Pular para o conteúdo principal

FALA Varejista! PodCast.Sem47 - "Promoção de Vendas"


FALA Varejista!


“Pense duas vezes se tudo que você tem para oferecer é preço: pense outra vez!”


Infelizmente ou felizmente para nós, Consultores de Vendas, ainda existe muitos Varejistas que acreditam que a, apenas, um desconto no preço de um produto ou serviço é Promoção de Vendas...

Caros Varejistas, em verdade eu vos digo: a Promoção de Vendas é muito mais... A Promoção de Vendas é um esforço conjunto – Indústrias, Distribuidores e Varejistas - para promover um produto ou serviço, com o objetivo de diferenciá-lo dos demais produtos oferecidos nas lojas, no mercado, para despertar o interesse dos Clientes.

A Promoção de Vendas pode e deve ser realizada, principalmente, para os seguintes objetivos:

· Aumento de Volume de Vendas ou Faturamento, Sell in e Sell out, isto é: vendas da Indústria para o Varejo e do Varejo para o Consumidor Final, respectivamente;

· Aumento de Participação de Mercado o famoso Market Share;

· Aumento do Conhecimento da Marca via demonstrações e degustações;

· Aumento de Espaços de Exposição no Ponto de Vendas;

· Aumento da Distribuição Numérica, isto é: do número de pontos de vendas que vendem o produto...

Além, é claro, das figurinhas carimbadas das Promoções de Vendas para desovar estoques excedentes e produtos próximo do vencimento da validade, que consideramos mais como “Falhas de Planejamento” e costumam “queimar o filme” de muitos varejistas.

Para chamar a atenção dos Clientes, tudo vale a pena se a criatividade não for pequena... Sorteios, Concursos, Vales-brindes, Brindes Colecionáveis, Cartões de Fidelidade e Descontos, Prêmios para Aniversariantes, etc, etc, etc, até a sua criatividade ter fim.

Vale lembrar que em Promoção de Vendas, menos é mais... Promoções complicadas afastam os Clientes: seja simples e objetivo.

Ao invés de perder tempo com “Mecânicas Mirabolantes” invista o seu tempo no Planejamento e na Divulgação da Promoção de Vendas...

Para ter sucesso numa Promoção de Vendas não é necessário grandes investimentos, mas é essencial um excelente Planejamento de todos os elementos envolvidos na Ação.

E nada vai adiantar planejar muito bem, se o Varejista não fizer, também, uma excelente Divulgação, utilizando todos os canais de comunicação disponíveis: do carro de som às redes sociais... Aqui vale o conselho: use a criatividade sem moderação.

Garantimos que com uma Promoção de Vendas bem Planejada, Divulgada e Executada, o Varejista terá melhores resultados do que uma “Queima de Preços”... #FicaADica

Na próxima transmissão falaremos sobre Exposições de Produtos... Muito Obrigado e até lá... Nos vemos no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br

ESCUTE O PODCAST AQUI:

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

O Fator "Stoic Mujic"

Há um conselho que escuto e sigo, há pelo menos 10 anos, para reafirmar minha Determinação. Conselho, de um certo "Anjo João", que ecoa em minha mente, sempre que alguma dificuldade surge no horizonte: "Levanta a cabeça e segue em frente"... - Valeu João!!! “Enquanto se descansa, se carrega pedras”: este provérbio português é o tipo de frase feita que não sai da boca de um grupo de pessoas, entre as quais me incluo: os obstinados pelo que fazem, pelo trabalho. Estas pessoas são do tipo que nunca “desligam”. Não importa onde estejam, o que estejam fazendo; eles estão sempre “ligados”. Numa sessão de vídeo caseira, com pipoca e guaraná, não seria diferente. Na última, da qual participei, vimos o filme “A Ponte dos Espiões” . “Bridge of Spies” em Inglês. Embora eu prefira, por razões que o leitor poderá ver no filme, o título em Alemão: “Der Unterhändler” que em língua tupiniquim que dizer “O Negociador”. É um excelente filme para ser usado em treinamentos sobre Nego

Resiliência

Considero a Prospecção uma das atividades mais ricas e prazerosas dentro do Processo de Vendas de Serviços de Consultoria e Desenvolvimento Humano. É um momento de intenso aprendizado, em função das situações às quais somos expostos, que exige o pleno exercício de nossos conhecimentos e habilidades de negociação.  Contornar as mais diversas objeções e transformá-las em argumentos para fechamento da venda, tem sido o exercício mais praticado em todos os níveis do Processo de Vendas. Temos que contornar objeções dos gestores de Recursos Humanos das empresas, dos Empresários e finalmente das pessoas indicadas para participarem de determinado treinamento. Nem sempre é possível contar com o um Levantamento de Necessidades de Treinamento – LNT : normalmente aplicamos a técnica do Cliente Oculto para avaliar o nível de atualização e profundidade da capacitação do pessoal de Frente de Loja e Retaguarda. A mais frequente objeção tem sido o fato de existir a realização recente de tre

FALA Varejista! PodCast.Sem59 - "Abismo Tecnológico - Parte 1"

Numa Parceria de Fix Tecnologia, Gustavo Sobreira Advogados Associados, Realiza Business e VTL Marketing e com o Apoio de Casa Primor, JAZAM Alimentos e Rações VittaMax, iniciamos mais uma Transmissão do... FALA Varejista! “Não invista em Transformação Digital se a sua Mentalidade é Analógica” Nunca tantos falaram tanto sobre Transformação Digital , mas, “esses tantos”, continuam confundindo Marketing com Propaganda; Rentabilidade com Lucratividade; Redes Sociais com Marketing Digital e Planejamento com “perda de tempo”... No passo do elefantinho, o que deveria, realmente, ser transformado; reorganizado e ressignificado continua ancorado em Crenças Limitantes e Processos Ultrapassados: estou falando da Mentalidade do Empreendedor : se não de todos, pelo menos, de boa parcela deles. Antes de promover a tão valorizada Transformação Digital , é preciso promover urgentes mudanças na Mentalidade dos Empreendedores; na forma como pensam e sentem o seu mundo e seus negócios; transformar a Men