Pular para o conteúdo principal

FALA Varejista! PodCast.Sem54 - "Marketing de Experiência - Parte 1"


Numa Parceria de Gustavo Sobreira Advogados Associados, Realiza Business e VTL Marketing e com Apoio de Casa Primor, JAZAM Alimentos e Rações VittaMax, iniciamos mais uma Transmissão do...

FALA Varejista!


“Existe Marketing de tudo e para tudo porque, como sempre repetimos, tudo é Marketing e Marketing é tudo: simples assim.”


A partir desta transmissão iniciamos a Série de 5 Semanas falando sobre Marketing de Experiência, então sem blá-blá-blá, sem embromation, direto ao ponto, o que é Marketing de Experiência?

Certamente vocês já ouviram falar de Marketing Estratégico, Marketing Pessoal, Marketing Político, Marketing de Guerrilha, Marketing Digital, Neuro Marketing, Inbound Marketing, Endo Marketing, VTL Marketing, etc, etc... Misturando tudo isso, passamos pelo Marketing de Relacionamento, para criar um caso de amor com seus Clientes, como dizia Kotler, pelo Marketing Sensorial, para usar todos os sentidos – tato, olfato, visão, audição e paladar – para atrair e reter mais Clientes no Ponto de Vendas, e, finalmente, chegamos ao Marketing de Experiência... Mas, afinal, o que é Marketing de Experiência?!

Antes de responder, vamos fazer um alerta: se você ainda não ouviu falar sobre Marketing de Experiência, você precisa abrir os olhos e os ouvidos... Prestar atenção nessa tendência que está mudando a forma como as Marcas se relacionam com a Diversidade de Clientes nos Pontos de Vendas.

Finalmente, o que é Marketing de Experiência?

Para reforçar o conceito de Marketing de Experiência e a nossa resposta, vamos lembrar de uma frase do saudoso Samuel Klein, das Casas Bahia, que afirmava que é preciso “vestir o produto no Cliente”.

Esta, aparentemente, simples estratégia possibilita a utilização das emoções e dos sentidos do Cliente, para criar uma experiência única, impactante e inesquecível; uma experiência com significado para a vida do Cliente. Esta experiência, certamente, afetará o relacionamento do Cliente com a Empresa e as suas próximas compras.

Assim, podemos definir Marketing de Experiência como o tipo de Marketing que possibilita a interação; o envolvimento das Marcas, com seus diversos públicos, através de “experiências” emocionais e sensoriais que influenciam, de forma sustentável, o momento da compra de um produto ou a contratação de um serviço.

Além da definição, se faz necessário ressaltar que o Marketing de Experiência ganhou importância com a popularização do Conceito de "Cliente Share", que, resumidamente, é uma forma de interpretar o Cliente como se ele fosse único: com toda a atenção voltada para o valor que ele reconhece em uma Marca ou Produto.

A razão para isso é simples: é a opinião do Consumidor que determina o que ele consome. Além de sua própria opinião, ele leva em consideração a opinião de:
· Conhecidos;
· Desconhecidos;
· Meios de Comunicação;
· Campanhas Publicitárias.

Tudo isso nos leva à seguinte pergunta: de onde vem as nossas opiniões? E a resposta esclarece todos esses conceitos: nossas opiniões vêm das nossas experiências... Esta é a origem do nome Marketing de Experiência.

Para reforçar estes conceitos e deixar bem claro o que é Marketing de Experiência, vamos falar das suas características; dos elementos que compõem o Marketing de Experiência; dos chamados 4 V’s do Marketing de Experiência: Valor, Verdade, Vontade e VTL Marketing...

Bem este último elemento, originalmente, não estava relacionado, mas resolvi incluí-lo para personalizar o nosso conteúdo... Mas isso é assunto para a próxima transmissão...

Muito obrigado e até lá... nos vemos no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br ou em algum ponto da BR – 101!!!

ESCUTE O PODCAST AQUI:

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

O Líder Situacional Sistêmico

Todos querem Comprometimento , todos querem Engajamento , todos querem colaboradores Motivados , todos querem Equipes de Alto Rendimento ... Mas, quantos se preocupam, verdadeiramente, com as Condições de Trabalho, com o Clima Organizacional, com as Pessoas Certas nos Lugares Certos, com Pessoas que pensam em Pessoas?  Acredito que os Resultados tenham a prioridade nesta lista de situações. Resultados como Objetivo e não como Consequência de um trabalho bem feito. Resultados pelos Resultados: simples assim. Não sou contra os Resultados, nem contra os que os buscam determinadamente, afinal eu estou entre eles. O Lucro não é um "Pecado". Mas, lembrando de um lugar comum, o único lugar em que o Resultado vem antes do Trabalho é no Dicionário. Se você quer Comprometimento, Engajamento, Motivação e uma Equipe de Alto Rendimento , "fora da curva", aprenda a Liderar. Aprenda a conviver com a Liderança Situacional Sistêmica . " Com talento, ganhamos partidas. Com &

10 Perguntas Demolidoras

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio. A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio. Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores. Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma as

BLITZ TQV - Qualidade Total no Varejo

Pesquisas de Satisfação são ótimos indicadores da qualidade de Produtos e Serviços. Melhor do que isto são os Guias de Críticos e Consultores que avaliam criteriosamente o Ponto de Vendas e Prestador de Serviços. Baseados nestas premissas, criamos a BLITZ TQV - Qualidade Total no Varejo , para divulgar Melhores Práticas no Varejo de Vizinhança - a famosa "Loja de Bairro" - de todos os segmentos, e garantir que Qualidade e Melhor Preço não sejam Propaganda Enganosa. A BLITZ TQV está focada em Pontos de Vendas que mereçam a nossa atenção como Referência em seu segmento de mercado, pela Excelência no Atendimento ao Cliente , que possam ser considerados como provedores de Excelentes Experiências de Compras , consideradas pela ótica dos seguintes parâmetros: Qualidade dos Produtos / Serviços, Conforto, Excelência no Atendimento ao Cliente, Conveniência (Proximidade) e Melhores Preços. Nossa avaliação será "in loco", com a utilização da