Pular para o conteúdo principal

FALA Varejista! PodCast.Sem18 - "DR com o Contador"

FALA VAREJISTA!

Vamos começar o ano com uma DR! 

Aliás, recomendo para todos os Varejistas que comece todos os dias com uma boa DR! 

A DR, mais conhecida como Demonstração ou Demonstrativo de Resultados, é uma excelente ferramenta de Planejamento e Gestão; uma ferramenta de mil e uma utilidades... 

Sente com o seu Contador, conheça, se não conhece, e tenha uma longa DR! 

A DR pode ser elaborada anual, trimestral, mensal, semanal e até diariamente; seu Contador, talvez, não vai gostar nada dessa ideia, por isso recomendo incluir na DR o seu fornecedor de Tecnologia da Informação: um bom ERP – Sistema de Gestão Empresarial – vai ajudar muito em uma “reconciliação”. 

Se você quer potencializar o Planejamento e a Gestão na sua Empresa, de forma simples e segura, transforme a DR na sua “Planilha de Cabeceira”, porque ela é um retrato fiel das suas atividades; equivale a uma tomografia; um exame em 360º da sua Empresa. 

Resumidamente, numa Análise Vertical ou Horizontal, se comparada em diversos períodos, a DR pode se tornar um poderoso instrumento de Gestão; por isso dizemos que é a ferramenta das mil e uma utilidades. 

Vamos destacar uma utilização da DR que é imprescindível a todo Varejista que pretende Rentabilidade e Sustentabilidade do seu negócio: a Formação de Preços ou Precificação. 

Com a DR, numa única Planilha, você pode administrar toda sua Estratégia de Vendas, a partir dos itens de controle que você determinar, tais como: 

- Volume de Vendas, 

- Custos Fixos e Variáveis, 

- Margens de Lucro, etc, etc, etc... 

Tudo isso depende do preço que você determinar para o seu produto ou serviço... Então, vamos ao preço?! 

Pense no seu preço como um sanduíche; cada fatia representando uma linha da sua DR... 

Agora, estabeleça a relação percentual de cada item com a Receita Total... 

Pronto: agora você tem a real composição do seu preço e está pronto para uma análise dos componentes. 

Nesta analogia a Receita Total é igual ao seu Preço e cada linha da DR é um componente do preço que deve ser analisado e determinado para ser competitivo com relação aos seus concorrentes. Desta forma você estará precificando de forma segura, considerando todos os elementos que “devem” fazer parte do seu preço para que o seu lucro esteja garantido! 

Para reforçar a recomendação de Precificar com a DR, estamos anexando uma Planilha que utilizamos e que você poderá adaptar para a sua realidade... Se precisar, sabe onde nos encontrar! 

Muito obrigado e até a próxima transmissão... Nos vemos no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br

Escute o PodCast AQUI:

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

A Cartilha do ABC

Há alguns dias li uma notícia, num site sobre empreendedorismo, que uma empreendedora havia alcançado sucesso em seu negócio com uma inovação: ela estava produzindo sapatos ao gosto do Cliente, isto é: customizados ou personalizados ou, ainda, taylor made – sob medida.
- Como é que é?! Inovação!? Mas quando!?
Sou do tempo que sapatos, roupas, chapéus, joias e outros acessórios e adornos eram confeccionados sob medida e encomenda dos Clientes, então, para mim, esta empreendedora não está inovando: está fazendo o que é bastante comum no mundo da moda: voltando ao passado; fazendo uma releitura de um processo de produção. Não vou me aprofundar neste “revival” calçadista, porque a leitura da noticia me inspirou a fazer minha própria “inovação”: uma Cartilha do ABC para ensinar empreendedores e varejistas o “bê-a-bá” da Gestão de Estoques, Vendas Clientes, Cobrança, Capital de Giro e o fundamental Fluxo de Caixa. A Cartilha do ABC é uma ferramenta gerencial que serve para isso e muito mais.
C…

Rally M+is - TransNordestina

Rally M+is TransNordestina
"O Rally da TransformAÇÃO"

Apresentação / Propósito:
O Rally M+is em sua IV Edição – Rally M+is – TransNordestina – estará focando suas expertises no Varejo Alimentar: origem da proposta de trabalho da VTL Marketing. Suas atividades estarão focadas no desenvolvimento e/ou ampliação do relacionamento dentro da Cadeia de Suprimento, além da Qualificação de Empreendedores e Operadores e Varejistas para enfrentar a R-Evolução 4.0; para trabalhar com foco na nova realidade do Varejo e do Novo Consumidor Omnicanal.
O que eu ganho com isso?

- Consumidores:
MELHOR Atendimento, Preço, Qualidade, Variedade e Conforto;
- Varejistas:
MAIS Qualificação, Vendas, Gestão e Rentabilidade;
- Transportadoras:
MAIS Embarques, Precisão, Rapidez, Pontualidade e Eficiência;
- Distribuidores:
MAIS Mix, Giro, Clientes, Rentabilidade e Liquidez;
- Indústrias:
MAIS Vendas, Previsibilidade e Rentabilidade!
O Roteiro:
Neste momento de R-Evolução 4.0, o Percurso do Rally M+is – TransNordestina…

10 Perguntas Demolidoras

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio.
A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio.
Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores.
Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma associação mundial de…