Pular para o conteúdo principal

FALAVarejista!PodCast.Sem19 - "Gatilhos Mentais"

FALA Varejista!

A partir de hoje vamos alinhar nossas transmissões com o conteúdo do FALA Varejista! (programa multimídia com dicas e soluções para qualificar o Atendimento e a Gestão de Empresas da Cadeia de Suprimentos do Varejo de produtos e serviços) para unificar a temática compartilhada no Portal SOU Varejista! e nas Redes Sociais e ampliar, desta forma, o alcance do FALA Varejista! PodCast e a interação com nossos “escuntantes”.


A mecânica é a seguinte: uma frase, ou, em língua de gringo, um insight, seguida de um resumo sobre o assunto abordado... Vamos começar:


“Gatilho Mental uma ova!!!
- Bom dia Sr. João, Dona Maria, Sr. José...
Isso é tudo que o seu Cliente quer, precisa, merece e deve escutar num primeiro contato.”


Gatilhos Mentais existem desde que o homem inventou a linguagem, mas a “modinha” da atualidade é apontá-los como se fossem a novidade “da hora” e a “solução milagrosa” para todas as dificuldades no Processo de Vendas...

Para mim isso é “conversa para boi dormir”: o famoso “embromation”!

Respeito a liberdade de expressão e a forma como cada um defende o seu “cacau”, seu “dindim”, seu “arame”, mas... Respeito é o gatilho definitivo no Processo de Vendas... Nisso nós acreditamos!

No atual contexto, Gatilhos Mentais servem para “convencer”, rapidamente, o Cliente de que determinada oferta é a melhor...

José Saramago disse que: “O trabalho de convencer é uma falta de respeito, uma tentativa de colonização do outro”... Nisso nós acreditamos!

Phillip Kotler disse que: “Marketing é entender e atender o Cliente”... Nisso nós acreditamos!

Steve Jobs disse que: “As pessoas não sabem o que querem, até nós mostrarmos a elas”... Nisso nós acreditamos!

Acreditamos, também, que para ser um bom, um excelente vendedor, o profissional deve, necessariamente, ter o domínio das respostas para estas três perguntas:

- Quem eu sou?

- O que eu vendo?

- Quem é o meu Cliente?

Salientamos que existem respostas diferentes para cada venda que você faz ou não faz, pois estamos tratando com a Diversidade Humana: a Diversidade de Clientes na Loja!

Para ser um excelente vendedor o profissional deve ser a solução para o atendimento das necessidades e desejos dos seus Clientes. Para isso ele deve usar as respostas para as três perguntas para “Entender” o seu Cliente e encontrar a melhor solução, disponível na loja, para “Atender” com “Excelência” e “Respeito”... Nisso nós acreditamos!

Tentar “empurrar” produtos com a utilização de Gatilhos Mentais é a pior estratégia de vendas se você está pensando na sustentabilidade da sua carreira ou do seu negócio, sem falar que é uma total falta de respeito.

- Ao invés de Gatilho Mental pense em Relacionamento;

- Ao invés de Lucro Fácil pense em Sustentabilidade;

- Ao invés de expertesa pense em Respeito!

Pensem nisso!!!

Na próxima transmissão falaremos sobre Liderança... Muito obrigado e até lá; nos vemos no Portal SOU Varejista! souvarejista.com.br 
 
ESCUTE O PODCAST AQUI:
 

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

O Líder Situacional Sistêmico

Todos querem Comprometimento , todos querem Engajamento , todos querem colaboradores Motivados , todos querem Equipes de Alto Rendimento ... Mas, quantos se preocupam, verdadeiramente, com as Condições de Trabalho, com o Clima Organizacional, com as Pessoas Certas nos Lugares Certos, com Pessoas que pensam em Pessoas?  Acredito que os Resultados tenham a prioridade nesta lista de situações. Resultados como Objetivo e não como Consequência de um trabalho bem feito. Resultados pelos Resultados: simples assim. Não sou contra os Resultados, nem contra os que os buscam determinadamente, afinal eu estou entre eles. O Lucro não é um "Pecado". Mas, lembrando de um lugar comum, o único lugar em que o Resultado vem antes do Trabalho é no Dicionário. Se você quer Comprometimento, Engajamento, Motivação e uma Equipe de Alto Rendimento , "fora da curva", aprenda a Liderar. Aprenda a conviver com a Liderança Situacional Sistêmica . " Com talento, ganhamos partidas. Com &

10 Perguntas Demolidoras

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio. A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio. Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores. Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma as

BLITZ TQV - Qualidade Total no Varejo

Pesquisas de Satisfação são ótimos indicadores da qualidade de Produtos e Serviços. Melhor do que isto são os Guias de Críticos e Consultores que avaliam criteriosamente o Ponto de Vendas e Prestador de Serviços. Baseados nestas premissas, criamos a BLITZ TQV - Qualidade Total no Varejo , para divulgar Melhores Práticas no Varejo de Vizinhança - a famosa "Loja de Bairro" - de todos os segmentos, e garantir que Qualidade e Melhor Preço não sejam Propaganda Enganosa. A BLITZ TQV está focada em Pontos de Vendas que mereçam a nossa atenção como Referência em seu segmento de mercado, pela Excelência no Atendimento ao Cliente , que possam ser considerados como provedores de Excelentes Experiências de Compras , consideradas pela ótica dos seguintes parâmetros: Qualidade dos Produtos / Serviços, Conforto, Excelência no Atendimento ao Cliente, Conveniência (Proximidade) e Melhores Preços. Nossa avaliação será "in loco", com a utilização da