Pular para o conteúdo principal

FALA Varejista! PodCast.Sem60 - "Abismo Tecnológico - Parte 2"


Numa Parceria de Fix Tecnologia, Gustavo Sobreira Advogados Associados, Realiza Business e VTL Marketing e com o Apoio de Casa Primor, JAZAM Alimentos e Rações VittaMax, iniciamos mais uma Transmissão do...

FALA Varejista!

“Não invista em Transformação Digital se a sua Mentalidade é Analógica”

Na transmissão anterior, para comprovar que “de perto todo mundo é feio”, relacionamos algumas práticas danosas, largamente utilizadas, que estão jogando as Empresas no “Abismo Tecnológico”, apoiadas em inteligentes desculpas, que, tenho certeza, quem estiver escutando esta transmissão conhece muito bem.

ERP (Sistema de Gestão), apenas, para "passar mercadoria no caixa";
Compras por "Listas Manuais de Cotação";
Cadastro de Produtos "Comprado";
Estoques "Negativos" no Controle de Estoque;
Gestão Financeira “na ponta do lápis”...

Então, sem mais desculpas, vamos colocar os pingos nos i’s de cada uma dessas práticas danosas...

ERP (Sistema de Gestão), apenas, para "passar mercadoria no caixa"
Essa prática é clássica entre os Varejistas reacionários, que acreditam que sabem de tudo, inclusive que não precisam de um sistema para controlar seus negócios: eles já fazem isso muito bem.

Esses Varejistas, para cumprir obrigações tributárias e bravatear que entraram na era da informática, investem em Soluções de ERP, que são, minimamente, utilizadas em seus negócios e não mudam absolutamente nada na Gestão, que continua na Caderneta e nas Planilhas.

Compras por "Listas Manuais de Cotação"
Nessa prática há um viés emocional, o apego do Varejista aos tempos do início do Negócio, quando ele era o homem dos sete instrumentos: fazia tudo. Esse apego emocional ao passado e ao “ego”, já levou muita gente boa à falência.

Os mais simples Softwares de Gestão vencem, largamente, as capacidades de memória e processamento de informações de muitos Varejistas, mas eles continuam apegados ao mito de que só eles sabem comprar... “Eles não sabem o que fazem”!

Cadastro de Produtos "Comprado"
Outra clássica prática de Varejistas preguiçosos que acreditam que podem levar vantagem em tudo. Nesse caso o barato sai caro, muito caro...

No início do negócio ou no meio do caminho, quando o Varejista mais precisa de informações seguras e claras, ele está perdido: atirando no escuro para todos os lados... Usando uma base de dados que não retrata a sua realidade, ele está tentando acertar, sem sucesso, seus Controles Financeiras, Controle de Estoque, Compras, Relatórios Gerenciais, etc, etc, etc.

Estoques "Negativos" no Controle de Estoque
Liberar os caixas para passar produtos com estoque negativo é uma prática tão comum quanto danosa...

Um grave sintoma de que a Gestão do Negócio está muito doente... Estoques Negativos é a ponta do iceberg de uma total falta de Controle de Estoque e Compras. Suas consequências são perdas e mais perdas, começando com as famosas rupturas.

Gestão Financeira “na ponta do lápis”
Na ponta do lápis, o Varejista vai perceber, depois que preencheu toda sua caderneta, que ele não tem mais controle de, absolutamente, nada...

Inadimplência, Protestos, Custas Cartoriais, Execuções, Passivo Fiscal e Trabalhista são algumas consequências dessa falta de controle. Isso é do tempo que o Varejista controlava as Finanças da Empresa no canhoto do talão de cheques. Venhamos e convenhamos: isso não é mais possível nos dias atuais, nem mesmo para MEI’s – Micro Empreendedores Individuais.

Finalizando, com as duas Transmissões falando do “Abismo Tecnológico”, esperamos ter despertado a atenção dos Varejistas, que nos escutam, para dar maior atenção as suas ferramentas de Gestão, para que possam Organizar, Padronizar e Automatizar as suas operações, fazendo as pazes com o Sistema.

Na próxima transmissão iniciaremos uma “Série de 5 Transmissões”, falando sobre os “5 Passos para alcançar a Efetividade Operacional”.

Muito obrigado e até lá... nos vemos no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br ou em algum ponto da BR – 101... Até lá!!!

ESCUTE O PODCAST AQUI:

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

Rally M+is - Transamazônica

"Falar é fácil, quero ver fazer!" Partindo de Cabedelo (PB) Quantas vezes você já ouviu esta frase, todas as vezes que você teve uma ideia inovadora; todas as vezes que você pensou em fazer algo, realmente, inovador, diferente? Quantas vezes diante, da descrença das pessoas, você vacilou e desistiu? Nós não desistimos! Amadurecemos nossa ideia até o ponto de ser colhida, até o ponto ideal para ser colocada em prática, até a hora de Agir! Nossa ideia pode até parecer uma completa loucura, uma insensatez, mas foi pensada e planejada nos seus mínimos detalhes: detalhes Bons e Ruins, Ações e Reações, Atitudes e Consequências, Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, o Que, Onde, Porque, Quem, Como, Quando, Quanto... Planejamento concluído e exaustivamente testado e aprovado chegou a hora da Ação! Sem esquecer que a vida do Empreendedor é (ou, necessariamente, deveria ser) um eterno looping de PDCA: Planejar, Desenvolver, Controlar, Ajustar, Planejar...

FLASH 4.0 - Consultoria Relâmpago

  FLASH 4.0 - Consultoria Relâmpago para deixar a sua Loja pronta para o Novo Normal, com Qualidade, Rentabilidade e Efetividade Operacional. Se você está lendo esta postagem, seguramente compartilhamos da mesma paixão pelo Varejo. Agora, gostaria da sua avaliação para este novo modelo de Consultoria que economiza tempo e dinheiro. Estou falando de uma Auditoria de Qualidade , com o objetivo de Qualificar a(s) sua(s) loja(s) para entregar Excelência no Atendimento à Diversidade de Clientes no Ponto de Vendas . A Auditoria tem 4 Módulos , que, livremente, poderão ser contratados, para atender as suas reais necessidades.   Direto ao ponto, porque tempo é dinheiro, me coloco a sua disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre a Proposta, para entregarmos, com segurança, um Serviço de Valor e Qualidade Diferencial , compatível com o caráter e a cultura de nossas Empres O Flash 4.0 é uma Auditoria de Qualidade ; uma “tomografia” do Ponto de Vendas para corrigir defeitos e qual

FALA Varejista! PodCast.Sem54 - "Marketing de Experiência - Parte 1"

Numa Parceria de Gustavo Sobreira Advogados Associados, Realiza Business e VTL Marketing e com Apoio de Casa Primor, JAZAM Alimentos e Rações VittaMax, iniciamos mais uma Transmissão do... FALA Varejista! “Existe Marketing de tudo e para tudo porque, como sempre repetimos, tudo é Marketing e Marketing é tudo: simples assim.” A partir desta transmissão iniciamos a Série de 5 Semanas falando sobre Marketing de Experiência , então sem blá-blá-blá, sem embromation, direto ao ponto, o que é Marketing de Experiência? Certamente vocês já ouviram falar de Marketing Estratégico, Marketing Pessoal, Marketing Político, Marketing de Guerrilha, Marketing Digital, Neuro Marketing, Inbound Marketing, Endo Marketing, VTL Marketing , etc, etc... Misturando tudo isso, passamos pelo Marketing de Relacionamento , para criar um caso de amor com seus Clientes, como dizia Kotler, pelo Marketing Sensorial , para usar todos os sentidos – tato, olfato, visão, audição e paladar – para atrair e reter mais Cl