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FALA Varejista! PodCast.Sem50 - "Gestão de Custos"


FALA Varejista!


“Em qualquer Empresa, se você não é ‘Setor de Vendas’, você é ‘Centro de Custos’.”


Esta afirmação demonstra, enfaticamente, a importância da Gestão de Vendas e, também, a importância da Gestão de Custos, porque vender com prejuízo de nada adianta.

Fazemos esta observação porque conhecemos inúmeros varejistas que não fazem Gestão de Custos e não sabem o real valor do que estão vendendo, isto é: não sabem por quanto devem vender para cobrir, no mínimo, os seus custos.

Mas... O que é Gestão de Custos?!

Basicamente, tudo que uma Empresa investe para realizar as suas atividades é chamado de custo... Nessa definição estamos incluindo custos desde a criação até a entrega de um produto ou serviço.

Desta forma a Gestão de Custos é a ferramenta estratégica para a Gestão do Negócio, porque é a mais importante fonte de informações para a tomada de decisão em todos os setores da Empresa. Fazer Gestão de Custos é uma questão de sobrevivência.


Quais os Objetivos da Gestão de Custos?!

Como podemos observar na definição de Gestão de Custos, o seu objetivo é fornecer segurança na operação da Empresa. Assim as suas principais funções são:

· Fornecer informações sobre o desempenho de todas as atividades.
· Auxiliar no Controle, Planejamento e Desenvolvimento das operações,
· Fornecer informações para sustentar a tomada de decisões.


Quais os benefícios da Gestão de Custos?!

A Excelência, a Efetividade Operacional de uma Empresa requer mais do que o aumento das vendas, das receitas. Diante de um mercado extremamente competitivo, saber equilibrar os investimentos é fundamental para a sustentabilidade e a rentabilidade da Empresa.

Vejamos abaixo alguns benefícios específicos:

· Diminuição dos Riscos do Negócio,
· Melhor Precificação e Competitividade,
· Redução de Custos,
· Aumento da Lucratividade,
· Mais Qualidade de Produtos e Serviços
· Melhor Atendimento.

Caso, ainda, exista algum Varejista que não esteja convencido da importância de uma boa Gestão de Custos, segue uma pequena lista dos impactos negativos pela falta dessa gestão...

· Aumento dos Riscos do Negócio,
· Decisões Equivocadas,
· Perda de Lucratividade.


Para finalizar, lembramos que na era da Transformação Digital, a Tecnologia da Informação é a melhor aliada do Varejista para alcançar a Excelência na Gestão de Custos e a Efetividade Operacional.

Na próxima transmissão fecharemos a Série com os “10 Posicionamentos Estratégicos” falando sobre Padrão Operacional ou Conformidade.

Muito obrigado e até lá... nos vemos no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br

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