Pular para o conteúdo principal

FALA Varejista! PodCast.Sem59 - "Abismo Tecnológico - Parte 1"


Numa Parceria de Fix Tecnologia, Gustavo Sobreira Advogados Associados, Realiza Business e VTL Marketing e com o Apoio de Casa Primor, JAZAM Alimentos e Rações VittaMax, iniciamos mais uma Transmissão do...

FALA Varejista!

“Não invista em Transformação Digital se a sua Mentalidade é Analógica”


Nunca tantos falaram tanto sobre Transformação Digital, mas, “esses tantos”, continuam confundindo Marketing com Propaganda; Rentabilidade com Lucratividade; Redes Sociais com Marketing Digital e Planejamento com “perda de tempo”...

No passo do elefantinho, o que deveria, realmente, ser transformado; reorganizado e ressignificado continua ancorado em Crenças Limitantes e Processos Ultrapassados: estou falando da Mentalidade do Empreendedor: se não de todos, pelo menos, de boa parcela deles.

Antes de promover a tão valorizada Transformação Digital, é preciso promover urgentes mudanças na Mentalidade dos Empreendedores; na forma como pensam e sentem o seu mundo e seus negócios; transformar a Mentalidade, ainda, Analógica em Mentalidade ou Mindset Digital...

Mas o que é uma Mentalidade Digital? Resumidamente podemos dizer que a Mentalidade Digital diz respeito à maneira de pensar e organizar pensamentos para "repensar" verdades e certezas absolutas sobre o verdadeiro papel do "Gestor" de Negócios diante da Transformação Digital: desenvolver Pessoas que pensam em Pessoas e têm prazer em Servir... Todo o resto pode e deve ficar por conta do "Sistema"... Isso mesmo do Sistema!!!

É neste ponto que ocorre o “Abismo Tecnológico”: a diferença abissal entre o que se fala e o que se pratica na Gestão dos Negócios; mesmo aqueles que se dizem “Digitalizados”, ou melhor: “Informatizados”, simplesmente porque usam hardwares e softwares na realização de suas operações e transações comerciais... Muitas vezes, apenas, porque emitem Cupom Fiscal, quando o Cliente exige, já acreditam que estão Informatizados.

O dito popular “de perto todo mundo é feio”, cabe como uma luva nesse “Abismo Tecnológico”... Olhando, analisando mais de perto o grau de utilização dos Sistemas Informatizados e/ou Digitalizados nas Empresas, com a finalidade de Planejamento e Gestão dos Negócios, observa-se que, na realidade, em termos de Transformação Digital, os Empreendedores estão jogando dinheiro, muito, muito dinheiro no ralo.

Para comprovar esta afirmação; para não ficarmos, apenas, no blá-blá-blá e corrermos o risco de sermos contestados com a famosa frase, “falar é fácil: quero ver provar”, vamos relacionar algumas práticas danosas que estão jogando as Empresas no “Abismo Tecnológico” e que, tenho certeza, quem estiver escutando esta transmissão conhece muito bem.

ERP (Sistema de Gestão), apenas, para "passar mercadoria no caixa";
Compras por "Listas Manuais de Cotação";
Cadastro de Produtos "Comprado";
Estoques "Negativos" no Controle de Estoque;
Gestão Financeira “na ponta do lápis”...

Esta é a Realidade de muitos Varejistas que, ainda, não "Despertaram" para a verdadeira R-Evolução 4.0 que, para nós, consiste numa drástica "Mudança Comportamental"; na criação de uma "Mentalidade Digital" que já mencionamos...

Então, para finalizar esta transmissão, caríssimo Gestor, transforme-se: para isso relacionamos 10 Atitudes Empreendedoras que você DEVE adotar imediatamente... E nós recomendamos fortemente:

1 - Liberte-se da "Síndrome do Papai sabe tudo";

2 - Esqueça o "Se quiser bem feito, faça você mesmo";

3 - Abandone o "Papel de Máquina", de fazer tudo sempre igual;

4 - Abandone os Processos e as Rotinas “Robotizadas” e ultrapassadas;

5 - Aprenda a “Delegar”;

6 - Administre melhor o seu tempo para pensar e agir de forma Estratégica;

7 - Trabalhe com “Análise” de Dados, de Informações;

8 - Deixe que o Sistema faça a parte dele: o “trabalho braçal” de organizar, controlar e disponibilizar Informes Gerenciais;

9 - Deixe o Tático e o Operacional para a sua Equipe... O que engorda o gado, são os olhos, não as mãos do Empreendedor... E por último:

10 - Seja Corpo, Mente e Valores da sua Empresa: torne-se um Líder; Lidere a "R-Evolução Comportamental"!

Na próxima transmissão falaremos sobre cada uma das práticas danosas, acima relacionadas, que provocam e aumentam o “Abismo Tecnológico”: a Diferença entre ter e utilizar, plenamente, a Tecnologia da Informação no Planejamento e na Gestão dos Negócios.

Muito obrigado e até lá... nos vemos no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br ou em algum ponto da BR – 101... Até lá!!!


ESCUTE O PODCAST AQUI:

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

Motivação x Entusiasmo

"Nada de grandioso chegou, algum dia, a ser alcançado sem entusiasmo.” [Ralph Waldo Emerson] Mais um Work Shop, mais uma Palestra e a velha questão vem à tona: motivação. O que percebo, é que a grande maioria das pessoas está olhando, diariamente, para os céus à espera de instruções para seguir em frente. Há um verdadeiro eclipse do pensamento. As pessoas simplesmente desistiram de pensar e desta forma se sentem inteiramente perdidas, limitadas a garantir suas subsistências. Por outro lado, sempre que ouço uma solicitação de algum trabalho voltado à motivação do pessoal, fico com as orelhas em pé: quais as verdadeiras razões para a demanda? Há um real desejo de desenvolvimento das pessoas pelas pessoas ou trata-se apenas de uma demanda por mais produtividade? Mas esta é outra história. Inicialmente, vamos entender a diferença entre ‘motivação’ e entusiasmo (automotivação). Conforme sempre falo, a diferença entre motivação e entusiasmo fica explicitada em u

Vendor PhD: a Solução para Tudo!!!

ATENÇÃO!!! Tudo que você precisa saber sobre o Processo de Vendas 3-D, está nas três linhas abaixo... Vá para o final do texto e Conheça COMO nós vamos RECONSTRUIR suas Habilidades Técnicas e Interpessoais (Soft + Hard Skills), sem blá-blá-blá, nem mi-mi-mi e muito menos embromation: teorias miraculosas e fórmulas secretas!!! A formulação do Processo de Vendas 3-D possibilita uma abordagem única, a cada interação Vendedor PhD <-> Cliente, Diariamente, Demonstrável e Diferente. Agora, vá para a marcação abaixo: =====> Mas, se preferir conhecer todos os detalhes do que veremos nos 4 (quatro) dias do "Programa VENDOR PhD" , aguce os sentidos e tenha uma excelente leitura!!! Segundo Kotler, Marketing é entender e atender os Clientes. Vamos ampliar este conceito para incluir um elemento essencial: a necessidade. Temos, então, que Marketing é entender e atender as necessidades dos Clientes. Mas isso, ainda, é insuficiente para delimitar a comp

TRABALHE CONOSCO: Consultor(a) Gestão de Pessoas

CONSULTOR(A) DE GESTÃO DE PESSOAS (LIBERAL / CNPJ / MEI) Para compor Equipe de Plataforma Omnicanal de Desenvolvimento Humano Organizacional , buscamos profissionais com Graduação em Psicologia e/ou Administração , com necessária Especialização em Gestão de Pessoas e/ou Psicologia Organizacional ; sólida Experiência em Operação de Varejo e/ou Desenvolvimento Humano Organizacional.  O Profissional será co-responsável pelo desenvolvimento e aplicação de Cursos, Palestras e Oficinas, além de atuar com Mentoria e Assessoria aos Clientes e Usuários dos Serviços de Treinamento, Desenvolvimento Humano e Recrutamento & Seleção .  Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho, Remuneração por Projetos (+Honorários +Comissões +Participação nos Lucros), além de possibilidade de Sociedade.  Perfil Empreendedor; Fã / Praticante de Rally; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média (semanas / meses) duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Pro