental, Tecnológico e Social).

Em Eventos próprios e em Parceria com Entidades Representativas do Varejo - Sindicatos, Redes Associativas, Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL’s) e Associações Comerciais e Empresarias - no N/NE (Pernambuco à Amazonas), já Qualificamos mais de 10.000 Empreendedores e Operadores Varejistas, além de dezenas de Trabalhos realizados na Cadeia de Suprimento do Varejo.

Vital Sousa
é Administrador, Consultor Organizacional, com 30 anos de trabalho dedicados ao Varejo, Especialista em Controladoria e Finanças, Marketing Estratégico e Gestão de Negócios. Atuou como Empreendedor Varejista e em importantes grupos privados nacionais e multinacionais - BUNGE, BRF Alimentos, MARTINS Atacadista (Rede SMART), SUPER CENTRAL de Compras, SUPERFORTE – Rede de Supermercados.

Nos últimos quatorze (14) anos, à frente da VTL Marketing, tem desenvolvido atividades de Gestão, Consultoria e Desenvolvimento Humano no Varejo do Norte – Nordeste, com expressiva atuação nas Redes Associativistas do Varejo Alimentar.

Agora que você conhece os detalhes das Duas Etapas de nossa Solução e todos os benefícios da Cultura de Dados e da Gestão por ResultadosClique no link abaixo...

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Você e sua Equipe, terão um 
BOM TRABALHO e ÓTIMOS RESULTADOS!!!


Fale Conosco:
+81 9 9520.6511 | 9 9459.6347 (WhatsApp)
vtlmarketing4.0@gmail.com


Vital Sousa
VTL Marketing & Gestão

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