Pular para o conteúdo principal

FALAVarejista!PodCast.Sem17 - "Sazonalidade"

FALA VAREJISTA!


A última transmissão pode ser, também, a primeira transmissão do ano nessa virada de 2.019 para 2.020... Hoje falaremos sobre SAZONALIDADE!!!

Sazonal é tudo que acontece, sempre, em uma determinada época do ano...

A safra de frutas e grãos; as estações do ano; os feriados e datas comemorativas municipais, estaduais e nacionais, tudo, pode ser considerado como sazonal: vai depender do prazo do seu planejamento...

Por exemplo: se for semanal, no Varejo Alimentar, o varejista terá que considerar as guerrilhas; as promoções da carne, das frutas, peixes, etc, etc, como as suas atividades sazonais!!!

Mas uma semana é muto pouco tempo para pensar em um Planejamento de Sazonalidades ou Calendário Promocional ou as duas coisas, porque o objetivo de um bom planejamento é vender mais... O ano todo!!!

Um bom Planejamento de Sazonalidades deve considerar todos os eventos que afetam uma Loja... Vender mais nesses eventos sazonais, pode significar a manutenção das margens de lucro, em um calendário com tantos feriados como o nosso, quando a Loja fica FECHADA!!!

Para um Planejamento Efetivo, recomendamos a adoção dos 3 D's da Efetividade Operacional - Determinar, Desenvolver e Delegar!!!

Determinar - Sua Loja não precisa realizar todas as ações... Determine quais eventos sazonais serão desenvolvidos e execute com excelência, cada atividade, para alcançar os resultados esperados...

Desenvolver - Crie, para cada evento, o ambiente ideal para a experiencia dos Clientes... Desenvolva a Equipe e a estrutura da Loja, para dar significados a cada interação com os Clientes...

Delegar - Da mesma forma que a Loja não precisa estar em todas as promoções, você não precisa e NÃO DEVE fazer tudo... Depois de Desenvolver a Equipe, está na hora de delegar funções e atividades, para alcançar  mais Clientes e maiores vendas!!!

Com a aplicação dos 3 D's da Efetividade Operacional, se você vai focar no Carnaval, transforme a sua Loja num Sambódromo; se vai investir na Páscoa, sua Loja deve ser a Fantástica Fábrica de Chocolate... Não se contente com menos!!!

Muito Obrigado!!! Nos vemos em alguma data sazonal ou no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br

Escute o PodCast AQUI:

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

Motivação x Entusiasmo

"Nada de grandioso chegou, algum dia, a ser alcançado sem entusiasmo.” [Ralph Waldo Emerson] Mais um Work Shop, mais uma Palestra e a velha questão vem à tona: motivação. O que percebo, é que a grande maioria das pessoas está olhando, diariamente, para os céus à espera de instruções para seguir em frente. Há um verdadeiro eclipse do pensamento. As pessoas simplesmente desistiram de pensar e desta forma se sentem inteiramente perdidas, limitadas a garantir suas subsistências. Por outro lado, sempre que ouço uma solicitação de algum trabalho voltado à motivação do pessoal, fico com as orelhas em pé: quais as verdadeiras razões para a demanda? Há um real desejo de desenvolvimento das pessoas pelas pessoas ou trata-se apenas de uma demanda por mais produtividade? Mas esta é outra história. Inicialmente, vamos entender a diferença entre ‘motivação’ e entusiasmo (automotivação). Conforme sempre falo, a diferença entre motivação e entusiasmo fica explicitada em u

Vendor PhD: a Solução para Tudo!!!

ATENÇÃO!!! Tudo que você precisa saber sobre o Processo de Vendas 3-D, está nas três linhas abaixo... Vá para o final do texto e Conheça COMO nós vamos RECONSTRUIR suas Habilidades Técnicas e Interpessoais (Soft + Hard Skills), sem blá-blá-blá, nem mi-mi-mi e muito menos embromation: teorias miraculosas e fórmulas secretas!!! A formulação do Processo de Vendas 3-D possibilita uma abordagem única, a cada interação Vendedor PhD <-> Cliente, Diariamente, Demonstrável e Diferente. Agora, vá para a marcação abaixo: =====> Mas, se preferir conhecer todos os detalhes do que veremos nos 4 (quatro) dias do "Programa VENDOR PhD" , aguce os sentidos e tenha uma excelente leitura!!! Segundo Kotler, Marketing é entender e atender os Clientes. Vamos ampliar este conceito para incluir um elemento essencial: a necessidade. Temos, então, que Marketing é entender e atender as necessidades dos Clientes. Mas isso, ainda, é insuficiente para delimitar a comp

TRABALHE CONOSCO: Consultor(a) Gestão de Pessoas

CONSULTOR(A) DE GESTÃO DE PESSOAS (LIBERAL / CNPJ / MEI) Para compor Equipe de Plataforma Omnicanal de Desenvolvimento Humano Organizacional , buscamos profissionais com Graduação em Psicologia e/ou Administração , com necessária Especialização em Gestão de Pessoas e/ou Psicologia Organizacional ; sólida Experiência em Operação de Varejo e/ou Desenvolvimento Humano Organizacional.  O Profissional será co-responsável pelo desenvolvimento e aplicação de Cursos, Palestras e Oficinas, além de atuar com Mentoria e Assessoria aos Clientes e Usuários dos Serviços de Treinamento, Desenvolvimento Humano e Recrutamento & Seleção .  Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho, Remuneração por Projetos (+Honorários +Comissões +Participação nos Lucros), além de possibilidade de Sociedade.  Perfil Empreendedor; Fã / Praticante de Rally; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média (semanas / meses) duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Pro