Pular para o conteúdo principal

FALA Varejista! PodCast.Sem60 - "Abismo Tecnológico - Parte 2"


Numa Parceria de Fix Tecnologia, Gustavo Sobreira Advogados Associados, Realiza Business e VTL Marketing e com o Apoio de Casa Primor, JAZAM Alimentos e Rações VittaMax, iniciamos mais uma Transmissão do...

FALA Varejista!

“Não invista em Transformação Digital se a sua Mentalidade é Analógica”

Na transmissão anterior, para comprovar que “de perto todo mundo é feio”, relacionamos algumas práticas danosas, largamente utilizadas, que estão jogando as Empresas no “Abismo Tecnológico”, apoiadas em inteligentes desculpas, que, tenho certeza, quem estiver escutando esta transmissão conhece muito bem.

ERP (Sistema de Gestão), apenas, para "passar mercadoria no caixa";
Compras por "Listas Manuais de Cotação";
Cadastro de Produtos "Comprado";
Estoques "Negativos" no Controle de Estoque;
Gestão Financeira “na ponta do lápis”...

Então, sem mais desculpas, vamos colocar os pingos nos i’s de cada uma dessas práticas danosas...

ERP (Sistema de Gestão), apenas, para "passar mercadoria no caixa"
Essa prática é clássica entre os Varejistas reacionários, que acreditam que sabem de tudo, inclusive que não precisam de um sistema para controlar seus negócios: eles já fazem isso muito bem.

Esses Varejistas, para cumprir obrigações tributárias e bravatear que entraram na era da informática, investem em Soluções de ERP, que são, minimamente, utilizadas em seus negócios e não mudam absolutamente nada na Gestão, que continua na Caderneta e nas Planilhas.

Compras por "Listas Manuais de Cotação"
Nessa prática há um viés emocional, o apego do Varejista aos tempos do início do Negócio, quando ele era o homem dos sete instrumentos: fazia tudo. Esse apego emocional ao passado e ao “ego”, já levou muita gente boa à falência.

Os mais simples Softwares de Gestão vencem, largamente, as capacidades de memória e processamento de informações de muitos Varejistas, mas eles continuam apegados ao mito de que só eles sabem comprar... “Eles não sabem o que fazem”!

Cadastro de Produtos "Comprado"
Outra clássica prática de Varejistas preguiçosos que acreditam que podem levar vantagem em tudo. Nesse caso o barato sai caro, muito caro...

No início do negócio ou no meio do caminho, quando o Varejista mais precisa de informações seguras e claras, ele está perdido: atirando no escuro para todos os lados... Usando uma base de dados que não retrata a sua realidade, ele está tentando acertar, sem sucesso, seus Controles Financeiras, Controle de Estoque, Compras, Relatórios Gerenciais, etc, etc, etc.

Estoques "Negativos" no Controle de Estoque
Liberar os caixas para passar produtos com estoque negativo é uma prática tão comum quanto danosa...

Um grave sintoma de que a Gestão do Negócio está muito doente... Estoques Negativos é a ponta do iceberg de uma total falta de Controle de Estoque e Compras. Suas consequências são perdas e mais perdas, começando com as famosas rupturas.

Gestão Financeira “na ponta do lápis”
Na ponta do lápis, o Varejista vai perceber, depois que preencheu toda sua caderneta, que ele não tem mais controle de, absolutamente, nada...

Inadimplência, Protestos, Custas Cartoriais, Execuções, Passivo Fiscal e Trabalhista são algumas consequências dessa falta de controle. Isso é do tempo que o Varejista controlava as Finanças da Empresa no canhoto do talão de cheques. Venhamos e convenhamos: isso não é mais possível nos dias atuais, nem mesmo para MEI’s – Micro Empreendedores Individuais.

Finalizando, com as duas Transmissões falando do “Abismo Tecnológico”, esperamos ter despertado a atenção dos Varejistas, que nos escutam, para dar maior atenção as suas ferramentas de Gestão, para que possam Organizar, Padronizar e Automatizar as suas operações, fazendo as pazes com o Sistema.

Na próxima transmissão iniciaremos uma “Série de 5 Transmissões”, falando sobre os “5 Passos para alcançar a Efetividade Operacional”.

Muito obrigado e até lá... nos vemos no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br ou em algum ponto da BR – 101... Até lá!!!

ESCUTE O PODCAST AQUI:

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

O Líder Situacional Sistêmico

Todos querem Comprometimento , todos querem Engajamento , todos querem colaboradores Motivados , todos querem Equipes de Alto Rendimento ... Mas, quantos se preocupam, verdadeiramente, com as Condições de Trabalho, com o Clima Organizacional, com as Pessoas Certas nos Lugares Certos, com Pessoas que pensam em Pessoas?  Acredito que os Resultados tenham a prioridade nesta lista de situações. Resultados como Objetivo e não como Consequência de um trabalho bem feito. Resultados pelos Resultados: simples assim. Não sou contra os Resultados, nem contra os que os buscam determinadamente, afinal eu estou entre eles. O Lucro não é um "Pecado". Mas, lembrando de um lugar comum, o único lugar em que o Resultado vem antes do Trabalho é no Dicionário. Se você quer Comprometimento, Engajamento, Motivação e uma Equipe de Alto Rendimento , "fora da curva", aprenda a Liderar. Aprenda a conviver com a Liderança Situacional Sistêmica . " Com talento, ganhamos partidas. Com &

10 Perguntas Demolidoras

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio. A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio. Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores. Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma as

BLITZ TQV - Qualidade Total no Varejo

Pesquisas de Satisfação são ótimos indicadores da qualidade de Produtos e Serviços. Melhor do que isto são os Guias de Críticos e Consultores que avaliam criteriosamente o Ponto de Vendas e Prestador de Serviços. Baseados nestas premissas, criamos a BLITZ TQV - Qualidade Total no Varejo , para divulgar Melhores Práticas no Varejo de Vizinhança - a famosa "Loja de Bairro" - de todos os segmentos, e garantir que Qualidade e Melhor Preço não sejam Propaganda Enganosa. A BLITZ TQV está focada em Pontos de Vendas que mereçam a nossa atenção como Referência em seu segmento de mercado, pela Excelência no Atendimento ao Cliente , que possam ser considerados como provedores de Excelentes Experiências de Compras , consideradas pela ótica dos seguintes parâmetros: Qualidade dos Produtos / Serviços, Conforto, Excelência no Atendimento ao Cliente, Conveniência (Proximidade) e Melhores Preços. Nossa avaliação será "in loco", com a utilização da