Pular para o conteúdo principal

FALA Varejista! PodCast.Sem34 - "Propositos"

 

FALA Varejista! 


“Propósito não é uma frase “bonitinha” para colocar no Currículo; é o que te dá tesão na hora que você paga suas contas.” 


Propósito
é uma palavra que virou “modinha”, nos meios de Desenvolvimento Pessoal, ancorada na onda da Neurolinguística e do Coach... Mas, na verdade, o que é Propósito? 

Na crista da onda, afirma-se que todos precisam de um Propósito para alcançar o sucesso na vida pessoal e profissional... Mas, na verdade, o que é Propósito?! 

Deixando a filosofia e a neurolinguística de lado, a melhor definição que encontrei para Propósito está no... Dicionário!! Segundo o Dicionário do Google, Propósito “é o que alguém se propôs ou porque se decidiu; decisão; determinação; resolução”. 

Esta simplificação linguística é proposital, para tratarmos o tema de forma objetiva e porque tem muita gente perdendo tempo em busca do que não existe: algo que já está no seu DNA e você, ainda, não identificou... Se mal conduzida, esta busca pode ser pura perda de tempo e dinheiro. 

Se você está diante de um dilema na sua Carreira ou na vida pessoal, pense, pese, pondere, faça suas escolhas e esteja pronto para as consequências. 

Resumindo, Propósito é o resultado das suas escolhas, a sua resolução, a forma como você levanta a cabeça e segue em frente, apesar das pedras no caminho... Propósito é a sua determinação. 

Resumindo tudo numa única frase, afirmo que Propósito é o que te dá tesão, porque, como dizia Roberto Freire, “sem tesão não há solução”

Na próxima transmissão falaremos sobre “Consistência”... 

Muito obrigado e até lá! Nos vemos no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br

Escute o PodCast AQUI:

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

Motivação x Entusiasmo

"Nada de grandioso chegou, algum dia, a ser alcançado sem entusiasmo.” [Ralph Waldo Emerson] Mais um Work Shop, mais uma Palestra e a velha questão vem à tona: motivação. O que percebo, é que a grande maioria das pessoas está olhando, diariamente, para os céus à espera de instruções para seguir em frente. Há um verdadeiro eclipse do pensamento. As pessoas simplesmente desistiram de pensar e desta forma se sentem inteiramente perdidas, limitadas a garantir suas subsistências. Por outro lado, sempre que ouço uma solicitação de algum trabalho voltado à motivação do pessoal, fico com as orelhas em pé: quais as verdadeiras razões para a demanda? Há um real desejo de desenvolvimento das pessoas pelas pessoas ou trata-se apenas de uma demanda por mais produtividade? Mas esta é outra história. Inicialmente, vamos entender a diferença entre ‘motivação’ e entusiasmo (automotivação). Conforme sempre falo, a diferença entre motivação e entusiasmo fica explicitada em u

Arista - Até o Fim do Mundo

"Arista - Até o Fim do Mundo" é um Romance-Ficção Científica-Aventura; é, também, uma inquietante tentativa de responder as perguntas sobre as origens do que escrevo: as lembranças que afloram em minha mente e eu não sei precisar se são, realmente, lembranças ou sonhos ou delírios.  "Se os "nomes" ou "fatos", descritos, te fizerem lembrar de um lugar, uma pessoa, uma situação; se você experimentar uma sensação de déjà vu... Tenha certeza: você pode não ser a pessoa que pensa que é... Então, não perca tempo: deixe tudo que estiver fazendo e venha para Colina, Comuna de Sinnamary, Guiana Francesa, para iniciar a busca da sua verdadeira história... Procure-me no Hotel Concorde, Apto 201... Acredito ser Carlos Eduardo Romero" 100,0% dos Royalties deste Produto será destinado às Ações Sociais do i2: instituto integrum que atua na Formação e Qualificação de Operadores e Empreendedores Varejistas e na Promoção da Acessibilidade no Varejo de Produtos e

Bodega High Tech - 01 para 01

Longe se vai os dias de inauguração (1.916) da primeira loja de Auto-Serviço no mundo: a Piggly Wiggly . Mais "recentemente" (1.930) os dias do primeiro Supermercado: o King Kullen . Depois vieram os Hard Discount ( Aldi ), os Category Killers ( Toys ‘U’ Us, Leroy Merlin ), os Hipermercados ( Carrefour ), e finalmente os Warehouse Clubs ( Sams Club, Costco ). Paralelo a esta evolução no formato do varejo, vivenciamos a Evolução do Marketing 1.0 : mercado centrado no Produto, onde prevalecia a máxima de Ford: “Um carro pode ter qualquer cor, desde que seja preto.” - passando pelo Marketing 2.0 : voltado para o Consumidor – para o Marketing 3.0 : voltado para os Valores, cujo objetivo é fazer do mundo um lugar melhor, considerando um mercado de seres humanos com coração, mente e espírito, com uma proposição de valor funcional, emocional e espiritual e, finalmente, pelo menos até o próximo Big Show, chegando, finalmente, ao Marketing 4.0 , a era da Transformação Digital