FALA Varejista!
“Esqueça Modelos e Padrões; a melhor fórmula é a que vende... Entenda de Clientes, Pessoas; de Demanda.”
Falar, descrever os tipos de exposições de produtos, seria chover no molhado; então vamos falar, estrategicamente, como tirar a maior rentabilidade dessas exposições.
Mas para não dizer que eu não falei das flores, vamos citá-las para contextualizar a nossa transmissão...
Podemos classificar as exposições em dois grupos: quanto ao tipo e quanto à localização dos mesmos no ponto de vendas... Quanto à localização, temos o ponto natural, o ponto extra, a ilha, o display de check out, etc, etc, etc... Aqui quem manda é a criatividade: se vender, faça... Exponha!!
Quanto aos tipos temos exposições verticais, horizontais e mistas... É sobre este último tipo que iremos falar nesta transmissão, porque para atender com Excelência a Diversidade de Clientes nos Pontos de Vendas, o melhor tipo de exposição é a mista.
Vertical da Categoria, Horizontal da Marca, com uma faixa Vertical das Mascas para promover Acessibilidade: assim deveriam ser todos as exposições de produtos num país com tanta Diversidade de Clientes como o nosso. Esta regra vale para o varejo alimentar e o seu conceito pode e deve ser usado em outros segmentos do varejo, com as devidas adaptações.
Este tipo de exposição potencializa o Merchandising, aumenta as vendas e pode aumentar a sua rentabilidade, pois permite negociar com os fornecedores o melhor posicionamento dos seus produtos nas gôndolas.
Desta forma o Merchandising passa a ter importância estratégica no negócio, porque pode "aumentar os lucros", simplesmente, “arrumando mercadorias”... Sem falar que uma loja organizada é muito mais atrativa e vende muito mais... Tá bom p'rá você?!
Na próxima transmissão falaremos sobre Liderança... Muito obrigado e até lá! Nos vemos no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br
Escute o PodCast AQUI:
Comentários
Postar um comentário