Pular para o conteúdo principal

FALA Varejista! PodCast.Sem40 - "Efetividade Operacional no Varejo 4.0"


FALA Varejista!

“O Marketing Digital tem o poder de tornar escalável o Relacionamento com o Cliente sem perder o atributo da Exclusividade.”

Diante das mudanças provocadas pelo Comportamento do Consumidor e pela Transformação Digital, a Efetividade Operacional está sendo resignificada e o padrão de excelência está sendo atualizado constantemente: manter-se atualizado é uma questão de sobrevivência.

Independente do tipo de mudança e suas consequências, um item de controle não pode ser negligenciado: a satisfação do Cliente.

Então, vamos analisar a Efetividade Operacional, no contexto dos Quatro Pilares da Trasnformação Digital, considerando a satisfação dos Clientes, porque isso nos trará a certeza do sucesso do negócio.

1. Relacionamento com os Clientes

O melhor indicador de Efetividade Operacional no Relacionamento com os Clientes é ter Clientes que defendem e divulgam a sua Empresa. Isso é, também, um indicador de que sua Empresa atingiu a Excelência no Atendimento à Diversidade de Clientes no Ponto de Vendas.

2. Atualização Tecnológica

No quesito Atualização Tecnológica, não devemos pensar, apenas, em equipamentos, mas, principalmente, em processos: a forma como sua Empresa desenvolve cada atividade, com qualidade e no tempo certo, gerando os resultados planejados.

De nada adianta ter equipamentos de última geração se as suas funções não são amplamente utilizadas. É como comprar um ERP – Sistema d Gestõ Empresarial, apenas, para passar mercadorias no caixa.

Neste sentido, na Atualização Tecnológica, priorize os processos; entre os processos, priorize os que trazem melhorias no Atendimento ao Cliente; que promovam melhores experiências de compras na sua Loja, seja ela física, nóvel ou virtual.

3. Atualização da Cultura Organizacional

Diversidade, Sustentabilidade e Responsabilidade Social: acredito que estas são as três principais vertentes de Atualização da Cultura Organizacional de uma Empresa, com foco da satisfação dos Clientes.

Desta forma é preciso introduzir o Pensar 3-D: Desacelerar, Desfocar e Descolar.

- Desacelerar é estabelecer um rítmo de análise que permita transformar informações em conhecimentos; conhecimentos em habilidades; habilidades em ações convergentes e ações convergentes em resultados sustentáveis;

- Desfocar é fugir da armadilha do “robotismo” que te coloca ligado ao problema e te impede de pensar, fora do campo de visão, para enxergar a solução. O pensamento que criou o problema, jamais criará a solução, então mude os seus pensamentos;

- Descolar e livrar-se da rigidez de crenças em processos imutáveis. “Mudança é a lei da vida”. Seja flexível e abra a sua mente para o Admirável Mundo Novo do Varejo 4.0

4. Atualização da Gestão do Negócio

É aqui que “a porca torce o rabo” e a Transformação Digital empaca!!!

Aproximadamente 80% dos negócios no Brasil são Empresas Familiares e os outros 20% são Empresas com estruturas matriciais e gestão centralizada de cima para baixo, isto é: manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Nesse contexto, qualquer mudança é um parto; imaginem uma transformação ampla, geral e irrestrita... Nem pensar!!

Muitas vezes este dilema acaba nos tribunais ou, nos casos de ruptura amigável, em uma Holding... Mas isso é assunto para outra transmissão.

Voltando à Atualização da Gestão do Negócio, recomendamos a adoção dos 3-D’s da Efetividade Operacional: Determinar, Desenvolver e Delegar, que são suficientes para promover mudanças, independente do tipo de Empresa.

- Determinar é estabelecer um ciclo de Planejamento , Execução , Controle e Ação Corretiva (PDCA) para cada atividade da Empresa, gerando resultados com soluções e ótimas experiências para os Clientes.

- Desenvolver é preparar a Equipe para executar a Proposta de Valor da Empresa, gerando satisfação para os Clientes, reconhecimento e autoridade para a Empresa.

- Delegar é o principal papel da Liderança para criar as condições ideais para desenvolver a Equipe e identificar o seu substituto, imprimindo sua visão de futuro para garantir a sustentabilidae da Empresa.

Com esta transmissão encerramos a Série sobre o “Varejo no Novo Normal”!!

Muito obrigado e até a próxima transmisão... Nos vemos no Portal SOU Varejista! souvarejista.com.br

ESCUTE O PODCAST AQUI:

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

Motivação x Entusiasmo

"Nada de grandioso chegou, algum dia, a ser alcançado sem entusiasmo.” [Ralph Waldo Emerson] Mais um Work Shop, mais uma Palestra e a velha questão vem à tona: motivação. O que percebo, é que a grande maioria das pessoas está olhando, diariamente, para os céus à espera de instruções para seguir em frente. Há um verdadeiro eclipse do pensamento. As pessoas simplesmente desistiram de pensar e desta forma se sentem inteiramente perdidas, limitadas a garantir suas subsistências. Por outro lado, sempre que ouço uma solicitação de algum trabalho voltado à motivação do pessoal, fico com as orelhas em pé: quais as verdadeiras razões para a demanda? Há um real desejo de desenvolvimento das pessoas pelas pessoas ou trata-se apenas de uma demanda por mais produtividade? Mas esta é outra história. Inicialmente, vamos entender a diferença entre ‘motivação’ e entusiasmo (automotivação). Conforme sempre falo, a diferença entre motivação e entusiasmo fica explicitada em u

Vendor PhD: a Solução para Tudo!!!

ATENÇÃO!!! Tudo que você precisa saber sobre o Processo de Vendas 3-D, está nas três linhas abaixo... Vá para o final do texto e Conheça COMO nós vamos RECONSTRUIR suas Habilidades Técnicas e Interpessoais (Soft + Hard Skills), sem blá-blá-blá, nem mi-mi-mi e muito menos embromation: teorias miraculosas e fórmulas secretas!!! A formulação do Processo de Vendas 3-D possibilita uma abordagem única, a cada interação Vendedor PhD <-> Cliente, Diariamente, Demonstrável e Diferente. Agora, vá para a marcação abaixo: =====> Mas, se preferir conhecer todos os detalhes do que veremos nos 4 (quatro) dias do "Programa VENDOR PhD" , aguce os sentidos e tenha uma excelente leitura!!! Segundo Kotler, Marketing é entender e atender os Clientes. Vamos ampliar este conceito para incluir um elemento essencial: a necessidade. Temos, então, que Marketing é entender e atender as necessidades dos Clientes. Mas isso, ainda, é insuficiente para delimitar a comp

TRABALHE CONOSCO: Consultor(a) Gestão de Pessoas

CONSULTOR(A) DE GESTÃO DE PESSOAS (LIBERAL / CNPJ / MEI) Para compor Equipe de Plataforma Omnicanal de Desenvolvimento Humano Organizacional , buscamos profissionais com Graduação em Psicologia e/ou Administração , com necessária Especialização em Gestão de Pessoas e/ou Psicologia Organizacional ; sólida Experiência em Operação de Varejo e/ou Desenvolvimento Humano Organizacional.  O Profissional será co-responsável pelo desenvolvimento e aplicação de Cursos, Palestras e Oficinas, além de atuar com Mentoria e Assessoria aos Clientes e Usuários dos Serviços de Treinamento, Desenvolvimento Humano e Recrutamento & Seleção .  Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho, Remuneração por Projetos (+Honorários +Comissões +Participação nos Lucros), além de possibilidade de Sociedade.  Perfil Empreendedor; Fã / Praticante de Rally; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média (semanas / meses) duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Pro