Pular para o conteúdo principal

FALA Varejista! PodCast.Sem53 - "CRM - Gestão do Relacionamento com o Cliente"


Em Parceria com Gustavo Sobreira Advogados Associados, Realiza Business e VTL Marketing e com Apoio de Casa Primor, JAZAM Alimentos e Rações VittaMax, iniciamos mais uma Transmissão do...


FALA Varejista!


“O Marketing Digital tem o poder de tornar escalável o Relacionamento com o Cliente, sem perder o atributo da exclusividade .”


Esta transmissão servirá como introdução para a Série “Marketing de Experiência” que vamos produzir durante as próximas 5 semanas, porque para falar de Marketing de Experiência, precisamos, ANTES, falar de CRM – Gestão do Relacionamento com o Cliente... Acompanhe a Série, pratique, amplie o Relacionamento com seus Clientes e venda Mais e Melhor.

Estamos vivendo na nova economia digital, na era da influência reversa, isto é: são os consumidores que estão no comando e não a Empresas. Este é um mercado muito mais competitivo. Presenciamos a R-Evolução 4.0, onde a Transformação é Comportamental e o CRM – Gestão do Relacionamento com o Cliente - é a principal ferramenta das empresas para garantir longevidade no Relacionamento com seus Clientes. Este é o principal desafio no Varejo Fisital – Físico, Integrado e Digital.

A Internet democratizou a informação e empoderou os Consumidores. Com as tecnologias digitais eles estão muito mais informados para tomar decisões, mais exigentes, mais inteligentes e conscientes... Apesar de ainda comprarem em lojas físicas, eles estão online, 24/7 – 24 horas por dia; 7 dias por semana – para pesquisar o mercado e fazer as suas escolhas em casa, no escritório ou enquanto viajam.

Para os Consumidores da era digital, não existe verdades absolutas que sirvam para todos. Cada Cliente define sua própria verdade e exige uma experiência personalizada a qualquer hora, em qualquer lugar e em qualquer tipo de interação com os Pontos de Vendas. Esses Consumidores esperam que todos os conteúdos digitais oferecidos por um e-commerce sejam interessantes e imediatos. Eles querem ler comentários e recomendações, enquanto estão no site avaliando suas compras e esperam que as sugestões do site sejam convergentes e coerentes com seu histórico de compras e buscas.

Esses Consumidores, em sua grande maioria, têm baixíssima tolerância para lojas desinteressantes, conexões lentas e sites que travam. Eles também não querem perder tempo repetindo informações que já foram fornecidas previamente. Eles prezam pela privacidade e segurança, mas não se importam em compartilhar algumas informações pessoais com a empresa, desde que as marcas sejam confiáveis e transparentes, sobre como esses dados serão utilizados, e sobre como isso pode resultar numa melhoria do seu Atendimento.

Para acompanhar a R-Evolução 4.0, as empresas precisam deixar de lado as “soluções pontuais” ou sistemas rígidos e inflexíveis de CRM, pois esses recursos não conseguem entregar tudo que um negócio digital deve ser capaz de oferecer aos Clientes 4.0: informados e exigentes. Isso porque, em grande parte, são projetados a partir do foco NO Cliente, na perspectiva do fornecedor, e não a partir do foco DO Cliente, na perspectiva do Consumidor.

A avalição de um Sistema Integrado de CRM deve levar, necessariamente, em consideração, a flexibilidade, a capacidade de permitir às empresas personalizarem suas ofertas, tratar cada Cliente com uma experiência rápida, simples e sob medida. Pois a simplicidade e a rapidez são outros pontos de atração e retenção do novo Consumidor. Pesquisas revelam que:

- 70% dos Consumidores são mais propensos a recomendar uma marca porque ela fornece uma experiência mais simples e

- 38% estão dispostos a pagar mais por essa simplificação.

Um Sistema Integrado de CRM deve ser flexível e simples; deve conseguir criar experiências únicas, personalizadas para cada Cliente, utilizando as informações fornecidas pelo Cliente durante o Relacionamento com a Empresa. O sonho do Cliente 4.0 é entrar numa loja Física ou Digital, ser reconhecido imediatamente pelos atendentes como Cliente Especial, uma vez que seu Perfil é identificado através do seu celular, e com base em seus dados e na análise instantânea do seu histórico de relacionamento, os atendentes saberão, sem que o Cliente diga nada, qual são as suas preferências relacionadas aos produtos comercializados pela Loja.

Neste contexto, as possibilidades de vendas são infinitas.

Para concluir esta transmissão, deixamos uma reflexão: o vento mudou de direção. O Cliente não faz mais parte da sua estratégia: ele tem suas próprias estratégias. Sua empresa está pronta para ganhar esta batalha?

Na próxima transmissão iniciaremos a série de 5 Semanas falando sobre Marketing de Experiência...

Muito obrigado e até lá... nos vemos no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br ou em algum ponto da BR – 101!!!

ESCUTE O PODCAST AQUI:

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

O Fator "Stoic Mujic"

Há um conselho que escuto e sigo, há pelo menos 10 anos, para reafirmar minha Determinação. Conselho, de um certo "Anjo João", que ecoa em minha mente, sempre que alguma dificuldade surge no horizonte: "Levanta a cabeça e segue em frente"... - Valeu João!!! “Enquanto se descansa, se carrega pedras”: este provérbio português é o tipo de frase feita que não sai da boca de um grupo de pessoas, entre as quais me incluo: os obstinados pelo que fazem, pelo trabalho. Estas pessoas são do tipo que nunca “desligam”. Não importa onde estejam, o que estejam fazendo; eles estão sempre “ligados”. Numa sessão de vídeo caseira, com pipoca e guaraná, não seria diferente. Na última, da qual participei, vimos o filme “A Ponte dos Espiões” . “Bridge of Spies” em Inglês. Embora eu prefira, por razões que o leitor poderá ver no filme, o título em Alemão: “Der Unterhändler” que em língua tupiniquim que dizer “O Negociador”. É um excelente filme para ser usado em treinamentos sobre Nego

Resiliência

Considero a Prospecção uma das atividades mais ricas e prazerosas dentro do Processo de Vendas de Serviços de Consultoria e Desenvolvimento Humano. É um momento de intenso aprendizado, em função das situações às quais somos expostos, que exige o pleno exercício de nossos conhecimentos e habilidades de negociação.  Contornar as mais diversas objeções e transformá-las em argumentos para fechamento da venda, tem sido o exercício mais praticado em todos os níveis do Processo de Vendas. Temos que contornar objeções dos gestores de Recursos Humanos das empresas, dos Empresários e finalmente das pessoas indicadas para participarem de determinado treinamento. Nem sempre é possível contar com o um Levantamento de Necessidades de Treinamento – LNT : normalmente aplicamos a técnica do Cliente Oculto para avaliar o nível de atualização e profundidade da capacitação do pessoal de Frente de Loja e Retaguarda. A mais frequente objeção tem sido o fato de existir a realização recente de tre

FALA Varejista! PodCast.Sem59 - "Abismo Tecnológico - Parte 1"

Numa Parceria de Fix Tecnologia, Gustavo Sobreira Advogados Associados, Realiza Business e VTL Marketing e com o Apoio de Casa Primor, JAZAM Alimentos e Rações VittaMax, iniciamos mais uma Transmissão do... FALA Varejista! “Não invista em Transformação Digital se a sua Mentalidade é Analógica” Nunca tantos falaram tanto sobre Transformação Digital , mas, “esses tantos”, continuam confundindo Marketing com Propaganda; Rentabilidade com Lucratividade; Redes Sociais com Marketing Digital e Planejamento com “perda de tempo”... No passo do elefantinho, o que deveria, realmente, ser transformado; reorganizado e ressignificado continua ancorado em Crenças Limitantes e Processos Ultrapassados: estou falando da Mentalidade do Empreendedor : se não de todos, pelo menos, de boa parcela deles. Antes de promover a tão valorizada Transformação Digital , é preciso promover urgentes mudanças na Mentalidade dos Empreendedores; na forma como pensam e sentem o seu mundo e seus negócios; transformar a Men