Numa Parceria de Fix Tecnologia, Gustavo Sobreira Advogados Associados, Realiza Business e VTL Marketing e com o Apoio de Casa Primor, JAZAM Alimentos e Rações VittaMax, iniciamos mais uma Transmissão do...
FALA Varejista!
“Existe Marketing de tudo e para tudo porque, como sempre repetimos, tudo é Marketing e Marketing é tudo: simples assim.”
Para Encerrar a Série de 5 Semanas falando sobre Marketing de Experiência, nesta quinta e última transmissão falaremos sobre a Aplicação do Marketing de Experiência no dia-a-dia das Empresas e dos Clientes.
Quem nunca exclamou a plenos pulmões, algo do tipo “A Empresa de Energia me deixou no prejuízo” (Experiência Negativa) ou “O Pastel de Nata da Padaria São José é inigualável” (Experiência Positiva).
Como podemos perceber, as Experiências estão presentes no dia-a-dia do Consumidor. As Marcas, também já perceberam isso e criam, constantemente, estratégias para alcançar e influenciar as mais íntimas percepções do consumidor. Desta forma o processo de Fidelização do Cliente deixou de ser focado, unicamente, no Produto ou Serviço e passou a investir nas experiências geradas para o Cliente.
O fato é que os Consumidores estão. cada vez mais, ligados a fatores subjetivos. Estes Consumidores buscam marcas e produtos que estejam conectados aos seus valores pessoais ou sociais que são, muitas vezes, mais importantes que o valor do consumo.
Assim, as Marcas precisam encontrar maneiras de impactar o cliente por meio dos efeitos emocionais e sensoriais. Isso é possível quando são trabalhados alguns pontos de uma estratégia de relacionamento.
Entre eles, conforme já dissemos, estão a Verdade (uma experiência verdadeira gera uma ligação mais forte, que tem mais chance de convencer o cliente) e o Valor (uma ação que gere algo positivo para a pessoa, ou seja, que acrescente ou transforme para melhor aquele cliente).
Desta forma, o foco de todas as ações é fazer o Consumidor sair, por um momento, da sua zona de conforto para viver uma experiência verdadeira e de valor. Desse modo, ele se tornará um defensor da marca e influenciará outras pessoas a consumirem este produto.
A aplicação do Marketing de Experiência exige criatividade, mas não é uma tarefa difícil para quem já está acostumado com a aplicação do Marketing Tradicional.
O Marketing de Experiência poder aplicado nos mais diversos segmentos físicos ou online. Para isso, assim como no Marketing Tradicional, o primeiro passo é a Avaliação do Relacionamento da Empresa com seus Consumidores e os respectivos processos internos da Empresa.
Tenha, sempre, em mente que a sua estratégia deverá ser criativa e atender os pressupostos do Processo AIDA, que já mencionamos em transmissões anteriores, para chamar Atenção, despertar o Interesse, criar um Desejo e provocar uma Ação que é a compra do Produto.
Como vimos ao longo das transmissões, o Marketing de Experiência é um processo essencial para as Empresas conquistarem novos clientes e fidelizar os atuais, porque Consumidores satisfeitos tendem a fazer novas compras e fazer propaganda gratuita do Produto, da Marca e da Empresa.
Na próxima transmissão falaremos sobre Abismo Tecnológico: a Diferença entre ter e utilizar a Tecnologia na Gestão dos Negócios...
Muito obrigado e até lá... nos vemos no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br ou em algum ponto da BR – 101... Até lá!!!
ESCUTE O PODCAST AQUI:
Comentários
Postar um comentário