Pular para o conteúdo principal

FALAVarejista!PodCast.Sem14 - "Os Sete Pecados Capitais no Atendimento ao Cliente - IGNORÂNCIA"


FALA VAREJISTA!


Trataremos o Pecado da IGNORÂNCIA pelo viés comportamental, uma vez que o viés do conhecimento foi tratado na transmissão sobre o Pecado da DESINFORMAÇÃO.

Acredito que todos lembram do folclórico "Seu Lunbga" e suas respostas "diretas" e "pitorescas" para dizer o mínimo  de um comportamento, por incrível que pareça, bastante comum no Varejo; pois é, o Seu Lunga manda lembranças e é o retrato fiel do Pecado da IGNORÂNCIA.

Recentemente estive numa Ótica onde, depois de escolher uma armação, para quebrar o gelo com a Vendedora, que parecia incomodada com a minha presença, perguntei:

- Posso pagar em 24 prestações??!

A Vendedor com a cara amarrada de quem saca uma .45, disparou:

- Aqui é uma Ótica; não é a "Insinuante"!!!

A Vendedora referia-se à uma Rede de Lojas de Móveis e Eletrodomésticos, famosa por seus elásticos prazos de pagamento... Confesso que senti saudades!!! Você já passou por uma situação semelhante??? Acredito que sim!!!

O pior do Pecado da IGNORÂNCIA é que o Varejo é uma atividade essencialmente prestadora de serviços; Varejo é Serviços; o Varejista é um servidor, um solucionador de problemas para os Clientes. Então, não se justifica que pessoas mau humoradas, mal educadas, deselegantes e até grosseiras, estejam na linha de frente do Atendimento ao Cliente.

Escreve-se muito sobre Clientes difíceis, mas é raro encontrar textos sobre Atendentes difíceis, simplesmente porque eles não deveriam existir; se existem, eles são verdadeiras "aberrações" ou, em alguns casos, estratégias de Marketing, de propaganda,  para ser mais exato!

Já que a regra é tratar de Clientes difíceis, vamos inverter os papeis e usar as mesmas recomendações para tratar Atendentes Difíceis... Se você se enquadra nesta definição ou conhece alguém, escute com atenção:

- Aceite; Reconheça e Controle dua debilidade, até porque 89,0% dos Clientes insatisfeitos não retornam ao ponto de vendas. Que motivo melhor para mudar de atitude?!

-  Escute o seu Cliente; seja Empático - Simpático: exercite a paciência e a tolerância;

- Habitue-se a contornar objeções; solucione os problemas dois seus Clientes e conquiste a Confiança deles;

- Reconheça e repare seus erros; se não conseguir se conter, um sincero pedido de desculpas pode resolver a situação, mesmo que você perca a venda e o Cliente!

Quatro recomendações bem simples que podem salvar o seu emprego ou o seu negócio...

Na próxima transmissão falaremos sobre o Pecado do DESRESPEITO; encerrando a Série dos "7 Pecados Capitais no Atendimento ao Cliente" e, tomara, iniciando uma nova era no Atendimento, porque tudo começa como RESPEITO.

Muito Obrigado e até lá... Nos Vemos no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br


Escute o PodCast AQUI:

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

O Líder Situacional Sistêmico

Todos querem Comprometimento , todos querem Engajamento , todos querem colaboradores Motivados , todos querem Equipes de Alto Rendimento ... Mas, quantos se preocupam, verdadeiramente, com as Condições de Trabalho, com o Clima Organizacional, com as Pessoas Certas nos Lugares Certos, com Pessoas que pensam em Pessoas?  Acredito que os Resultados tenham a prioridade nesta lista de situações. Resultados como Objetivo e não como Consequência de um trabalho bem feito. Resultados pelos Resultados: simples assim. Não sou contra os Resultados, nem contra os que os buscam determinadamente, afinal eu estou entre eles. O Lucro não é um "Pecado". Mas, lembrando de um lugar comum, o único lugar em que o Resultado vem antes do Trabalho é no Dicionário. Se você quer Comprometimento, Engajamento, Motivação e uma Equipe de Alto Rendimento , "fora da curva", aprenda a Liderar. Aprenda a conviver com a Liderança Situacional Sistêmica . " Com talento, ganhamos partidas. Com &

10 Perguntas Demolidoras

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio. A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio. Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores. Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma as

BLITZ TQV - Qualidade Total no Varejo

Pesquisas de Satisfação são ótimos indicadores da qualidade de Produtos e Serviços. Melhor do que isto são os Guias de Críticos e Consultores que avaliam criteriosamente o Ponto de Vendas e Prestador de Serviços. Baseados nestas premissas, criamos a BLITZ TQV - Qualidade Total no Varejo , para divulgar Melhores Práticas no Varejo de Vizinhança - a famosa "Loja de Bairro" - de todos os segmentos, e garantir que Qualidade e Melhor Preço não sejam Propaganda Enganosa. A BLITZ TQV está focada em Pontos de Vendas que mereçam a nossa atenção como Referência em seu segmento de mercado, pela Excelência no Atendimento ao Cliente , que possam ser considerados como provedores de Excelentes Experiências de Compras , consideradas pela ótica dos seguintes parâmetros: Qualidade dos Produtos / Serviços, Conforto, Excelência no Atendimento ao Cliente, Conveniência (Proximidade) e Melhores Preços. Nossa avaliação será "in loco", com a utilização da