FALA VAREJISTA!
Sazonal é tudo que acontece, sempre, em uma determinada época do ano...
A safra de frutas e grãos; as estações do ano; os feriados e datas comemorativas municipais, estaduais e nacionais, tudo, pode ser considerado como sazonal: vai depender do prazo do seu planejamento...
Por exemplo: se for semanal, no Varejo Alimentar, o varejista terá que considerar as guerrilhas; as promoções da carne, das frutas, peixes, etc, etc, como as suas atividades sazonais!!!
Mas uma semana é muto pouco tempo para pensar em um Planejamento de Sazonalidades ou Calendário Promocional ou as duas coisas, porque o objetivo de um bom planejamento é vender mais... O ano todo!!!
Um bom Planejamento de Sazonalidades deve considerar todos os eventos que afetam uma Loja... Vender mais nesses eventos sazonais, pode significar a manutenção das margens de lucro, em um calendário com tantos feriados como o nosso, quando a Loja fica FECHADA!!!
Para um Planejamento Efetivo, recomendamos a adoção dos 3 D's da Efetividade Operacional - Determinar, Desenvolver e Delegar!!!
Determinar - Sua Loja não precisa realizar todas as ações... Determine quais eventos sazonais serão desenvolvidos e execute com excelência, cada atividade, para alcançar os resultados esperados...
Desenvolver - Crie, para cada evento, o ambiente ideal para a experiencia dos Clientes... Desenvolva a Equipe e a estrutura da Loja, para dar significados a cada interação com os Clientes...
Delegar - Da mesma forma que a Loja não precisa estar em todas as promoções, você não precisa e NÃO DEVE fazer tudo... Depois de Desenvolver a Equipe, está na hora de delegar funções e atividades, para alcançar mais Clientes e maiores vendas!!!
Com a aplicação dos 3 D's da Efetividade Operacional, se você vai focar no Carnaval, transforme a sua Loja num Sambódromo; se vai investir na Páscoa, sua Loja deve ser a Fantástica Fábrica de Chocolate... Não se contente com menos!!!
Muito Obrigado!!! Nos vemos em alguma data sazonal ou no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br
Escute o PodCast AQUI:
Comentários
Postar um comentário