Pular para o conteúdo principal

FALA Varejista! PodCast.Sem40 - "Efetividade Operacional no Varejo 4.0"


FALA Varejista!

“O Marketing Digital tem o poder de tornar escalável o Relacionamento com o Cliente sem perder o atributo da Exclusividade.”

Diante das mudanças provocadas pelo Comportamento do Consumidor e pela Transformação Digital, a Efetividade Operacional está sendo resignificada e o padrão de excelência está sendo atualizado constantemente: manter-se atualizado é uma questão de sobrevivência.

Independente do tipo de mudança e suas consequências, um item de controle não pode ser negligenciado: a satisfação do Cliente.

Então, vamos analisar a Efetividade Operacional, no contexto dos Quatro Pilares da Trasnformação Digital, considerando a satisfação dos Clientes, porque isso nos trará a certeza do sucesso do negócio.

1. Relacionamento com os Clientes

O melhor indicador de Efetividade Operacional no Relacionamento com os Clientes é ter Clientes que defendem e divulgam a sua Empresa. Isso é, também, um indicador de que sua Empresa atingiu a Excelência no Atendimento à Diversidade de Clientes no Ponto de Vendas.

2. Atualização Tecnológica

No quesito Atualização Tecnológica, não devemos pensar, apenas, em equipamentos, mas, principalmente, em processos: a forma como sua Empresa desenvolve cada atividade, com qualidade e no tempo certo, gerando os resultados planejados.

De nada adianta ter equipamentos de última geração se as suas funções não são amplamente utilizadas. É como comprar um ERP – Sistema d Gestõ Empresarial, apenas, para passar mercadorias no caixa.

Neste sentido, na Atualização Tecnológica, priorize os processos; entre os processos, priorize os que trazem melhorias no Atendimento ao Cliente; que promovam melhores experiências de compras na sua Loja, seja ela física, nóvel ou virtual.

3. Atualização da Cultura Organizacional

Diversidade, Sustentabilidade e Responsabilidade Social: acredito que estas são as três principais vertentes de Atualização da Cultura Organizacional de uma Empresa, com foco da satisfação dos Clientes.

Desta forma é preciso introduzir o Pensar 3-D: Desacelerar, Desfocar e Descolar.

- Desacelerar é estabelecer um rítmo de análise que permita transformar informações em conhecimentos; conhecimentos em habilidades; habilidades em ações convergentes e ações convergentes em resultados sustentáveis;

- Desfocar é fugir da armadilha do “robotismo” que te coloca ligado ao problema e te impede de pensar, fora do campo de visão, para enxergar a solução. O pensamento que criou o problema, jamais criará a solução, então mude os seus pensamentos;

- Descolar e livrar-se da rigidez de crenças em processos imutáveis. “Mudança é a lei da vida”. Seja flexível e abra a sua mente para o Admirável Mundo Novo do Varejo 4.0

4. Atualização da Gestão do Negócio

É aqui que “a porca torce o rabo” e a Transformação Digital empaca!!!

Aproximadamente 80% dos negócios no Brasil são Empresas Familiares e os outros 20% são Empresas com estruturas matriciais e gestão centralizada de cima para baixo, isto é: manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Nesse contexto, qualquer mudança é um parto; imaginem uma transformação ampla, geral e irrestrita... Nem pensar!!

Muitas vezes este dilema acaba nos tribunais ou, nos casos de ruptura amigável, em uma Holding... Mas isso é assunto para outra transmissão.

Voltando à Atualização da Gestão do Negócio, recomendamos a adoção dos 3-D’s da Efetividade Operacional: Determinar, Desenvolver e Delegar, que são suficientes para promover mudanças, independente do tipo de Empresa.

- Determinar é estabelecer um ciclo de Planejamento , Execução , Controle e Ação Corretiva (PDCA) para cada atividade da Empresa, gerando resultados com soluções e ótimas experiências para os Clientes.

- Desenvolver é preparar a Equipe para executar a Proposta de Valor da Empresa, gerando satisfação para os Clientes, reconhecimento e autoridade para a Empresa.

- Delegar é o principal papel da Liderança para criar as condições ideais para desenvolver a Equipe e identificar o seu substituto, imprimindo sua visão de futuro para garantir a sustentabilidae da Empresa.

Com esta transmissão encerramos a Série sobre o “Varejo no Novo Normal”!!

Muito obrigado e até a próxima transmisão... Nos vemos no Portal SOU Varejista! souvarejista.com.br

ESCUTE O PODCAST AQUI:

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

FLASH 4.0 - Consultoria Relâmpago

  FLASH 4.0 - Consultoria Relâmpago para deixar a sua Loja pronta para o Novo Normal, com Qualidade, Rentabilidade e Efetividade Operacional. Se você está lendo esta postagem, seguramente compartilhamos da mesma paixão pelo Varejo. Agora, gostaria da sua avaliação para este novo modelo de Consultoria que economiza tempo e dinheiro. Estou falando de uma Auditoria de Qualidade , com o objetivo de Qualificar a(s) sua(s) loja(s) para entregar Excelência no Atendimento à Diversidade de Clientes no Ponto de Vendas . A Auditoria tem 4 Módulos , que, livremente, poderão ser contratados, para atender as suas reais necessidades.   Direto ao ponto, porque tempo é dinheiro, me coloco a sua disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre a Proposta, para entregarmos, com segurança, um Serviço de Valor e Qualidade Diferencial , compatível com o caráter e a cultura de nossas Empres O Flash 4.0 é uma Auditoria de Qualidade ; uma “tomografia” do Ponto de Vendas para corrigir defeitos e qual

FALA Varejista! PodCast.Sem56 - "Marketing de Experiência - Parte 3"

Numa Parceria de Fix Tecnologia, Gustavo Sobreira Advogados Associados, Realiza Business e VTL Marketing e com o Apoio de Casa Primor, JAZAM Alimentos e Rações VittaMax , iniciamos mais uma Transmissão do... FALA Varejista! PodCast Transmissão 56 – “Marketing de Experiência – Parte 3” FALA Varejista! “Existe Marketing de tudo e para tudo porque, como sempre repetimos, tudo é Marketing e Marketing é tudo: simples assim.” Dando continuidade à Série de 5 Semanas falando sobre Marketing de Experiência , nesta terceira transmissão falaremos sobre os 5 Tipos de Experiência . Vamos destacar as características de cada Experiência e contextualizar com um exemplo prático no Ponto de Vendas, para maior clareza da situação. 1. Sentidos Experiências proporcionadas através dos 5 Sentidos , o chamado Marketing Sensorial , são utilizadas desde os primórdios do Varejo. A Experimentação é uma poderosa estratégia de Marketing e Vendas. No Ponto de Vendas, cheirinho de pão fresquinho ou de um cafezi

Rally M+is - Transamazônica

"Falar é fácil, quero ver fazer!" Partindo de Cabedelo (PB) Quantas vezes você já ouviu esta frase, todas as vezes que você teve uma ideia inovadora; todas as vezes que você pensou em fazer algo, realmente, inovador, diferente? Quantas vezes diante, da descrença das pessoas, você vacilou e desistiu? Nós não desistimos! Amadurecemos nossa ideia até o ponto de ser colhida, até o ponto ideal para ser colocada em prática, até a hora de Agir! Nossa ideia pode até parecer uma completa loucura, uma insensatez, mas foi pensada e planejada nos seus mínimos detalhes: detalhes Bons e Ruins, Ações e Reações, Atitudes e Consequências, Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, o Que, Onde, Porque, Quem, Como, Quando, Quanto... Planejamento concluído e exaustivamente testado e aprovado chegou a hora da Ação! Sem esquecer que a vida do Empreendedor é (ou, necessariamente, deveria ser) um eterno looping de PDCA: Planejar, Desenvolver, Controlar, Ajustar, Planejar...