Pular para o conteúdo principal

FALA Varejista! PodCast.Sem54 - "Marketing de Experiência - Parte 1"


Numa Parceria de Gustavo Sobreira Advogados Associados, Realiza Business e VTL Marketing e com Apoio de Casa Primor, JAZAM Alimentos e Rações VittaMax, iniciamos mais uma Transmissão do...

FALA Varejista!


“Existe Marketing de tudo e para tudo porque, como sempre repetimos, tudo é Marketing e Marketing é tudo: simples assim.”


A partir desta transmissão iniciamos a Série de 5 Semanas falando sobre Marketing de Experiência, então sem blá-blá-blá, sem embromation, direto ao ponto, o que é Marketing de Experiência?

Certamente vocês já ouviram falar de Marketing Estratégico, Marketing Pessoal, Marketing Político, Marketing de Guerrilha, Marketing Digital, Neuro Marketing, Inbound Marketing, Endo Marketing, VTL Marketing, etc, etc... Misturando tudo isso, passamos pelo Marketing de Relacionamento, para criar um caso de amor com seus Clientes, como dizia Kotler, pelo Marketing Sensorial, para usar todos os sentidos – tato, olfato, visão, audição e paladar – para atrair e reter mais Clientes no Ponto de Vendas, e, finalmente, chegamos ao Marketing de Experiência... Mas, afinal, o que é Marketing de Experiência?!

Antes de responder, vamos fazer um alerta: se você ainda não ouviu falar sobre Marketing de Experiência, você precisa abrir os olhos e os ouvidos... Prestar atenção nessa tendência que está mudando a forma como as Marcas se relacionam com a Diversidade de Clientes nos Pontos de Vendas.

Finalmente, o que é Marketing de Experiência?

Para reforçar o conceito de Marketing de Experiência e a nossa resposta, vamos lembrar de uma frase do saudoso Samuel Klein, das Casas Bahia, que afirmava que é preciso “vestir o produto no Cliente”.

Esta, aparentemente, simples estratégia possibilita a utilização das emoções e dos sentidos do Cliente, para criar uma experiência única, impactante e inesquecível; uma experiência com significado para a vida do Cliente. Esta experiência, certamente, afetará o relacionamento do Cliente com a Empresa e as suas próximas compras.

Assim, podemos definir Marketing de Experiência como o tipo de Marketing que possibilita a interação; o envolvimento das Marcas, com seus diversos públicos, através de “experiências” emocionais e sensoriais que influenciam, de forma sustentável, o momento da compra de um produto ou a contratação de um serviço.

Além da definição, se faz necessário ressaltar que o Marketing de Experiência ganhou importância com a popularização do Conceito de "Cliente Share", que, resumidamente, é uma forma de interpretar o Cliente como se ele fosse único: com toda a atenção voltada para o valor que ele reconhece em uma Marca ou Produto.

A razão para isso é simples: é a opinião do Consumidor que determina o que ele consome. Além de sua própria opinião, ele leva em consideração a opinião de:
· Conhecidos;
· Desconhecidos;
· Meios de Comunicação;
· Campanhas Publicitárias.

Tudo isso nos leva à seguinte pergunta: de onde vem as nossas opiniões? E a resposta esclarece todos esses conceitos: nossas opiniões vêm das nossas experiências... Esta é a origem do nome Marketing de Experiência.

Para reforçar estes conceitos e deixar bem claro o que é Marketing de Experiência, vamos falar das suas características; dos elementos que compõem o Marketing de Experiência; dos chamados 4 V’s do Marketing de Experiência: Valor, Verdade, Vontade e VTL Marketing...

Bem este último elemento, originalmente, não estava relacionado, mas resolvi incluí-lo para personalizar o nosso conteúdo... Mas isso é assunto para a próxima transmissão...

Muito obrigado e até lá... nos vemos no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br ou em algum ponto da BR – 101!!!

ESCUTE O PODCAST AQUI:

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

Motivação x Entusiasmo

"Nada de grandioso chegou, algum dia, a ser alcançado sem entusiasmo.” [Ralph Waldo Emerson] Mais um Work Shop, mais uma Palestra e a velha questão vem à tona: motivação. O que percebo, é que a grande maioria das pessoas está olhando, diariamente, para os céus à espera de instruções para seguir em frente. Há um verdadeiro eclipse do pensamento. As pessoas simplesmente desistiram de pensar e desta forma se sentem inteiramente perdidas, limitadas a garantir suas subsistências. Por outro lado, sempre que ouço uma solicitação de algum trabalho voltado à motivação do pessoal, fico com as orelhas em pé: quais as verdadeiras razões para a demanda? Há um real desejo de desenvolvimento das pessoas pelas pessoas ou trata-se apenas de uma demanda por mais produtividade? Mas esta é outra história. Inicialmente, vamos entender a diferença entre ‘motivação’ e entusiasmo (automotivação). Conforme sempre falo, a diferença entre motivação e entusiasmo fica explicitada em u

Vendor PhD: a Solução para Tudo!!!

ATENÇÃO!!! Tudo que você precisa saber sobre o Processo de Vendas 3-D, está nas três linhas abaixo... Vá para o final do texto e Conheça COMO nós vamos RECONSTRUIR suas Habilidades Técnicas e Interpessoais (Soft + Hard Skills), sem blá-blá-blá, nem mi-mi-mi e muito menos embromation: teorias miraculosas e fórmulas secretas!!! A formulação do Processo de Vendas 3-D possibilita uma abordagem única, a cada interação Vendedor PhD <-> Cliente, Diariamente, Demonstrável e Diferente. Agora, vá para a marcação abaixo: =====> Mas, se preferir conhecer todos os detalhes do que veremos nos 4 (quatro) dias do "Programa VENDOR PhD" , aguce os sentidos e tenha uma excelente leitura!!! Segundo Kotler, Marketing é entender e atender os Clientes. Vamos ampliar este conceito para incluir um elemento essencial: a necessidade. Temos, então, que Marketing é entender e atender as necessidades dos Clientes. Mas isso, ainda, é insuficiente para delimitar a comp

TRABALHE CONOSCO: Consultor(a) Gestão de Pessoas

CONSULTOR(A) DE GESTÃO DE PESSOAS (LIBERAL / CNPJ / MEI) Para compor Equipe de Plataforma Omnicanal de Desenvolvimento Humano Organizacional , buscamos profissionais com Graduação em Psicologia e/ou Administração , com necessária Especialização em Gestão de Pessoas e/ou Psicologia Organizacional ; sólida Experiência em Operação de Varejo e/ou Desenvolvimento Humano Organizacional.  O Profissional será co-responsável pelo desenvolvimento e aplicação de Cursos, Palestras e Oficinas, além de atuar com Mentoria e Assessoria aos Clientes e Usuários dos Serviços de Treinamento, Desenvolvimento Humano e Recrutamento & Seleção .  Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho, Remuneração por Projetos (+Honorários +Comissões +Participação nos Lucros), além de possibilidade de Sociedade.  Perfil Empreendedor; Fã / Praticante de Rally; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média (semanas / meses) duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Pro