Pular para o conteúdo principal

FALOA Varejista! PodCast.Sem23 - "Piritas para Piruás"


FALA Varejista! 


“O Sucesso não é fácil, não vem fácil; quem diz o contrário está vendendo ‘pirita’ para ‘piruá’.” 


Vamos dar nomes aos bois?! Aliás, traduzir os nomes dos bois?! 

Pirita é um minério muito parecido com o ouro, abundante na natureza e com baixo valor comercial; mais conhecido como “ouro de tolo”, o famoso “parece, mas não é”, assim como as promessas de enriquecimento rápido que poluem os espaços do Marketing Digital

Piruá é o grão de milho que fica no fundo da panela e não vira pipoca: numa analogia com os usuários de internet e, principalmente, das Redes Sociais, as pessoas que se recusam a enxergar o óbvio e afundam no prejuízo comprando “piritas”: gatos por lebres, fórmulas mágicas e métodos avassaladores, acreditando que a sua vez vai chegar: basta ter foco, força e fé... E muita, muita grana para gastar! 

Um excelente exemplo de "piritas" é a pessoa que compra “curtidas” e “seguidores”, esperando “bombar” na internet da noite para o dia... O que vai “bombar” mesmo é o limite do cheque especial! 

Por isso, sinceramente, eu quero que vocês se explodam!!! Isso mesmo: se explodam!!! 

Abram suas cabeças, como pipocas, e entendam que sem planejamento e muito, muito trabalho, nada, absolutamente nada, acontece no Marketing Digital, exatamente como no Marketing Tradicional. 

Para demonstrar isso, vamos pontuar a estratégia básica para começar bem um negócio Digital ou Tradicional; uma loja física, móvel ou virtual ou tudo junto e misturado... 

Segmentação, Nicho e Relacionamento! 

Segmentar é identificar no mercado um grupo de Clientes com preferências semelhantes de consumo que se identifiquem com seu produto... Esta é uma poderosa ferramenta de Marketing; 

Nicho é a base da segmentação; é um público cujas necessidades particulares não estão sendo atendidas pelo mercado; por isso representam grandes oportunidades de rápido retorno de investimentos em novos produtos e serviços. 

Relacionamento... Bem, acredito que não preciso definir o que é relacionamento com os Clientes! 

Então, caro Varejista, pare de se enganar com o sucesso fácil e arregace as mangas; faça o dever de casa: planeje-se e trabalhe duro para alcançar os seus resultados... Ou pode ficar esperando a sua vez de “bombar” nas Redes Sociais... Neste caso eu te desejo sorte... Muita sorte!! 

Na próxima transmissão falaremos de Gestão de Redes Sociais: uma verdadeira “febre” para quem está querendo se lançar no mundo digital!! 

Muito obrigado e até lá... Nos vemos no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br


Escute o PodCast AQUI:

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

Motivação x Entusiasmo

"Nada de grandioso chegou, algum dia, a ser alcançado sem entusiasmo.” [Ralph Waldo Emerson] Mais um Work Shop, mais uma Palestra e a velha questão vem à tona: motivação. O que percebo, é que a grande maioria das pessoas está olhando, diariamente, para os céus à espera de instruções para seguir em frente. Há um verdadeiro eclipse do pensamento. As pessoas simplesmente desistiram de pensar e desta forma se sentem inteiramente perdidas, limitadas a garantir suas subsistências. Por outro lado, sempre que ouço uma solicitação de algum trabalho voltado à motivação do pessoal, fico com as orelhas em pé: quais as verdadeiras razões para a demanda? Há um real desejo de desenvolvimento das pessoas pelas pessoas ou trata-se apenas de uma demanda por mais produtividade? Mas esta é outra história. Inicialmente, vamos entender a diferença entre ‘motivação’ e entusiasmo (automotivação). Conforme sempre falo, a diferença entre motivação e entusiasmo fica explicitada em u

Arista - Até o Fim do Mundo

"Arista - Até o Fim do Mundo" é um Romance-Ficção Científica-Aventura; é, também, uma inquietante tentativa de responder as perguntas sobre as origens do que escrevo: as lembranças que afloram em minha mente e eu não sei precisar se são, realmente, lembranças ou sonhos ou delírios.  "Se os "nomes" ou "fatos", descritos, te fizerem lembrar de um lugar, uma pessoa, uma situação; se você experimentar uma sensação de déjà vu... Tenha certeza: você pode não ser a pessoa que pensa que é... Então, não perca tempo: deixe tudo que estiver fazendo e venha para Colina, Comuna de Sinnamary, Guiana Francesa, para iniciar a busca da sua verdadeira história... Procure-me no Hotel Concorde, Apto 201... Acredito ser Carlos Eduardo Romero" 100,0% dos Royalties deste Produto será destinado às Ações Sociais do i2: instituto integrum que atua na Formação e Qualificação de Operadores e Empreendedores Varejistas e na Promoção da Acessibilidade no Varejo de Produtos e

Bodega High Tech - 01 para 01

Longe se vai os dias de inauguração (1.916) da primeira loja de Auto-Serviço no mundo: a Piggly Wiggly . Mais "recentemente" (1.930) os dias do primeiro Supermercado: o King Kullen . Depois vieram os Hard Discount ( Aldi ), os Category Killers ( Toys ‘U’ Us, Leroy Merlin ), os Hipermercados ( Carrefour ), e finalmente os Warehouse Clubs ( Sams Club, Costco ). Paralelo a esta evolução no formato do varejo, vivenciamos a Evolução do Marketing 1.0 : mercado centrado no Produto, onde prevalecia a máxima de Ford: “Um carro pode ter qualquer cor, desde que seja preto.” - passando pelo Marketing 2.0 : voltado para o Consumidor – para o Marketing 3.0 : voltado para os Valores, cujo objetivo é fazer do mundo um lugar melhor, considerando um mercado de seres humanos com coração, mente e espírito, com uma proposição de valor funcional, emocional e espiritual e, finalmente, pelo menos até o próximo Big Show, chegando, finalmente, ao Marketing 4.0 , a era da Transformação Digital