Pular para o conteúdo principal

FALA Varejista! PodCast.Sem42 - "A Propaganda 'Não É' a Alma do Negócio"


FALA Varejista!

“Conteúdo é a nova ‘alma do negócio’; se você não tem, sua propaganda é enganosa.”


Iniciando a Série “Dez Posicionamentos Estratégicos” para o Varejo de Produtos e Serviços, vamos falar sobre o que dizem ser a “Alma do Negócio”: a Propaganda... Ou o que, erroneamente, as pessoas chamam de Marketing.

Para começo de conversa vamos esclarecer que Propaganda “não é” Marketing; Propaganda é, apenas, um dos elementos do chamado Mix de Marketing, ou Composto de Marketing, formado pelos famosos 4 P’s: Produto, Preço, Praça e Propaganda.

Da mesma forma, Propaganda não é a “alma do negócio”; Propaganda é, essencialmente, a comunicação da “alma do negócio” que deve ser formada pelos quatros P’s, num arranjo que satisfaça as necessidades e desejos dos Clientes.

Assim a Propaganda, independente da forma e da mídia que é feita, deve ser Coerente, Convergente e Estruturada com o Processo A.I.D.A.: esses são os princípios de uma Comunicação Efetiva de Marketing construida com Respeitabilidade, Afetividade, Confiabilidade e Efetividade que são os elementos da Fórmula R.A.C.E. do Varejo 4.0 Ominicanal, isto é: Físico, Móvel e/ou Digital...

Coerente porque de nada adianta fazer “dancinha engraçada” no Instagram e ter na loja atendentes mau humorados e antipáticos;

Convergente porque deve ir ao encontro das expectativas; dizer aquilo que o Cliente quer escutar: uma real proposta de valor com significado “para ele”;

Estruturada com o Processo A.I.D.A. porque o principal objetivo de uma Comunicação ou Propaganda é chamar a Atenção do Cliente; despertar o seu Interesse, criar um Desejo e provocar uma Ação que é a compra do produto ou Serviço anunciado.

Assim, do cumprimento desses três princípios, uma Comunicação ou Propaganda deve conter os quatro elementos da Fórmula R.A.C.E.:

Respeitabilidade para garantir os plenos Direitos dos Consumidores; Afetividade para iniciar a construção de Relacionamentos duradouros; Confiabilidade para dar transparência às Relações de Consumo e, finalmente, Efetividade, para garantir os esperados incrementos de Vendas e Lucros.

Para concluir, repito que a propaganda não é a “alma négócio”; é a “alma do negócio” que deve ser propagada aos quatros ventos para ampliar o alcance da sua Comunicação Efetiva de Marketing e atrair o maior número possivel de Consumidores para o seu Funil de Vendas... mas isso é assunto para outra transmissão.

Já que, nesta transmissão, começamos a Série “Dez Posicionamentos Estratégicos”, falando de Mix de Marketing, vamos continuar, na próxima transmissão, falando de Mix: Mix de Produtos ou Mix de Variedades: a verdadeira “Alma do Negócio”: o Conteúdo do Ponto de Vendas.

Muito Obrigado e até lá! Nos Vemos no Portal SOU Varejista! souvarejista.com.br

ESCUTE O PODCAST AQUI:

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

FLASH 4.0 - Consultoria Relâmpago

  FLASH 4.0 - Consultoria Relâmpago para deixar a sua Loja pronta para o Novo Normal, com Qualidade, Rentabilidade e Efetividade Operacional. Se você está lendo esta postagem, seguramente compartilhamos da mesma paixão pelo Varejo. Agora, gostaria da sua avaliação para este novo modelo de Consultoria que economiza tempo e dinheiro. Estou falando de uma Auditoria de Qualidade , com o objetivo de Qualificar a(s) sua(s) loja(s) para entregar Excelência no Atendimento à Diversidade de Clientes no Ponto de Vendas . A Auditoria tem 4 Módulos , que, livremente, poderão ser contratados, para atender as suas reais necessidades.   Direto ao ponto, porque tempo é dinheiro, me coloco a sua disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre a Proposta, para entregarmos, com segurança, um Serviço de Valor e Qualidade Diferencial , compatível com o caráter e a cultura de nossas Empres O Flash 4.0 é uma Auditoria de Qualidade ; uma “tomografia” do Ponto de Vendas para corrigir defeitos e qual

FALA Varejista! PodCast.Sem56 - "Marketing de Experiência - Parte 3"

Numa Parceria de Fix Tecnologia, Gustavo Sobreira Advogados Associados, Realiza Business e VTL Marketing e com o Apoio de Casa Primor, JAZAM Alimentos e Rações VittaMax , iniciamos mais uma Transmissão do... FALA Varejista! PodCast Transmissão 56 – “Marketing de Experiência – Parte 3” FALA Varejista! “Existe Marketing de tudo e para tudo porque, como sempre repetimos, tudo é Marketing e Marketing é tudo: simples assim.” Dando continuidade à Série de 5 Semanas falando sobre Marketing de Experiência , nesta terceira transmissão falaremos sobre os 5 Tipos de Experiência . Vamos destacar as características de cada Experiência e contextualizar com um exemplo prático no Ponto de Vendas, para maior clareza da situação. 1. Sentidos Experiências proporcionadas através dos 5 Sentidos , o chamado Marketing Sensorial , são utilizadas desde os primórdios do Varejo. A Experimentação é uma poderosa estratégia de Marketing e Vendas. No Ponto de Vendas, cheirinho de pão fresquinho ou de um cafezi

FALA Varejista! PodCast.Sem54 - "Marketing de Experiência - Parte 1"

Numa Parceria de Gustavo Sobreira Advogados Associados, Realiza Business e VTL Marketing e com Apoio de Casa Primor, JAZAM Alimentos e Rações VittaMax, iniciamos mais uma Transmissão do... FALA Varejista! “Existe Marketing de tudo e para tudo porque, como sempre repetimos, tudo é Marketing e Marketing é tudo: simples assim.” A partir desta transmissão iniciamos a Série de 5 Semanas falando sobre Marketing de Experiência , então sem blá-blá-blá, sem embromation, direto ao ponto, o que é Marketing de Experiência? Certamente vocês já ouviram falar de Marketing Estratégico, Marketing Pessoal, Marketing Político, Marketing de Guerrilha, Marketing Digital, Neuro Marketing, Inbound Marketing, Endo Marketing, VTL Marketing , etc, etc... Misturando tudo isso, passamos pelo Marketing de Relacionamento , para criar um caso de amor com seus Clientes, como dizia Kotler, pelo Marketing Sensorial , para usar todos os sentidos – tato, olfato, visão, audição e paladar – para atrair e reter mais Cl