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FALA Varejista! PodCast.Sem55 - "Marketing de Experiência - Parte 2"


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FALA Varejista! PodCast
Transmissão 55 – “Marketing de Experiência – Parte 2”

FALA Varejista!


“Existe Marketing de tudo e para tudo porque, como sempre repetimos, tudo é Marketing e Marketing é tudo: simples assim.”


Dando continuidade à Série de 5 Semanas falando sobre Marketing de Experiência, nesta segunda transmissão falaremos sobre os 4 V’s do Marketing de Experiência... então sem blá-blá-blá, sem embromation, direto ao ponto, vamos falar de Valor, Verdade, Vontade e VTL Marketing.

O Marketing de Experiência, originalmente, possui três características elementares; reconhecidas como os 3 V’s: Valor, Verdade e Vontade... Incluímos um quarto elemento o VTL Marketing porque a sua essência é a experiência no “chão de loja”; na prática do dia-a-dia do Varejo, como veremos a seguir...

Valor
O Valor está intimamente relacionado com as percepções do cliente na sua experiência com a marca ou com o produto. Em outras palavras, trata-se da identificação do cliente; o que ele sentiu ao adquirir o produto e como ele afetará a sua vida.

Assim é importante lembrar que as Marcas devem Diferenciar os seus produtos para que eles sejam relevantes para a vida dos Consumidores. Portanto, a estratégia é promover experiências que garantam lembranças especiais que gerem vontade de repetir a compra. Para isso é essencial que as Marcas declarem seus Valores de forma transparente para que os Consumidores criem uma efetiva identificação com a Empresa.

Verdade
A verdade é uma das características mais essenciais do Marketing de Experiência. Os Consumidores não querem descobrir que estão vivendo de ilusões ou que estão sendo enganados. As Marcas devem, necessariamente, trabalhar, sempre, para cumprir as promessas que fazem aos seus Clientes. Sim... Porque, na verdade, o que todos compram são promessas: promessas de satisfação de uma necessidade ou de um desejo. Todo o resto é trabalho de pós-vendas; de CRM – Gestão do Relacionamento com o Cliente.

Vontade
A Vontade está diretamente relacionada com a Verdade que a Marca comunica para os Consumidores. Isto é: a Empresa oferece uma experiência e o Cliente deseja vivenciar aquilo que a marca promete.

Na era do Varejo Fisital – Físico, Integrado e Digital, os consumidores estão cada vez mais informados e exigentes. Então, oferecer experiências positivas é algo de extremo valor para as Marcas.

VTL Marketing
VTL é abreviatura de Vital, no sentido de essencial, e por um acaso meu primeiro nome... Resolvi incluir nossa marca como um elemento do Marketing de Experiência por duas razões:

1. Nossa Proposta de Valor está voltada para a Experiência, para o Chão de Loja, para a pratica do dia-a-dia do Marketing com todas as suas ramificações no ponto de vendas, seja ele físico, móvel ou digital;

2. A Estratégia dos Quatro Fatores – Humano, Ambiental, Tecnológico e Social – desenvolvida por nossos Consultores, está fundamentada na Experiência do Cliente no Ponto de Vendas e no que chamamos de as 4 Verdades do Varejo:
1. Varejo é Serviço;
2. Valor se entrega com Atendimento 3-D: Diariamente, Demonstrável e Diferente;
3. Varejistas são Pessoas que pensam em Pessoas e têm prazer em Servir;
4. O Verdadeiro Patrão é o Cliente.

Sem falsa modéstia, podemos afirmar que contratar serviços da VTL Marketing é um Diferencial para uma Empresa. Dentro desse contexto, podemos destacar 5 Tipos de Experiências: Sentidos, Sentimentos, Pensamentos, Ação e Identificação... Mas isso é assunto para a próxima transmissão...

Muito obrigado e até lá... nos vemos no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br ou em algum ponto da BR – 101... Até lá!!!

ESCUTE O PODCAST AQUI:

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