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FALA Varejista! PodCast.Sem56 - "Marketing de Experiência - Parte 3"


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FALA Varejista!

“Existe Marketing de tudo e para tudo porque, como sempre repetimos, tudo é Marketing e Marketing é tudo: simples assim.”


Dando continuidade à Série de 5 Semanas falando sobre Marketing de Experiência, nesta terceira transmissão falaremos sobre os 5 Tipos de Experiência.

Vamos destacar as características de cada Experiência e contextualizar com um exemplo prático no Ponto de Vendas, para maior clareza da situação.

1. Sentidos
Experiências proporcionadas através dos 5 Sentidos, o chamado Marketing Sensorial, são utilizadas desde os primórdios do Varejo. A Experimentação é uma poderosa estratégia de Marketing e Vendas.

No Ponto de Vendas, cheirinho de pão fresquinho ou de um cafezinho ou, ainda, de algum alimento sendo preparado para degustação, são excelente atrativos de Clientes.

2. Sentimentos
Cada experiência vivenciada pelo cliente gera sentimentos, que podem ser bons ou ruins. Assim as Empresas precisam ter cuidado na hora de planejar estas experiências.

Um Perfume, por exemplo, pode ser agradável para uma pessoa e desagradável para outras. Algumas pessoas, por exemplo, não suportam cheiros fortes.

3. Pensamentos
Com o objetivo de Diferenciar Produtos e Fidelizar Clientes, as marcas tem inovado na sua Comunicação com o objetivo de provocar pensamentos positivos, que ajudem as pessoas a admirar Marcas e Produtos. Aqui vale a máxima “Decifra-me ou te devoro”, no sentido de conhecer muito bem o seu Cliente.

Neste tipo de experiência, a Loja precisa colocar-se, de forma empática, na dianteira do relacionamento com o Cliente, oferecendo produtos e serviços que destaquem a Loja na preferência do consumidor.

4. Eventos
Os Eventos ou Ações, talvez sejam as formas de experiências mais encontradas no Ponto de Vendas. Podemos destacar nesta categoria os Eventos Promocionais e as Guerrilhas, essenciais para criar experiências marcantes.

As Guerrilhas de Hortifruti e Açougue, por exemplo, são destaques no Varejo Alimentar e a Black Friday, está se tornando o segundo Natal.

5. Identificação
Consumidores cada vez mais antenados e exigentes, cada vez mais buscam produtos e marcas que compartilhem valores defendidos por eles. O Engajamento tem sido uma excelente Estratégia de Atração e Fidelização de Clientes.

Cosméticos que não utilizam animais em testes, Roupas que não utilizam trabalho escravo na sua produção, Lojas que permitem animais de estimação no seu interior são alguns exemplos de experiência na categoria identificação.

Como não poderia deixar de ser, tudo que vimos até agora sobre Marketing de Experiência, representam Vantagens para as empresas... Mas isso é assunto para a próxima transmissão...

Muito obrigado e até lá... nos vemos no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br ou em algum ponto da BR – 101... Até lá!!!


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