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FALA Varejista! PodCast.Sem38 - "Comportamento do Consumidor"



FALA Varejista! 


“No Planejamento de Marketing, do Tradicional ao Digital, a verdadeira R-Evolução é Comportamental.” 


Na Série “Os Sete Pecados Capitais no Atendimento” relatamos os pecados e suas respectivas penitências, que são, indiscutivelmente, resultantes do Comportamento de Consumidores e Varejistas... 

Além do Atendimento, o Fator Comportamental está em todos os processos no Ponto de Vendas, seja ele físico ou virtual... 

A explicação para isso é simples e, para entender, não precisamos ser Psicólogos ou Psicanalistas... 

Na verdade, o que todo varejista precisa entender é que não vendemos Produtos ou Serviços... Isso mesmo... O que nós, realmente, vendemos são promessas: promessas de satisfação de necessidades e desejos dos nossos Clientes. 

Então, tudo no Ponto de Vendas reflete e/ou está refletido no Comportamento do Consumidor, que podemos traduzir na “Curva de Decisão de Compras”: a forma como cada consumidor decide cada item que coloca no seu carrinho de compras... 

A “Curva de Decisão” é formada pela importância que o cliente dá a cada característica de um Produto ou Serviço e isso determina tudo no Ponto de Vendas; da forma como a Loja é arrumada até a variedade e quantidade de produtos disponíveis... 

Num biscoito recheado, por exemplo, o Cliente avalia sabor, cheiro, cor, aparência, crocância, preço, marca, etc... Na ordem que “ele” dá importância. 

Isso nos lembra que existem três tipos de Consumidores, analisando, de forma simples, os seus comportamentos: 

1. O Consumidor Marca; que prioriza as marcas que consome; 

2. O Consumidor Preço; que prioriza o preço de tudo que consome e, finalmente, 

3. O Consumidor Tanto Faz; que pega o primeiro produto que vê na sua frente! 

Nos Pontos de Vendas e nas casas dos Clientes, Institutos de Pesquisa como Nielsen, POPAI, IBOPE e outros coletam dados para compor a Curva de Decisão e direcionar desde o desenvolvimento dos produtos até a sua exposição no Ponto de Vendas. 

No Ponto de Vendas, o Varejista e seus operadores podem fazer a mesma coleta de dados, aceitando um conselho universal: “Escute o seu Cliente”. 

Escute para entender e atender, com excelência, a Diversidade de Clientes no Ponto de Vendas... 

Esta é a finalidade do Marketing e deve ser a Missão de cada Varejista!! 

Como “Material de Apoio”, recomendamos que escutem a Série “Os Sete Pecados Capitais no atendimento” no Blog Varejão do Portal SOU Varejista! 

Muito obrigado e até a próxima transmissão, quando falaremos sobre Transformação Digital... Nos vemos no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br


Escute o PodCast AQUI:

Comentários

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