Pular para o conteúdo principal

VTL.PodCast.Sem16 - "Planejamento ou Gestão??!"



FALA VAREJISTA!

Hoje falaremos sobre a Enquete que realizamos para escolher o tema desta transmissão: Planejamento ou Gestão??!

Na verdade, a Enquete foi uma pegadinha, porque NÃO EXISTE GESTÃO SEM PLANEJAMENTO E O PRÓPRIO PLANEJAMENTO É UMA GESTÃO... Eita!!! Agora complicou TUDO!!!

Ok! Ok! Então vamos descomplicar essa história para acabar com a REJEIÇÃO pelo Planejamento, tão comum entre os Empreendedores novos e estabelecidos... porque Planejar é Preciso!!!

Vamos começar pelo começo... Começo de tudo!!!

A forma como entendemos o mundo; como aprendemos; como adquirimos conhecimento; como funciona o nosso cérebro; chama-se COGNIÇÃO; a cognição por sua vez, se divide em três partes: RECONHECER, ORGANIZAR e COMPREENDER...

Assim , até mesmo o ato, a ação de pensar, tem um planejamento anterior, isto é: tudo que percebemos através dos nossos sentidos, passa pelo processo de análise, de reconhecimento da situação, organização dos dados, das informações e, finalmente, compreendido e transforma-se em pensamento; em ideias; e AÇÃO...

Claro, tudo isso acontece de forma involuntária, inconsciente, em milésimo de segundos... Por isso não percebemos, não sentimos, mas estamos planejamento o tempo todo... A quentão é que este planejamento NATURAL não é formalizado, planilhado, desenhado... na maioria das vezes porque "achamos" que não é necessário...

Concordo que muito já foi feito sem planejamento FORMAL; de forma natural, priorizando a ação; tentativas e erros; aliás, sempre repetimos: "priorize a ação: um grama de ação vale por uma tonelada de intenção." Este é o ponto: quando planejamos e não fazemos, por melhor que seja o planejamento, temos apenas uma boa intenção, mas, todos sabemos, de boas intenções o inferno tá cheio.

Certamente todos conhecem a frase:

- Quem quer faz!!!

Para fazer, fazer qualquer coisa, é preciso um mínimo de planejamento; nosso cérebro sabe disso e faz automaticamente.

Quando falamos de planejamento, estamos falando, na verdade, de gestão; gestão dos nossos pensamentos, gestão dos nossas ideias; gestão da nossa MENTALIDADE CRIATIVA.

"Zé Maria, desempregado à 8 meses com as contas vencidas, resolve fazer alguma coisa para mudar a situação... Resolve fazer sacolés para vender... Faz as contas dos últimos reais, reserva uma parte para emergências e vai ao mercado para comprar os ingredientes para os sacolés... Como ele pretende vender porta à porta, a primeira compra é uma caixa de isopor; pelo tamanho da caixa ele define a quantidade da primeira produção; compra todos os ingredientes e somando todos as despesas decide o valor de cada sacolé..."

Dito e feito; muito bem feito, e lá vai o Zé Maria gritando pelas ruas...

- Olha o Sacolé!!!

Percebem o que aconteceu??! O Zé Maria fez tudo: Planejamento e Gestão de forma NATURAL; sem anotar ou registrar nada...

Então quando falamos de Planejamento e Gestão, falamos da mesma coisa: falamos de Ação; de Criação; da nossa Mentalidade Criativa...

Quando falamos de Planejamento e Gestão, falamos de controle; de mudança da nossa realidade; da nossa forma de pensar... Falamos de deixar de lado o "EU ACHO" para dizer "EU PENSO"; penso de forma consciente tudo que faço: RECONHEÇO, ORGANIZO e COMPREENDO cada passo da minha trajetória e assumo as consequências. Isto é Planejamento e Gestão; isto é Mentalidade Criativa; isto é Mentalidade Vencedora!!!

Esta transmissão foi planejada para provocar uma reflexão num momento, tão importante, de mudanças: do ano, da economia e até mesmo do mundo... E você, o que está pensando fazer??!

Muito obrigado e até a próxima transmissão... Nos vemos no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br

Escute o PodCast AQUI:

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

A Cartilha do ABC

Há alguns dias li uma notícia, num site sobre empreendedorismo, que uma empreendedora havia alcançado sucesso em seu negócio com uma inovação: ela estava produzindo sapatos ao gosto do Cliente, isto é: customizados ou personalizados ou, ainda, taylor made – sob medida.
- Como é que é?! Inovação!? Mas quando!?
Sou do tempo que sapatos, roupas, chapéus, joias e outros acessórios e adornos eram confeccionados sob medida e encomenda dos Clientes, então, para mim, esta empreendedora não está inovando: está fazendo o que é bastante comum no mundo da moda: voltando ao passado; fazendo uma releitura de um processo de produção. Não vou me aprofundar neste “revival” calçadista, porque a leitura da noticia me inspirou a fazer minha própria “inovação”: uma Cartilha do ABC para ensinar empreendedores e varejistas o “bê-a-bá” da Gestão de Estoques, Vendas Clientes, Cobrança, Capital de Giro e o fundamental Fluxo de Caixa. A Cartilha do ABC é uma ferramenta gerencial que serve para isso e muito mais.
C…

O Sorriso do Coringa

Lá pela segunda metade dos anos 80, depois de um “papo cabeça” com um psicanalista, passei de “Yuppie Carrancudo” para “Grunge Sorridente”. Os colegas diriam que por culpa da crise dos trinta, eu, melhor dizendo, diria que "graças" à crise dos trinta. Aceitei o conselho do profissional recomendado para acompanhar algumas mudanças na vida pessoal e profissional. Na época o termo ainda não virara moda, mas passei por um processo de Coaching de Carreira. O conselho, segundo o profissional, deveria resolver metade dos meus problemas... WOW!!! Um conselho bastante tentador, impossível de não ser acatado, pelos resultados prometidos e também pela simplicidade:

- Sorria. Metade dos seus problemas vão sumir... Sorria!!!
À primeira vista o conselho era muito fácil de ser seguido, afinal quem não sabe sorrir, sorrir é algo natural, sorrir é o melhor remédio para tudo... Porque eu não havia pensado nisso antes? Precisei gastar uma grana preta para descobrir o óbvio? Ao invés de ficar zan…

10 Perguntas Demolidoras

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio.
A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio.
Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores.
Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma associação mundial de…