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FALA Varejista! PodCast.Sem42 - "A Propaganda 'Não É' a Alma do Negócio"


FALA Varejista!

“Conteúdo é a nova ‘alma do negócio’; se você não tem, sua propaganda é enganosa.”


Iniciando a Série “Dez Posicionamentos Estratégicos” para o Varejo de Produtos e Serviços, vamos falar sobre o que dizem ser a “Alma do Negócio”: a Propaganda... Ou o que, erroneamente, as pessoas chamam de Marketing.

Para começo de conversa vamos esclarecer que Propaganda “não é” Marketing; Propaganda é, apenas, um dos elementos do chamado Mix de Marketing, ou Composto de Marketing, formado pelos famosos 4 P’s: Produto, Preço, Praça e Propaganda.

Da mesma forma, Propaganda não é a “alma do negócio”; Propaganda é, essencialmente, a comunicação da “alma do negócio” que deve ser formada pelos quatros P’s, num arranjo que satisfaça as necessidades e desejos dos Clientes.

Assim a Propaganda, independente da forma e da mídia que é feita, deve ser Coerente, Convergente e Estruturada com o Processo A.I.D.A.: esses são os princípios de uma Comunicação Efetiva de Marketing construida com Respeitabilidade, Afetividade, Confiabilidade e Efetividade que são os elementos da Fórmula R.A.C.E. do Varejo 4.0 Ominicanal, isto é: Físico, Móvel e/ou Digital...

Coerente porque de nada adianta fazer “dancinha engraçada” no Instagram e ter na loja atendentes mau humorados e antipáticos;

Convergente porque deve ir ao encontro das expectativas; dizer aquilo que o Cliente quer escutar: uma real proposta de valor com significado “para ele”;

Estruturada com o Processo A.I.D.A. porque o principal objetivo de uma Comunicação ou Propaganda é chamar a Atenção do Cliente; despertar o seu Interesse, criar um Desejo e provocar uma Ação que é a compra do produto ou Serviço anunciado.

Assim, do cumprimento desses três princípios, uma Comunicação ou Propaganda deve conter os quatro elementos da Fórmula R.A.C.E.:

Respeitabilidade para garantir os plenos Direitos dos Consumidores; Afetividade para iniciar a construção de Relacionamentos duradouros; Confiabilidade para dar transparência às Relações de Consumo e, finalmente, Efetividade, para garantir os esperados incrementos de Vendas e Lucros.

Para concluir, repito que a propaganda não é a “alma négócio”; é a “alma do negócio” que deve ser propagada aos quatros ventos para ampliar o alcance da sua Comunicação Efetiva de Marketing e atrair o maior número possivel de Consumidores para o seu Funil de Vendas... mas isso é assunto para outra transmissão.

Já que, nesta transmissão, começamos a Série “Dez Posicionamentos Estratégicos”, falando de Mix de Marketing, vamos continuar, na próxima transmissão, falando de Mix: Mix de Produtos ou Mix de Variedades: a verdadeira “Alma do Negócio”: o Conteúdo do Ponto de Vendas.

Muito Obrigado e até lá! Nos Vemos no Portal SOU Varejista! souvarejista.com.br

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