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Varejo FisItal - 7 Pilares / Vantagens



Desde o final da década de 70, nesta época como Estagiário da SRRF - Secretaria Regional
da Receita Federal
, em Recife, lido com essas máquinas maravilhosas e seus programas fantásticos, que chamamos de Computador, suas Linguagens e Sistemas. 

De lá para cá, do Mainframe aos Táblets e Smartphones, passando pelo CP 500, da Prólogica; do Fortran ao Java, dos inúmeros Softwares de Gestão (ERP's) que ajudei a implementar em pequenas, médias e grandes Empresas, tenho acumulado algumas décadas de experiência no campo da Tecnologia da Informação. Essa experiência, claro, me rendeu posições de destaque em grandes Empresas Nacionais e Multinacionais. Deixando a biografia de lado, resumo que a Automação Comercial tem sido uma das minhas expertises mais valorizadas e rentáveis.

Nos últimos 10 anos tenho acompanhado a chamada Transformação Digital, desde o advento do 100º Big Show da NRF, que teve a Mobillidade como a tônica do Evento, onde foram demonstradas inúmeras ferramentas para colocar as Lojas, na palma de nossas mãos, nos nossos celulares, de forma que pudéssemos pesquisar, comparar e comprar a qualquer tempo e em qualquer lugar. De lá para cá assistimos a vertiginosa evolução dos dispositivos móveis e o que chamamos de R-Evolução Comportamental.

10 anos? Isso mesmo! Há 10 anos acompanho, na prática, com a mão nos teclados, a Transformação das "Cadernetas" em ERP's - Sistemas de Gestão Empresarial (Enterprise Resource Planning, em Inglês). Assim posso me considerar, mandando a modéstia às favas, uma Autoridade; não na tecnologia, mas na Dinâmica de Implementação desses softwares no dia-a-dia das Organizações Empresariais, com destaque para o Varejo Alimentar. Autoridade no que, recentemente, convencionou-se chamar de Trasnformação Digital, que consideramos, na verdade, como uma R-Evolução Comportamental porque focamos nosso trabalho nas Pessoas e nessa década a rotina de trabalho e o comportamento das pessoas estão sendo, drasticamente, influenciados pelas novas tecnologias que facilitam o trabalho e otimizam o tempo dos trabalhadores / consumidores.

Portanto, é natural, que, diante dessa Transformação, identifiquemos, num momento de drásticas mudanças no cenário econômico, face a Pandemia do Covid19, como oportunidade, o compartilhamento do conhecimento acumulado nessas décadas de experiência e tranformemos essa atividade em Própósito, em Missão.

A Palestra "Varejo FisItal - 7 Pilares da Gestão de Alto Impacto" é um dos frutos dessa trajetória. Nesta Palestra estamos colocando a disposição dos participantes, todo o conhecimento acumulado nessas décadas, utilizando como tema central da discussão os "7 Pilares" ou "Vantagens" do processo de Transformação Digital ou Digitalização

O termo FisItal, como adjetivo de Varejo, é um neologismo para Físico, Integrado e Digital, diferente do usual "Fhygital" (Físico e Digital) porque potencializamos a Integração desses dois mundos que, pela nossa vivência, é o grande gargalo no funil da Transformação.

Transformação que, aliás, é a fundamentação de toda Palestra, desde a transformação da Mentalidade Análógica em Mentalidade (MindSet) Digital, usando como Motivação os "7 Pilares / Vantagens" da Transformação Digital

Para início de conversa, vamos deixar claro que existem muito mais do que, apenas, 7 Vantagens, mas, como didática, para promover a "Verdadeira" Transformação, focada em Pessoas, Processos e Serviços, resumimos as principais mudanças desse processo nos "7 Pilares / Vantagens" para fazer uma analogia com o Sistema Filosófico da Cabala onde o número 7 é o número da Transformação

Para reforçar os Conceitos sobre Transformação Digital, recomendamos a escuta do FALA Varejista! PodCast neste link: Transmissão 39.

 Então, deixando a filosofia de lado, vamos direto ao ponto, ou melhor, aos 7 Pontos:

1. Padronização e Automatização de Processos

A Padronização ou a Automatização, necessariamente, não precisa ser Digital: este é um engano muito comum. Adotar um "Sistema" não siginifica investir em tecnologia de última geração. Processos Analógicos, e até mesmo rudimentares, ainda oferecem soluções de Padronização e Automatização de Processos no Varejo.

A Automação Comercial usando a Computação / Informática apresenta inúmeras soluções, disponíveis no Mercado, para todos os Tipos de Empresas e Bolsos. Investimentos neste sentido visam a liberação dos Gestores e seus Colaboradores, de tarefas manuais e repetitivas tais como Coleta de Dados, Preenchimento de Planilhas, Produção de Relatórios Gerenciais e Controles Diversos.

O grande retorno / benefício destes investimentos refere-se ao fato de que os Sistemas de Computação e os Equipamentos, introduzem nas Empresas Processos Padronizados e Automatizados pois já estão previamente programados para trabalhar com excelência.

Desta forma, além da Padronização, da Automatização dos Processos, há uma otimização da carga de trabalho dos Gestores e Colabores e uma total reorganização da Empresa, desde as operações mais simples dentro de um escritório até a produção no chão de fábrica e o atendimento no chão de loja, gerando considerável aumento de qualidade dos Produtos e Serviços oferecidos aos Clientes.

2. Ganho de Vantagens Competitivas

Os investimentos nessas novas tecnologias, permite um drástico e rápido avanço na Qualificação Gerencial. com o acesso aos dados da Empresa e dos Consumidores de forma mais Integrada, Rápida e Acessível, além de toda a "Inteligência" para o tratamento e análise desses números.

Todo esse Conhecimento permite a elaboração de Estratégias mais Efetivas para atender às necessidades dos Consumidores de um determinado Produto ou Marca. Como consequência, gerando mais valor para os Clientes e dando à Empresa diferenciais competitivos frente à Concorrência.

3. Redução de Custos Operacionais

Qualquer que seja o Software de Gestão, ele trará para a Empresa um conjunto de benefícios na Gestão dos Negócios, com a disponibilização de dados financeiros mais rápidos e precisos para auxiliar os Gestores na tomada de Decisões.

Este é o grande diferencial na utilização de Softwares de Gestão, pois os investimentos passam a ser mais e melhor planejados e a análise e controle, com eventuais cortes, de gastos desnecessários torna-se mais rápido e transparente para os Gestores.

Além disso. a Padronização e Automatização dos Processos dentro da Empresa, garantem a eliminação do excesso de burocracia e retrabalhos, otimizando o tempo dos trabalhadores e como consequência, reduzindo Custos Operacionais.

4. Maior Segurança dos Dados

A Integridade, Correção e Segurança dos dados da Empresa, é outro grande benefício da utilização de Softwares de Gestão. As diferenças entre os registros manuais e os arquivos digitais são inúmeras e enormes quando fazemos uma análise com vistas á prevenção de riscos de erros e de perdas dos Bancos de Dados da Empresa.

Esta constatação deve-se a mecanismos como a Criptografia, Certificados Digitais e Assinaturas Digitais, largamente utilizados e oferecidos pelas empresas de Tecnologia da Informação. Esses mecanismos garantem a Integridade e a Confidencialidade dos dados, protegendo a Empresas e seus Clientes.

5. Aumento da Produtividade

Com a otimização das atividades, Gestores e Colaboradores passam a dedicar-se mais a atividades de Planejamento e Análise que geram mais produtividade e rentabilidade para a Empresa. Neste sentido, outra grande vantagem da Digitalização é a disponibilidade das diversas  Equipes da Empresa, para pensar em novas formas de promover melhorias no ambiente de trabalho e para o próprio negócio.

Em resumo, Efetividade Operracional gera Produtividade, que gera Dispobilidade, que gera Criatividade, que gera Inovação: um ciclo virtuoso para o Sucessos dos Negócios.

6. Expansão dos Negócios

Com todos os Processos da Empresa Padronizados, Automatizados, Otimizados e com maior produtividade e rentabilidade, está na hora de buscar novos Mercados para alocar o excedente de produção, assim como novos canais de distribuição para alcançar novos Clientes.

A internet viabiliza o atendimento de Clientes fora do domínio geográfico da Empresa. O chamado Marketing Digital, incluindo Marketing de Conteúdo e Redes Sociais, viabilizam investimentos em e-commerce, via Site, Aplcativos e/ou Lojas Virtuais para atingir Clientes em diferentes regiões e até mesmo países.

7. Satisfação dos Clientes

A Transformação Digital, que para nós é, na verdade, uma R-Evolução Comportamental, está estampada em diversas pesquisas que revelam a drástica mudança de Comportamento do Consumidor. Em busca de Proximidade, Agilidade e Conveniência, cada vez mais Clientes usam a internet para fazer suas pesquisas e realizar suas compras devido à facilidade e diversidade de opções.

Consequentemente, quando a empresa se propõe a atender às novas demandas dos Clientes, a possibilidade de alcaçar a sua satisfação é muito maior.

Finalizada a descrição dos 7 Pilares / Vantagens, lembramos que a Transformação Digital ou Digitalização ou, ainda, para nós, R-Evolução Comportamental funciona, em amplo espectro, como propulsora de Inovações e Novos Negócios.

Lembramos que é fundamental que os Gestores da Empresa conheçam os benefícios dessa Transformação e sejam os responsáveis por transmitir as suas visões de futuro com a adoção das novas tecnologias, para que todos enxerguem o caminho a seguir.

Lembramos que e fundamental que os Gestores transformem, antes, suas Mentalidades Analógicas e adotem uma Mentalidade Digital para que os investimentos sejam alocados com mais Efetividade.

Finalmente, lembramos que é fundamental que os Gestores tenham em mente que a Transformação Digital ou Digitalização, é, apenas, uma ferramenta e, ainda, está subordinada à Cultura de Atendimento da Empresa. 

Que Varejistas são Pessoas que pensam em Pessoas e têm prazer em Servir; que expressões como Diversidade, Inclusão, Propósito e Sustentabilidade devem, necessariamente, fazer parte de suas Estratégias de Mercado


Vital Sousa
VTL Marketing & Gestão



Palestra Varejo Fisital
7 Pilares da
Gestão de Alto Impacto


Para fazer as pazes com o Sistema, um bom começo é participar da Palestra "Varejo FisItal - 7 Pilares".
Em 2019 falamos de TransformAÇÃO, agora vamos falar de Negócios Transformados que estão perdendo oportunidades porque, ainda, não fizeram as pazes com o "Sistema". Sem Teorias ou Tendências, focada na Realidade e nos Resultados do dia-a-dia do Varejo de todos os Segmentos, na Palestra "Varejo FisItal - 7 Pilares" vamos discutir os 7 Pilares / Vantagens da Transformação Digital na prática do dia-a-dia, no chão de Loja.

Em resumo, vamos discutir a forma como sua Empresa se posiciona no Mercado: para Consumidores e para Concorrentes. Participe desta Palestra e dê o primeiro passo para a sua Verdadeira Digitalização.

Próximo Evento:
Local: Aguarde Informações
Data:
Hora: 19:00 às 22:00

Mais Informações / Inscrições:
Vital Sousa: +81 9 9520.6511 | 9 9459.6347

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