Pular para o conteúdo principal

FALA Varejista! PodCast.Sem21 - "Marketing Digital"

FALA Varejista!

 “O melhor indicador do fracasso na Transformação Digital é a fila virtual.”

Marketing Digital, com certeza, é o assunto da hora; a modinha que todos querem usar e abusar; por isso, vamos usar, a partir de hoje, algumas transmissões do FALA Varejista! para falar sobre este tema tão atual e importante.

Vamos começar definindo o que se considera como Marketing Digital, para deixar claro qual será nossa linha de pensamento sobre essa ferramenta de vendas.

“Marketing Digital é um tipo de marketing que usa a Tecnologia Digital para identificar e satisfazer as necessidades dos Clientes.” Isso significa transformar o marketing tradicional em marketing digital... É aqui que a porca torce o rabo!

Transformação Digital é a estratégia da hora: todo mundo quer estar no mundo digital; seja com um blog, um site, um aplicativo, uma loja virtual e nas famosas Redes Sociais que são o grande canal de comunicação nessa era do Marketing 4.0... Mas o que entendemos como Transformação Digital?! O que é essa tal de Transformação 4.0?!

Transformação Digital é o processo de integrar Tecnologia Digital a todos os aspectos da Empresa: isso exige mudanças fundamentais de tecnologia, cultura, operações e entrega de valor da Empresa.

Como podemos perceber, tem muita gente enfiando o pé na jaca só para dizer que é uma empresa moderna; que já está na era Digital... Nem a pau Nicolau!! Antes de ser digital é preciso fazer o dever de casa, construir a excelência no marketing tradicional para depois, só depois, iniciar o processo de mudança para o mundo virtual.

Na frase que encabeça esta transmissão, temos um bom exemplo de transformação mal feita... Muitos Supermercados estão adotando aplicativos de compras on line sem construir a necessária infraestrutura logística e de pessoal qualificado para atender a demanda... Resultado: fila no checkout da loja física e mais fila na loja virtual... A desculpa é o aumento da demanda... Oxente! Zé! Isso já estava previsto ou então para que usar o aplicativo?! Moral da História: o apressado come cru e gera descontentamento e insatisfação dos Clientes.

Na próxima transmissão continuaremos falando dos gargalos do Marketing Digital e de Marketeiros oportunistas!

Muito obrigado! Nos vemos no Portal SOU Varejista! souvarejista.com.br 

ESCUTE O PODCAST AQUI:


Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

Motivação x Entusiasmo

"Nada de grandioso chegou, algum dia, a ser alcançado sem entusiasmo.” [Ralph Waldo Emerson] Mais um Work Shop, mais uma Palestra e a velha questão vem à tona: motivação. O que percebo, é que a grande maioria das pessoas está olhando, diariamente, para os céus à espera de instruções para seguir em frente. Há um verdadeiro eclipse do pensamento. As pessoas simplesmente desistiram de pensar e desta forma se sentem inteiramente perdidas, limitadas a garantir suas subsistências. Por outro lado, sempre que ouço uma solicitação de algum trabalho voltado à motivação do pessoal, fico com as orelhas em pé: quais as verdadeiras razões para a demanda? Há um real desejo de desenvolvimento das pessoas pelas pessoas ou trata-se apenas de uma demanda por mais produtividade? Mas esta é outra história. Inicialmente, vamos entender a diferença entre ‘motivação’ e entusiasmo (automotivação). Conforme sempre falo, a diferença entre motivação e entusiasmo fica explicitada em u

Arista - Até o Fim do Mundo

"Arista - Até o Fim do Mundo" é um Romance-Ficção Científica-Aventura; é, também, uma inquietante tentativa de responder as perguntas sobre as origens do que escrevo: as lembranças que afloram em minha mente e eu não sei precisar se são, realmente, lembranças ou sonhos ou delírios.  "Se os "nomes" ou "fatos", descritos, te fizerem lembrar de um lugar, uma pessoa, uma situação; se você experimentar uma sensação de déjà vu... Tenha certeza: você pode não ser a pessoa que pensa que é... Então, não perca tempo: deixe tudo que estiver fazendo e venha para Colina, Comuna de Sinnamary, Guiana Francesa, para iniciar a busca da sua verdadeira história... Procure-me no Hotel Concorde, Apto 201... Acredito ser Carlos Eduardo Romero" 100,0% dos Royalties deste Produto será destinado às Ações Sociais do i2: instituto integrum que atua na Formação e Qualificação de Operadores e Empreendedores Varejistas e na Promoção da Acessibilidade no Varejo de Produtos e

Rally M+is - Transamazônica

"Falar é fácil, quero ver fazer!" Partindo de Cabedelo (PB) Quantas vezes você já ouviu esta frase, todas as vezes que você teve uma ideia inovadora; todas as vezes que você pensou em fazer algo, realmente, inovador, diferente? Quantas vezes diante, da descrença das pessoas, você vacilou e desistiu? Nós não desistimos! Amadurecemos nossa ideia até o ponto de ser colhida, até o ponto ideal para ser colocada em prática, até a hora de Agir! Nossa ideia pode até parecer uma completa loucura, uma insensatez, mas foi pensada e planejada nos seus mínimos detalhes: detalhes Bons e Ruins, Ações e Reações, Atitudes e Consequências, Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, o Que, Onde, Porque, Quem, Como, Quando, Quanto... Planejamento concluído e exaustivamente testado e aprovado chegou a hora da Ação! Sem esquecer que a vida do Empreendedor é (ou, necessariamente, deveria ser) um eterno looping de PDCA: Planejar, Desenvolver, Controlar, Ajustar, Planejar...