FALA Varejista!
“Para quem, sempre, deixou o troco como caixinha, exigi-lo em Loja de R$. 1,99 é libertador.”
Em tempos de crise, como os que vivemos, podemos dizer, sem medo de parecer exagerado, que o Caixa é o “Coração” de uma Empresa. Com dificuldades de manter o fluxo sanguíneo da Empresa tem dificuldades para funcionar; se o coração parar a Empresa morre, por isso podemos dizer, seguramente, que uma Empresa não sobrevive sem uma Efetiva Gestão do Caixa.
A Gestão do Caixa, também conhecida como Gestão do Fluxo de Caixa, deve considerar todos os fluxos de entrada e saída de valores, avaliando todas as operações de cada dia, realizadas e previstas, de todos os setores, para dar ao Empreendedor uma Visão da Saúde Financeira Atual e Futura da Empresa.
Para quem, ainda, não se deu conta da importância desta Ferramenta de Gestão, relacionamos as quatro principais razões para o Empreendedor providenciar, agora... Já... As ferramentas necessárias para a Gestão do seu Caixa.
1. Controle
Não dá para pensar numa Empresa que não tenha controle do Caixa... Se existe, ela está em rota de colisão com a falência... Controle é Gestão... Através da Gestão do Caixa, o Empreendedor pode controlar todas as atividades, de todos os setores, já que essas atividades geram fluxos de entrada e saída de dinheiro da Empresa.
Então não perca tempo... Inicie ou Reforce o Controle das Atividades da sua Empresa através da Gestão do Caixa.
2. Previsibilidade
Tendo Controle das Atividades, o Empreendedor passa a ter a possibilidade de projetar cenários e ter maior previsibilidade dos futuros fluxos de entrada e saída.
Vender na hora certa, na quantidade certa, reduzir custos nos setores certos, no tempo certo, são alguns exemplos de projeções de cenários viabilizados pela Gestão do Caixa.
3. Tomada de Decisões
O Fluxo de Caixa pode ser utilizado, inclusive, para estabelecer o valor de venda de uma Empresa... Por isso, esta ferramenta é tão importante na hora que o Empreendedor precisa tomar decisões sobre os destinos dos Negócios.
Controle e Previsibilidade garantem Tomada de Decisões mais seguras e acertadas para garantir a rentabilidade e a sustentabilidade da Empresa... O que nos leva à última razão para se adotar uma efetiva Gestão do Caixa: a Estabilidade Financeira.
4. Estabilidade Financeira
Uma Empresa não sobrevive por muito tempo numa “montanha russa” financeira... As perdas pela falta de Previsibilidade e Estabilidade Financeira são piores que qualquer crise.
Estabilidade Financeira só é alcançada com uma efetiva Gestão dos Fluxos de Caixa que garantem ao Empreendedor, decisões mais acertadas em todas as atividades da Empresa.
Para finalizar, recomendamos uma efetiva Gestão do Caixa porque é nela que o Empreendedor deixa de “apagar incêndios” e passa a agir na causa dos problemas da rotina do dia-a-dia.
Na próxima transmissão falaremos sobre Promoção de Vendas... Muito obrigado e até lá! Nos vemos no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br
ESCUTE O PODCAST AQUI:
Comentários
Postar um comentário