Pular para o conteúdo principal

FALA Varejista! PodCast.Sem49 - "Relacionamento com o Cliente


FALA Varejista!


“O Valor de um Cliente é diretamente proporcional ao grau de Relacionamento com a Empresa.”


Esta é uma verdade que muitos varejistas ignoram: quanto maior o grau de Relacionamento com o Cliente, maior será o retorno para o Negócio... Esta é a razão do alto investimento em CRM – Gestão do Relacionamento com o Cliente, feito pelas Empresas que acreditam nesta ferramenta de gestão.

CRM é uma ferramenta de extrema importância para organizar o esforço de vendas da Empresa, focado na consolidação do Relacionamento com o Cliente...

Então, sem blá-blá-blá, sem embromation, direto ao ponto; vamos pontuar 4 (quatro) passos importantes para estruturar o seu CRM para ser Efetivo e Afetivo com seus Clientes.

1. Organize e Controle o Processo Comercial
Esqueça as Planilhas de Excel, as Agendas e Cadernetas porque Organização e Controle é a base de tudo... Invista num Sistema de CRM... Por mais simples que seja, é milhares de vezes melhor que confiar na memória do “Zezinho” que diz que conhece as preferências de todos os Clientes.

Com um Sistema de CRM, é possível organizar e processar em tempo real todo o processo de vendas da sua Empresa e desta forma saber onde direcionar os recursos e esforços para vender mais e melhor: mais volume e melhor rentabilidade.


1. Centralize as Informações
Perder detalhes de um atendimento pode comprometer a venda. Com as informações em mãos, por outro lado, você consegue fazer uma interação personalizada e dar significado à experiência do Cliente na sua Loja.

Com o CRM, com todos as informações organizadas e centralizadas em um só lugar, de modo que todos na Empresa consigam acessar rapidamente, amplia o poder de argumentação e negociação e o número de conversões dos vendedores.


2. Reduza o Ciclo de Vendas
Com um CRM bem estruturado, os vendedores conduzem o processo de vendas com mais segurança, rapidez e melhores resultados: vendas mais frequentes e rentáveis.


3. Foque nas Necessidades dos Clientes
Com todas as informações em mãos, fica muito mais fácil identificar, e até mesmo antecipar, as reais necessidades dos clientes, identificar melhores oportunidades de fechamentos de vendas... Sem falar que a venda fica muito mais personalizada e a satisfação do Cliente garantida.


Para finalizar, “Fidelização de Clientes, teu nome é CRM”... Tanto no Atendimento Assistido como no Autosserviço, manter um cliente é tão importante, ou até mais, quanto conquistar novos. Com o CRM Efetivo e Afetivo a loja pode oferecer produtos que estejam dentro do perfil do Cliente, direcionar as ações de marketing e alinhar oferta e demanda além de oferecer um atendimento extremamente personalizado para transformar Clientes Eventuais em Clientes Fiéis.

Na próxima transmissão falaremos sobre algo que é tão importante quanto vender: reduzir custos... Muito obrigado e até lá... Nos vemos no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br


ESCUTE O PODCAST AQUI:

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

Gerente de Aluguel - GPS 4.0

Para começo de conversa, isso não é "papo de Consultor", mas de quem tem 30 anos de vivência no "chão de Loja" , atuando em toda Cadeia de Suprimento e tem experiência e competência para dizer que SIM! Você está jogando dinheiro no lixo!!! Nos últimos 6 meses, avaliamos a Operação de mais de 200 Lojas e podemos afirmar, seguramente, que temos a Solução para os três principais problemas do Varejo: 1. Falta de Controle de Estoque; 2. Falta de Gestão Financeira; 3. Baixa Utilização da TI e da Cultura de Dados... Veja como... Com a alta competitividade do Mercado, as Empresas, de todos os tamanhos e segmentos , procuram qualificar suas Equipes para promover a criatividade e a inovação, com ideias “fora da caixa” , potencializar a Gestão e melhorar os Resultados.  Pensando, também na necessária redução de custos, algumas Empresas apostam em soluções inovadoras; entre elas a do “Gerente de Aluguel” , com o objetivo de dar uma "mãozinha" aos Empreendedores, Ges

Bodega High Tech

Longe se vai os dias de inauguração (1.916) da primeira loja de Auto-Serviço no mundo: a Piggly Wiggly. Mais "recentemente" (1.930) os dias do primeiro Supermercado: o King Kullen. Depois vieram os Hard Discount (Aldi), os Category Killers (Toys ‘U’ Us, Leroy Merlin), os Hipermercados (Carrefour), e finalmente os Warehouse Clubs (Sams Club, Costco). Paralelo a esta evolução no formato do varejo, vivenciamos a Evolução do Marketing 1.0: mercado centrado no Produto, onde prevalecia a máxima de Ford: “Um carro pode ter qualquer cor, desde que seja preto.” - passando pelo Marketing 2.0: voltado para o Consumidor – para o Marketing 3.0: voltado para os Valores, cujo objetivo é fazer do mundo um lugar melhor, considerando um mercado de seres humanos com coração, mente e espírito, com uma proposição de valor funcional, emocional e espiritual e, finalmente, pelo menos até o próximo Big Show, chegando, finalmente, ao Marketing 4.0, a era da Transformação Digital, onde tudo faz par

A Estratégia dos Quatro Fatores

Todo ano é a mesma "estória": o ano só começa depois do Carnaval. Para mim isso é "papo de jacaré"; conversa fiada de preguiçoso, indeciso, que não sabe ou não tem o que fazer. Assim, aceita-se o pressuposto de que depois das folias de Momo tudo será exequível. Pelo menos não se desistirá antes de tentar cada alternativa. O Sucesso virá mesmo com muitos riscos e metas “impossíveis”; haverá algumas inovações e muitos, muitos improvisos. Será mais um ano daqueles que quanto pior ficar, melhor será. Ou será o contrário? Toda essa conversa de dificuldades e crises serve para lembrar um lugar comum: a palavra “crise” é composta por dois ideogramas (letras) que significam perigo e oportunidade. Então, vamos ser criativos, tirar o “s” da crise, mergulhar no escuro e transformar nossa coragem, criatividade e determinação em estratégias inovadoras para vencer a crise... Crise, que crise? A "marolinha" de 2008, finalmente, transformou-se numa tsunami "inter