FALA Varejista!
“Empresas não morrem por falta de lucro; elas morrem por falta de caixa.”
Tudo que acontece na sua Empresa tem efeito no caixa, então, falar sobre “Fluxo de Caixa” é, sobretudo, falar sobre Gestão de Negócios...
O Fluxo de Caixa é uma poderosa ferramenta que, se bem utilizada, pode garantir a sobrevivência da Empresa e a realização de suas metas econômicas, financeiras e, até mesmo, sociais...
Com o Fluxo de Caixa podemos controlar todas as atividades da Empresa: compras, estoques, contas a pagar, vendas, contas a receber e investimentos... Um gráfico do Fluxo de Caixa pode representar a estabilidade da sua Empresa, com os eventuais riscos, de acordo com os parâmetros que você estabelecer.
O Fluxo de Caixa pode e deve ser utilizado para controle do Caixa “Realizado” e do Caixa “Projetado”, gerando informações gerenciais para a tomada de decisão nos diversos setores da Empresa. (no livro, falar sobre projeções e previsões de Fluxos)
Desta forma, o Gestor terá uma tomografia do antes, durante e depois de cada decisão, podendo avaliar os efeitos nas atividades da Empresa.
Todos os recursos financeiros que entram e saem; quando entram e saem na Empresa... Controlar esses fluxos é a função básica do Fluxo de Caixa e o seu resultado é garantir a tranquilidade nas atividades de cada setor da Empresa, o que nos leva a Efetividade Operacional.
Para finalizar, como estamos tratando de recursos financeiros, recomendamos que o Gestor seja extremamente exigente com o cumprimento dos parâmetros estabelecidos... Neste sentido, há quem diga que só os neuróticos sobrevivem.
Na próxima transmissão falaremos sobre Orçamento Base Zero: uma ferramenta para tempos de crise...
Muito obrigado e até lá! Nos vemos no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br
Escute o PodCast AQUI:
Comentários
Postar um comentário