Pular para o conteúdo principal

FALAVarejista!PodCast.Sem20 - "Liderança Sistêmnica Situacional"

 
FALA Varejista!


“A Equipe é o retrato do Líder; não pergunte quem é o responsável pelo fracasso: a resposta é óbvia.”


Encontrar “Donos de Loja” reclamando de suas Equipes é mais comum do que se possa pensar; observem que eu falei “Donos de Loja”; isso porque Líderes não reclamam de suas Equipes: eles sabem que formar e desenvolver pessoas é o seu principal papel em uma empresa.

Não vamos perder tempo com reclamações nem mi-mi-mis; vamos direto ao ponto para quem quer ser um Líder em suas Empresas; deixar de ser “Donos de Loja” para ser responsável pela excelência no Atendimento aos Clientes, porque esta é a finalidade de qualquer Empresa, seja ela de que tipo for. O único tipo que uma Empresa não pode ser, é uma Empresa sem Liderança.

Destacamos três pontos que são essenciais no Processo de Liderança e podem ser considerados os três primeiros passos de um verdadeiro líder: Conhecer, Despertar e Ativar...

Conhecer a Equipe e promover o autoconhecimento de cada “elo da corrente” é o primeiro passo para estabelecer objetivos bem definidos; uma Meta que as pessoas considerem uma Missão grandiosa. Equipes de Alto Rendimento adoram causas para defender;

Despertar cada membro da Equipe para a consciência de que além de suas competências e das qualidades comuns aos bons times, é preciso gostar de desafios; fazer o melhor sempre;

Ativar as competências de Liderança Sistêmica Situacional que inspiram a Equipe. Desenvolver pessoas que além de defenderem a causa e gostarem de desafios, transpirem uma “insatisfação pessoal” permanente. Pessoas de Atitude, de Ação, que saibam, por melhores que sejam seus resultados, que podem fazer melhor, a começar por seus próprios resultados.

Estes são os três passos para deixar de ser “Dono de Loja” para ser um Verdadeiro Líder.

Na próxima transmissão falaremos sobre Marketing Digital... Muito obrigado e até lá... Nos vemos no Portal SOU Varejista!... souvarejista.com.br 

ESCUTE O PODCAST AQUI:

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

A Cartilha do ABC

Há alguns dias li uma notícia, num site sobre empreendedorismo, que uma empreendedora havia alcançado sucesso em seu negócio com uma inovação: ela estava produzindo sapatos ao gosto do Cliente, isto é: customizados ou personalizados ou, ainda, taylor made – sob medida.
- Como é que é?! Inovação!? Mas quando!?
Sou do tempo que sapatos, roupas, chapéus, joias e outros acessórios e adornos eram confeccionados sob medida e encomenda dos Clientes, então, para mim, esta empreendedora não está inovando: está fazendo o que é bastante comum no mundo da moda: voltando ao passado; fazendo uma releitura de um processo de produção. Não vou me aprofundar neste “revival” calçadista, porque a leitura da noticia me inspirou a fazer minha própria “inovação”: uma Cartilha do ABC para ensinar empreendedores e varejistas o “bê-a-bá” da Gestão de Estoques, Vendas Clientes, Cobrança, Capital de Giro e o fundamental Fluxo de Caixa. A Cartilha do ABC é uma ferramenta gerencial que serve para isso e muito mais.
C…

Rally M+is - TransNordestina

Rally M+is TransNordestina
"O Rally da TransformAÇÃO"

Apresentação / Propósito:
O Rally M+is em sua IV Edição – Rally M+is – TransNordestina – estará focando suas expertises no Varejo Alimentar: origem da proposta de trabalho da VTL Marketing. Suas atividades estarão focadas no desenvolvimento e/ou ampliação do relacionamento dentro da Cadeia de Suprimento, além da Qualificação de Empreendedores e Operadores e Varejistas para enfrentar a R-Evolução 4.0; para trabalhar com foco na nova realidade do Varejo e do Novo Consumidor Omnicanal.
O que eu ganho com isso?

- Consumidores:
MELHOR Atendimento, Preço, Qualidade, Variedade e Conforto;
- Varejistas:
MAIS Qualificação, Vendas, Gestão e Rentabilidade;
- Transportadoras:
MAIS Embarques, Precisão, Rapidez, Pontualidade e Eficiência;
- Distribuidores:
MAIS Mix, Giro, Clientes, Rentabilidade e Liquidez;
- Indústrias:
MAIS Vendas, Previsibilidade e Rentabilidade!
O Roteiro:
Neste momento de R-Evolução 4.0, o Percurso do Rally M+is – TransNordestina…

10 Perguntas Demolidoras

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio.
A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio.
Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores.
Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma associação mundial de…