Pular para o conteúdo principal

FALA Varejista! PodCast.Sem40 - "Efetividade Operacional no Varejo 4.0"


FALA Varejista!

“O Marketing Digital tem o poder de tornar escalável o Relacionamento com o Cliente sem perder o atributo da Exclusividade.”

Diante das mudanças provocadas pelo Comportamento do Consumidor e pela Transformação Digital, a Efetividade Operacional está sendo resignificada e o padrão de excelência está sendo atualizado constantemente: manter-se atualizado é uma questão de sobrevivência.

Independente do tipo de mudança e suas consequências, um item de controle não pode ser negligenciado: a satisfação do Cliente.

Então, vamos analisar a Efetividade Operacional, no contexto dos Quatro Pilares da Trasnformação Digital, considerando a satisfação dos Clientes, porque isso nos trará a certeza do sucesso do negócio.

1. Relacionamento com os Clientes

O melhor indicador de Efetividade Operacional no Relacionamento com os Clientes é ter Clientes que defendem e divulgam a sua Empresa. Isso é, também, um indicador de que sua Empresa atingiu a Excelência no Atendimento à Diversidade de Clientes no Ponto de Vendas.

2. Atualização Tecnológica

No quesito Atualização Tecnológica, não devemos pensar, apenas, em equipamentos, mas, principalmente, em processos: a forma como sua Empresa desenvolve cada atividade, com qualidade e no tempo certo, gerando os resultados planejados.

De nada adianta ter equipamentos de última geração se as suas funções não são amplamente utilizadas. É como comprar um ERP – Sistema d Gestõ Empresarial, apenas, para passar mercadorias no caixa.

Neste sentido, na Atualização Tecnológica, priorize os processos; entre os processos, priorize os que trazem melhorias no Atendimento ao Cliente; que promovam melhores experiências de compras na sua Loja, seja ela física, nóvel ou virtual.

3. Atualização da Cultura Organizacional

Diversidade, Sustentabilidade e Responsabilidade Social: acredito que estas são as três principais vertentes de Atualização da Cultura Organizacional de uma Empresa, com foco da satisfação dos Clientes.

Desta forma é preciso introduzir o Pensar 3-D: Desacelerar, Desfocar e Descolar.

- Desacelerar é estabelecer um rítmo de análise que permita transformar informações em conhecimentos; conhecimentos em habilidades; habilidades em ações convergentes e ações convergentes em resultados sustentáveis;

- Desfocar é fugir da armadilha do “robotismo” que te coloca ligado ao problema e te impede de pensar, fora do campo de visão, para enxergar a solução. O pensamento que criou o problema, jamais criará a solução, então mude os seus pensamentos;

- Descolar e livrar-se da rigidez de crenças em processos imutáveis. “Mudança é a lei da vida”. Seja flexível e abra a sua mente para o Admirável Mundo Novo do Varejo 4.0

4. Atualização da Gestão do Negócio

É aqui que “a porca torce o rabo” e a Transformação Digital empaca!!!

Aproximadamente 80% dos negócios no Brasil são Empresas Familiares e os outros 20% são Empresas com estruturas matriciais e gestão centralizada de cima para baixo, isto é: manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Nesse contexto, qualquer mudança é um parto; imaginem uma transformação ampla, geral e irrestrita... Nem pensar!!

Muitas vezes este dilema acaba nos tribunais ou, nos casos de ruptura amigável, em uma Holding... Mas isso é assunto para outra transmissão.

Voltando à Atualização da Gestão do Negócio, recomendamos a adoção dos 3-D’s da Efetividade Operacional: Determinar, Desenvolver e Delegar, que são suficientes para promover mudanças, independente do tipo de Empresa.

- Determinar é estabelecer um ciclo de Planejamento , Execução , Controle e Ação Corretiva (PDCA) para cada atividade da Empresa, gerando resultados com soluções e ótimas experiências para os Clientes.

- Desenvolver é preparar a Equipe para executar a Proposta de Valor da Empresa, gerando satisfação para os Clientes, reconhecimento e autoridade para a Empresa.

- Delegar é o principal papel da Liderança para criar as condições ideais para desenvolver a Equipe e identificar o seu substituto, imprimindo sua visão de futuro para garantir a sustentabilidae da Empresa.

Com esta transmissão encerramos a Série sobre o “Varejo no Novo Normal”!!

Muito obrigado e até a próxima transmisão... Nos vemos no Portal SOU Varejista! souvarejista.com.br

ESCUTE O PODCAST AQUI:

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

O Líder Situacional Sistêmico

Todos querem Comprometimento , todos querem Engajamento , todos querem colaboradores Motivados , todos querem Equipes de Alto Rendimento ... Mas, quantos se preocupam, verdadeiramente, com as Condições de Trabalho, com o Clima Organizacional, com as Pessoas Certas nos Lugares Certos, com Pessoas que pensam em Pessoas?  Acredito que os Resultados tenham a prioridade nesta lista de situações. Resultados como Objetivo e não como Consequência de um trabalho bem feito. Resultados pelos Resultados: simples assim. Não sou contra os Resultados, nem contra os que os buscam determinadamente, afinal eu estou entre eles. O Lucro não é um "Pecado". Mas, lembrando de um lugar comum, o único lugar em que o Resultado vem antes do Trabalho é no Dicionário. Se você quer Comprometimento, Engajamento, Motivação e uma Equipe de Alto Rendimento , "fora da curva", aprenda a Liderar. Aprenda a conviver com a Liderança Situacional Sistêmica . " Com talento, ganhamos partidas. Com &

10 Perguntas Demolidoras

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio. A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio. Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores. Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma as

BLITZ TQV - Qualidade Total no Varejo

Pesquisas de Satisfação são ótimos indicadores da qualidade de Produtos e Serviços. Melhor do que isto são os Guias de Críticos e Consultores que avaliam criteriosamente o Ponto de Vendas e Prestador de Serviços. Baseados nestas premissas, criamos a BLITZ TQV - Qualidade Total no Varejo , para divulgar Melhores Práticas no Varejo de Vizinhança - a famosa "Loja de Bairro" - de todos os segmentos, e garantir que Qualidade e Melhor Preço não sejam Propaganda Enganosa. A BLITZ TQV está focada em Pontos de Vendas que mereçam a nossa atenção como Referência em seu segmento de mercado, pela Excelência no Atendimento ao Cliente , que possam ser considerados como provedores de Excelentes Experiências de Compras , consideradas pela ótica dos seguintes parâmetros: Qualidade dos Produtos / Serviços, Conforto, Excelência no Atendimento ao Cliente, Conveniência (Proximidade) e Melhores Preços. Nossa avaliação será "in loco", com a utilização da