FALA Varejista!
“Reconhecer, Organizar, Compreender: tudo, absolutamente tudo, no ponto de vendas tem a ver com estas palavras.”
Segundo a Neurolinguística, Reconhecer, Organizar e Compreender formam a Tríade da Cognição: a forma como compreendemos o mundo e, claro, o ponto de vendas...
Uma das mais efetivas ferramentas para alcançar este objetivo é a Curva ABC: um método de classificar e analisar dados e informações que funciona da seguinte forma:
Na Curva A temos dados de maior importância, valor ou quantidade que correspondem a 20% do total de dados;
Da mesma forma, nas Curvas B e C temos dados que são de média ou menor importância e correspondem a 30% e 50%, respectivamente...
Estes percentuais variam de negócio para negócio; de processo para processo; não é uma regra fixa, mas um parâmetro para nortear o trabalho dos Gestores...
Quanto mais detalhada for a análise, maior será a precisão dos percentuais.
Com a Curva ABC, os Gestores podem analisar informações de todos os setores do negócio... Vendas, Estoque, Fluxo de Clientes, Compra, etc... (no livro incluir exposição de produtos e gestão do tempo).
Nesta transmissão, queremos recomendar que usem esta ferramenta para Organizar o seu tempo, porque tempo é o bem mais precioso que temos...
Passar o dia “apagando incêndio” não leva ninguém a lugar nenhum. Organizar as atividades operacionais, táticas e estratégicas é o caminho para alcançar a Efetividade Operacional.
E lembre-se: o que engorda o gado é o olho do dono e não a sua mão em todas as atividades da criação do rebanho... Pensem nisso!!!
Na próxima transmissão falaremos sobre “Propósitos”...
Muito obrigado e até lá! Nos vemos no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br
Escute o PodCast AQUI:
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