Pular para o conteúdo principal

FALA Varejista! PodCast.Sem51 - "Conformidade Operacional"


FALA Varejista!


“Qualquer mudança não planejada é defeito; todo defeito não corrigido é problema.”


Toda Empresa deve controlar as mudanças planejadas e analisar criteriosamente as consequências de mudanças “não planejadas”, os chamados defeitos, tomando ações para corrigir quaisquer efeitos indesejados.

O principal objetivo deste Planejamento e Controle é garantir que a parte operacional da Empresa esteja estruturada de forma a entregar produtos e serviços consistentes para o Cliente. Assim, é preciso assegurar que todos os processos operacionais serão executados, exatamente, como foram planejados.

Para isso destacamos 5 (cinco) aspectos fundamentais para garantir a Conformidade Operacional, que deverá ser controlada, regularmente, através de Auditorias de Conformidade.

1. Determinar os Requisitos
A primeira providência é determinar “o que” deverá ser entregue ao Cliente, seja na forma de produto ou serviço. Quais os requisitos que formam a Entrega de Valor da Empresa. Todas as atividades precisam ser direcionadas ao cumprimento dos requisitos estabelecidos para a entrega do produto ou serviço.

2. Definir Critérios de Avaliação
Neste ponto é preciso definir “como” serão avaliados os processos e as atividades necessárias à entrega do produto ou serviço ao Cliente, estabelecendo todos os fatores específicos da execução da Entrega de Valor.

3. Determinar os Recursos
Todos os recursos necessários para alcançar a Conformidade Operacional deverão ser disponibilizados, dentro dos cronogramas de execução das atividades, para que a falta destes recursos não justifique os defeitos.

4. Introduzir o Controle
Neste ponto é preciso introduzir a Auditoria de Conformidade para determinar formas de controle, que mostrem se o processo está entregando tudo que foi planejado, e corrigir eventuais defeitos.

5. Determinar Melhoria Contínua
Para finalizar, é preciso manter todas as informações documentadas que demonstrem a evolução dos processos e atividades a cada período de avaliação. O objetivo é garantir a continuidade dos processos e a sustentabilidade das Melhorias Contínuas.

Quando dizemos que algo está melhor ou pior, precisamos ter uma base comparativa. Os registros das informações nos dão esta base.

Aqui cabe alertar que sem Planejamento não existe Conformidade e a Efetividade Operacional jamais será alcançada.

Na próxima transmissão falaremos sobre o Varejo FISITAL: Físico, Integrado e Digital.

Muito obrigado e até lá... nos vemos no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br


ESCUTE O PODCAST AQUI:

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

O Fator "Stoic Mujic"

Há um conselho que escuto e sigo, há pelo menos 10 anos, para reafirmar minha Determinação. Conselho, de um certo "Anjo João", que ecoa em minha mente, sempre que alguma dificuldade surge no horizonte: "Levanta a cabeça e segue em frente"... - Valeu João!!! “Enquanto se descansa, se carrega pedras”: este provérbio português é o tipo de frase feita que não sai da boca de um grupo de pessoas, entre as quais me incluo: os obstinados pelo que fazem, pelo trabalho. Estas pessoas são do tipo que nunca “desligam”. Não importa onde estejam, o que estejam fazendo; eles estão sempre “ligados”. Numa sessão de vídeo caseira, com pipoca e guaraná, não seria diferente. Na última, da qual participei, vimos o filme “A Ponte dos Espiões” . “Bridge of Spies” em Inglês. Embora eu prefira, por razões que o leitor poderá ver no filme, o título em Alemão: “Der Unterhändler” que em língua tupiniquim que dizer “O Negociador”. É um excelente filme para ser usado em treinamentos sobre Nego

O Líder Situacional Sistêmico

Todos querem Comprometimento , todos querem Engajamento , todos querem colaboradores Motivados , todos querem Equipes de Alto Rendimento ... Mas, quantos se preocupam, verdadeiramente, com as Condições de Trabalho, com o Clima Organizacional, com as Pessoas Certas nos Lugares Certos, com Pessoas que pensam em Pessoas?  Acredito que os Resultados tenham a prioridade nesta lista de situações. Resultados como Objetivo e não como Consequência de um trabalho bem feito. Resultados pelos Resultados: simples assim. Não sou contra os Resultados, nem contra os que os buscam determinadamente, afinal eu estou entre eles. O Lucro não é um "Pecado". Mas, lembrando de um lugar comum, o único lugar em que o Resultado vem antes do Trabalho é no Dicionário. Se você quer Comprometimento, Engajamento, Motivação e uma Equipe de Alto Rendimento , "fora da curva", aprenda a Liderar. Aprenda a conviver com a Liderança Situacional Sistêmica . " Com talento, ganhamos partidas. Com &

FALA Varejista! PodCast.Sem60 - "Abismo Tecnológico - Parte 2"

Numa Parceria de Fix Tecnologia, Gustavo Sobreira Advogados Associados, Realiza Business e VTL Marketing e com o Apoio de Casa Primor, JAZAM Alimentos e Rações VittaMax, iniciamos mais uma Transmissão do... FALA Varejista! “Não invista em Transformação Digital se a sua Mentalidade é Analógica” Na transmissão anterior, para comprovar que “de perto todo mundo é feio”, relacionamos algumas práticas danosas, largamente utilizadas, que estão jogando as Empresas no “Abismo Tecnológico” , apoiadas em inteligentes desculpas, que, tenho certeza, quem estiver escutando esta transmissão conhece muito bem. ERP (Sistema de Gestão), apenas, para "passar mercadoria no caixa"; Compras por "Listas Manuais de Cotação"; Cadastro de Produtos "Comprado"; Estoques "Negativos" no Controle de Estoque; Gestão Financeira “na ponta do lápis”... Então, sem mais desculpas, vamos colocar os pingos nos i’s de cada uma dessas práticas danosas... ERP (Sistema de Gestão), apen