FALA Varejista!
“Pense duas vezes se tudo que você tem para oferecer é preço: pense outra vez!”
Infelizmente ou felizmente para nós, Consultores de Vendas, ainda existe muitos Varejistas que acreditam que a, apenas, um desconto no preço de um produto ou serviço é Promoção de Vendas...
Caros Varejistas, em verdade eu vos digo: a Promoção de Vendas é muito mais... A Promoção de Vendas é um esforço conjunto – Indústrias, Distribuidores e Varejistas - para promover um produto ou serviço, com o objetivo de diferenciá-lo dos demais produtos oferecidos nas lojas, no mercado, para despertar o interesse dos Clientes.
A Promoção de Vendas pode e deve ser realizada, principalmente, para os seguintes objetivos:
· Aumento de Volume de Vendas ou Faturamento, Sell in e Sell out, isto é: vendas da Indústria para o Varejo e do Varejo para o Consumidor Final, respectivamente;
· Aumento de Participação de Mercado o famoso Market Share;
· Aumento do Conhecimento da Marca via demonstrações e degustações;
· Aumento de Espaços de Exposição no Ponto de Vendas;
· Aumento da Distribuição Numérica, isto é: do número de pontos de vendas que vendem o produto...
Além, é claro, das figurinhas carimbadas das Promoções de Vendas para desovar estoques excedentes e produtos próximo do vencimento da validade, que consideramos mais como “Falhas de Planejamento” e costumam “queimar o filme” de muitos varejistas.
Para chamar a atenção dos Clientes, tudo vale a pena se a criatividade não for pequena... Sorteios, Concursos, Vales-brindes, Brindes Colecionáveis, Cartões de Fidelidade e Descontos, Prêmios para Aniversariantes, etc, etc, etc, até a sua criatividade ter fim.
Vale lembrar que em Promoção de Vendas, menos é mais... Promoções complicadas afastam os Clientes: seja simples e objetivo.
Ao invés de perder tempo com “Mecânicas Mirabolantes” invista o seu tempo no Planejamento e na Divulgação da Promoção de Vendas...
Para ter sucesso numa Promoção de Vendas não é necessário grandes investimentos, mas é essencial um excelente Planejamento de todos os elementos envolvidos na Ação.
E nada vai adiantar planejar muito bem, se o Varejista não fizer, também, uma excelente Divulgação, utilizando todos os canais de comunicação disponíveis: do carro de som às redes sociais... Aqui vale o conselho: use a criatividade sem moderação.
Garantimos que com uma Promoção de Vendas bem Planejada, Divulgada e Executada, o Varejista terá melhores resultados do que uma “Queima de Preços”... #FicaADica
Na próxima transmissão falaremos sobre Exposições de Produtos... Muito Obrigado e até lá... Nos vemos no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br
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