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FALA Varejista! PodCast.Sem44 - "Gestão de Acordos Comerciais"


FALA Varejista!


“Se você não consegue alterar, positivamente, o resultado de um Processo, você não tem controle sobre ele.”

Uma frase bem comum no varejo é: “para vender bem, você precisa comprar bem”... Pura verdade: o Setor de Compras é um dos mais importantes de uma Empresa... Para o sucesso das Vendas o Setor de Compras deve ser encarado como um processo estratégico, mantendo-se alinhado e atualizado com técnicas e tendências da cadeia de suprimentos.

Atualmente, tornou-se popular, o termo, em inglês, “Procurement” (pruh·kyur·muhnt – pronúncia) que podemos traduzir como Gestão de Processos de Compra ou Gestão da Cadeia de Suprimentos ou, melhor ainda, como Gestão de Acordos Comerciais, já que a ideia principal é promover parcerias com os elementos da Cadeia de Suprimentos da Empresa para Comprar bem e Vender bem.

A Gestão de Acordos Comerciais não está restrita ao Setor de Compras, ela engloba vários elementos de uma cadeia de suprimentos, uma vez que através de ações táticas, de diretrizes e normas, essa ferramenta viabiliza melhorias nas relações da Empresa com seus Fornecedores e do Setor de Compras com outros Setores da Empresa, tais como Vendas, Finanças e Logística.

A Gestão de Acordos Comerciais é, na verdade, um amplo processo, dependendo do tamanho da Empresa, que reúne diversas etapas na Cadeia de Suprimentos. Desta forma, a Gestão de Acordos Comerciais pode ser resumida como o “esforço de comprar bem para vender bem”.

Na prática, reúne atividades tais como:
Cotação, Avaliação e Seleção de Fornecedores;
Negociação de Acordos de Fornecimento;
Gestão de Contratos de Fornecimento;
Compra de Produtos e Serviços;
Avaliação de Desempenho dos Fornecedores.

Como podemos ver, a Gestão de Acordos Comerciais vai muito além do Setor de Compras e para desempenhar o seu papel estratégico dentro das Empresas, pode ser resumida em quatro atividades:

1. Pesquisa de Mercado
Para avaliar as melhores opções e tendências que podem trazer melhorias para a Empresa, reunindo as tarefas de cotação, avaliação e seleção de fornecedores qualificados;

2. Controle de Negociações e Acordos
Através de um registro sistemático de todas as Compras, com informações importantes como quantidade, preços e qualidade dos produtos e serviços, para nortear as ações estratégicas da atividade fim da Empresa: Vender bem!

3. Avaliação de Fornecedores
Periodicamente, através de auditorias e análises de resultados para promover melhorias futuras nas Negociações e novos Acordos.

4. Padronização de Processos
Direcionada a promover Efetividade Opercional e Previsibilidade no processo de Abastecimento da Empresa, para ampliar margens de lucro e reduzir custos, por exemplo, com as indessejáveis rupturas (falta de produtos nas prateleiras).

Finalizando, a Gestão de Acordos Comerciais vai da definição dos parâmetros para a relação com os Fornecedores até a Efetividade Operacional da Cadeia de Suprimentos da Empresa.

Na próxima transmissão falaremos sobre Gestão de Estoques. Muito obrigado e até lá! Nos vemos no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br

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