Pular para o conteúdo principal

FALA Varejista! PodCast.Sem37- "Varejo no Novo Normal"



FALA Varejista! 


“Nem toda ‘Nova Tecnologia’ é bem-vinda na Loja; decida-se pela que, realmente, pode contribuir com a Experiência do Cliente e dar-lhe Significado.” 


Vivemos um momento de retomada: com a Economia em recessão técnica, todos os nossos passos precisam ser, milimetricamente, pensados. Vivemos, também, um momento de turbulência do conhecimento em todas as áreas: mais uma razão para termos cautela em nossas ações. 

Assim é preciso filtrar o grande número de informações que recebemos no nosso dia-a-dia; identificar o que, realmente, importa para as nossas vidas, nossos empregos e nossas Empresas. 

Na área da Tenologia para o Varejo não é diferente: existem milhões de promessas de Soluções que precisam ser muito bem avaliadas antes da decisão de adotá-las no Ponto de Vendas. 

Por isso é preciso identificar e entender o momento de drásticas mudanças e como essas mudanças nos afetam... 

Separamos três tópicos de grande importância para respaldar nossas decisões: Comportamento do Consumidor, Transformação Digital e Efetividade Operacional

Temos pontuado que do Marketing Tradicional ao Marketing Digital, a verdadeira revolução é comportamental. As mudanças no Comportamento do Consumidor podem ser resumidas em uma palavra: conveniência; que vem a ser um dos pilares do comércio eletrônico... 

A Conveniência da tele-entrega, do aplicativo de mensagens, do home office, do autoatendimento, da telemedicina, etc, etc, etc... 

O que nos leva à Transformação Digital que, há pouco tempo, era, apenas, uma tendência e do dia para a noite foi colocada no colo dos varejistas: toma que o filho é teu!! 

Neste ponto da história, o varejista precisa redobrar os esforços e cuidados para atender os seus Clientes. Adotar os recursos que, realmente, agregam valor ao Atendimento , garantindo a Sustentabilidade e a rentabilidade, o que nos leva, finalmente, à Efetividade Operacional, que podemos traduzir como entregar o produto certo, no tempo certo, no lugar certo, ao Cliente certo, com o lucro certo. 

Aqui os três tópicos se conectam de forma estratégica: 

Comportamento do Consumidor, Transformação Digital e Efetividade Operacional passam a representar uma questão de sobrevivência. 

Então, muita calma na hora da tomada de decisão sobre qual “Nova Tecnologia” será colocada no Ponto de Vendas. Pense, pese, pondere e decida-se pelo melhor para o seu Cliente e para sua Empresa. 

Como Material de Apoio, desta transmissão, recomendamos a leitura do Artigo “Efetividade Operacional em 3, 2, 1” no Blog Varejão do Portal SOU Varejista! 

Muito obrigado e até a próxima transmissão... Nos vemos no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br 


Escute o PodCast AQUI:

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

O Fator "Stoic Mujic"

Há um conselho que escuto e sigo, há pelo menos 10 anos, para reafirmar minha Determinação. Conselho, de um certo "Anjo João", que ecoa em minha mente, sempre que alguma dificuldade surge no horizonte: "Levanta a cabeça e segue em frente"... - Valeu João!!! “Enquanto se descansa, se carrega pedras”: este provérbio português é o tipo de frase feita que não sai da boca de um grupo de pessoas, entre as quais me incluo: os obstinados pelo que fazem, pelo trabalho. Estas pessoas são do tipo que nunca “desligam”. Não importa onde estejam, o que estejam fazendo; eles estão sempre “ligados”. Numa sessão de vídeo caseira, com pipoca e guaraná, não seria diferente. Na última, da qual participei, vimos o filme “A Ponte dos Espiões” . “Bridge of Spies” em Inglês. Embora eu prefira, por razões que o leitor poderá ver no filme, o título em Alemão: “Der Unterhändler” que em língua tupiniquim que dizer “O Negociador”. É um excelente filme para ser usado em treinamentos sobre Nego

Resiliência

Considero a Prospecção uma das atividades mais ricas e prazerosas dentro do Processo de Vendas de Serviços de Consultoria e Desenvolvimento Humano. É um momento de intenso aprendizado, em função das situações às quais somos expostos, que exige o pleno exercício de nossos conhecimentos e habilidades de negociação.  Contornar as mais diversas objeções e transformá-las em argumentos para fechamento da venda, tem sido o exercício mais praticado em todos os níveis do Processo de Vendas. Temos que contornar objeções dos gestores de Recursos Humanos das empresas, dos Empresários e finalmente das pessoas indicadas para participarem de determinado treinamento. Nem sempre é possível contar com o um Levantamento de Necessidades de Treinamento – LNT : normalmente aplicamos a técnica do Cliente Oculto para avaliar o nível de atualização e profundidade da capacitação do pessoal de Frente de Loja e Retaguarda. A mais frequente objeção tem sido o fato de existir a realização recente de tre

FALA Varejista! PodCast.Sem59 - "Abismo Tecnológico - Parte 1"

Numa Parceria de Fix Tecnologia, Gustavo Sobreira Advogados Associados, Realiza Business e VTL Marketing e com o Apoio de Casa Primor, JAZAM Alimentos e Rações VittaMax, iniciamos mais uma Transmissão do... FALA Varejista! “Não invista em Transformação Digital se a sua Mentalidade é Analógica” Nunca tantos falaram tanto sobre Transformação Digital , mas, “esses tantos”, continuam confundindo Marketing com Propaganda; Rentabilidade com Lucratividade; Redes Sociais com Marketing Digital e Planejamento com “perda de tempo”... No passo do elefantinho, o que deveria, realmente, ser transformado; reorganizado e ressignificado continua ancorado em Crenças Limitantes e Processos Ultrapassados: estou falando da Mentalidade do Empreendedor : se não de todos, pelo menos, de boa parcela deles. Antes de promover a tão valorizada Transformação Digital , é preciso promover urgentes mudanças na Mentalidade dos Empreendedores; na forma como pensam e sentem o seu mundo e seus negócios; transformar a Men