Pular para o conteúdo principal

FALA Varejista! PodCast.Sem54 - "Marketing de Experiência - Parte 1"


Numa Parceria de Gustavo Sobreira Advogados Associados, Realiza Business e VTL Marketing e com Apoio de Casa Primor, JAZAM Alimentos e Rações VittaMax, iniciamos mais uma Transmissão do...

FALA Varejista!


“Existe Marketing de tudo e para tudo porque, como sempre repetimos, tudo é Marketing e Marketing é tudo: simples assim.”


A partir desta transmissão iniciamos a Série de 5 Semanas falando sobre Marketing de Experiência, então sem blá-blá-blá, sem embromation, direto ao ponto, o que é Marketing de Experiência?

Certamente vocês já ouviram falar de Marketing Estratégico, Marketing Pessoal, Marketing Político, Marketing de Guerrilha, Marketing Digital, Neuro Marketing, Inbound Marketing, Endo Marketing, VTL Marketing, etc, etc... Misturando tudo isso, passamos pelo Marketing de Relacionamento, para criar um caso de amor com seus Clientes, como dizia Kotler, pelo Marketing Sensorial, para usar todos os sentidos – tato, olfato, visão, audição e paladar – para atrair e reter mais Clientes no Ponto de Vendas, e, finalmente, chegamos ao Marketing de Experiência... Mas, afinal, o que é Marketing de Experiência?!

Antes de responder, vamos fazer um alerta: se você ainda não ouviu falar sobre Marketing de Experiência, você precisa abrir os olhos e os ouvidos... Prestar atenção nessa tendência que está mudando a forma como as Marcas se relacionam com a Diversidade de Clientes nos Pontos de Vendas.

Finalmente, o que é Marketing de Experiência?

Para reforçar o conceito de Marketing de Experiência e a nossa resposta, vamos lembrar de uma frase do saudoso Samuel Klein, das Casas Bahia, que afirmava que é preciso “vestir o produto no Cliente”.

Esta, aparentemente, simples estratégia possibilita a utilização das emoções e dos sentidos do Cliente, para criar uma experiência única, impactante e inesquecível; uma experiência com significado para a vida do Cliente. Esta experiência, certamente, afetará o relacionamento do Cliente com a Empresa e as suas próximas compras.

Assim, podemos definir Marketing de Experiência como o tipo de Marketing que possibilita a interação; o envolvimento das Marcas, com seus diversos públicos, através de “experiências” emocionais e sensoriais que influenciam, de forma sustentável, o momento da compra de um produto ou a contratação de um serviço.

Além da definição, se faz necessário ressaltar que o Marketing de Experiência ganhou importância com a popularização do Conceito de "Cliente Share", que, resumidamente, é uma forma de interpretar o Cliente como se ele fosse único: com toda a atenção voltada para o valor que ele reconhece em uma Marca ou Produto.

A razão para isso é simples: é a opinião do Consumidor que determina o que ele consome. Além de sua própria opinião, ele leva em consideração a opinião de:
· Conhecidos;
· Desconhecidos;
· Meios de Comunicação;
· Campanhas Publicitárias.

Tudo isso nos leva à seguinte pergunta: de onde vem as nossas opiniões? E a resposta esclarece todos esses conceitos: nossas opiniões vêm das nossas experiências... Esta é a origem do nome Marketing de Experiência.

Para reforçar estes conceitos e deixar bem claro o que é Marketing de Experiência, vamos falar das suas características; dos elementos que compõem o Marketing de Experiência; dos chamados 4 V’s do Marketing de Experiência: Valor, Verdade, Vontade e VTL Marketing...

Bem este último elemento, originalmente, não estava relacionado, mas resolvi incluí-lo para personalizar o nosso conteúdo... Mas isso é assunto para a próxima transmissão...

Muito obrigado e até lá... nos vemos no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br ou em algum ponto da BR – 101!!!

ESCUTE O PODCAST AQUI:

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

FLASH 4.0 - Consultoria Relâmpago

  FLASH 4.0 - Consultoria Relâmpago para deixar a sua Loja pronta para o Novo Normal, com Qualidade, Rentabilidade e Efetividade Operacional. Se você está lendo esta postagem, seguramente compartilhamos da mesma paixão pelo Varejo. Agora, gostaria da sua avaliação para este novo modelo de Consultoria que economiza tempo e dinheiro. Estou falando de uma Auditoria de Qualidade , com o objetivo de Qualificar a(s) sua(s) loja(s) para entregar Excelência no Atendimento à Diversidade de Clientes no Ponto de Vendas . A Auditoria tem 4 Módulos , que, livremente, poderão ser contratados, para atender as suas reais necessidades.   Direto ao ponto, porque tempo é dinheiro, me coloco a sua disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre a Proposta, para entregarmos, com segurança, um Serviço de Valor e Qualidade Diferencial , compatível com o caráter e a cultura de nossas Empres O Flash 4.0 é uma Auditoria de Qualidade ; uma “tomografia” do Ponto de Vendas para corrigir defeitos e qual

FALA Varejista! PodCast.Sem56 - "Marketing de Experiência - Parte 3"

Numa Parceria de Fix Tecnologia, Gustavo Sobreira Advogados Associados, Realiza Business e VTL Marketing e com o Apoio de Casa Primor, JAZAM Alimentos e Rações VittaMax , iniciamos mais uma Transmissão do... FALA Varejista! PodCast Transmissão 56 – “Marketing de Experiência – Parte 3” FALA Varejista! “Existe Marketing de tudo e para tudo porque, como sempre repetimos, tudo é Marketing e Marketing é tudo: simples assim.” Dando continuidade à Série de 5 Semanas falando sobre Marketing de Experiência , nesta terceira transmissão falaremos sobre os 5 Tipos de Experiência . Vamos destacar as características de cada Experiência e contextualizar com um exemplo prático no Ponto de Vendas, para maior clareza da situação. 1. Sentidos Experiências proporcionadas através dos 5 Sentidos , o chamado Marketing Sensorial , são utilizadas desde os primórdios do Varejo. A Experimentação é uma poderosa estratégia de Marketing e Vendas. No Ponto de Vendas, cheirinho de pão fresquinho ou de um cafezi

Rally M+is - Transamazônica

"Falar é fácil, quero ver fazer!" Partindo de Cabedelo (PB) Quantas vezes você já ouviu esta frase, todas as vezes que você teve uma ideia inovadora; todas as vezes que você pensou em fazer algo, realmente, inovador, diferente? Quantas vezes diante, da descrença das pessoas, você vacilou e desistiu? Nós não desistimos! Amadurecemos nossa ideia até o ponto de ser colhida, até o ponto ideal para ser colocada em prática, até a hora de Agir! Nossa ideia pode até parecer uma completa loucura, uma insensatez, mas foi pensada e planejada nos seus mínimos detalhes: detalhes Bons e Ruins, Ações e Reações, Atitudes e Consequências, Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, o Que, Onde, Porque, Quem, Como, Quando, Quanto... Planejamento concluído e exaustivamente testado e aprovado chegou a hora da Ação! Sem esquecer que a vida do Empreendedor é (ou, necessariamente, deveria ser) um eterno looping de PDCA: Planejar, Desenvolver, Controlar, Ajustar, Planejar...