Pular para o conteúdo principal

FALAVarejista!PodCast.Sem14 - "Os Sete Pecados Capitais no Atendimento ao Cliente - IGNORÂNCIA"


FALA VAREJISTA!


Trataremos o Pecado da IGNORÂNCIA pelo viés comportamental, uma vez que o viés do conhecimento foi tratado na transmissão sobre o Pecado da DESINFORMAÇÃO.

Acredito que todos lembram do folclórico "Seu Lunbga" e suas respostas "diretas" e "pitorescas" para dizer o mínimo  de um comportamento, por incrível que pareça, bastante comum no Varejo; pois é, o Seu Lunga manda lembranças e é o retrato fiel do Pecado da IGNORÂNCIA.

Recentemente estive numa Ótica onde, depois de escolher uma armação, para quebrar o gelo com a Vendedora, que parecia incomodada com a minha presença, perguntei:

- Posso pagar em 24 prestações??!

A Vendedor com a cara amarrada de quem saca uma .45, disparou:

- Aqui é uma Ótica; não é a "Insinuante"!!!

A Vendedora referia-se à uma Rede de Lojas de Móveis e Eletrodomésticos, famosa por seus elásticos prazos de pagamento... Confesso que senti saudades!!! Você já passou por uma situação semelhante??? Acredito que sim!!!

O pior do Pecado da IGNORÂNCIA é que o Varejo é uma atividade essencialmente prestadora de serviços; Varejo é Serviços; o Varejista é um servidor, um solucionador de problemas para os Clientes. Então, não se justifica que pessoas mau humoradas, mal educadas, deselegantes e até grosseiras, estejam na linha de frente do Atendimento ao Cliente.

Escreve-se muito sobre Clientes difíceis, mas é raro encontrar textos sobre Atendentes difíceis, simplesmente porque eles não deveriam existir; se existem, eles são verdadeiras "aberrações" ou, em alguns casos, estratégias de Marketing, de propaganda,  para ser mais exato!

Já que a regra é tratar de Clientes difíceis, vamos inverter os papeis e usar as mesmas recomendações para tratar Atendentes Difíceis... Se você se enquadra nesta definição ou conhece alguém, escute com atenção:

- Aceite; Reconheça e Controle dua debilidade, até porque 89,0% dos Clientes insatisfeitos não retornam ao ponto de vendas. Que motivo melhor para mudar de atitude?!

-  Escute o seu Cliente; seja Empático - Simpático: exercite a paciência e a tolerância;

- Habitue-se a contornar objeções; solucione os problemas dois seus Clientes e conquiste a Confiança deles;

- Reconheça e repare seus erros; se não conseguir se conter, um sincero pedido de desculpas pode resolver a situação, mesmo que você perca a venda e o Cliente!

Quatro recomendações bem simples que podem salvar o seu emprego ou o seu negócio...

Na próxima transmissão falaremos sobre o Pecado do DESRESPEITO; encerrando a Série dos "7 Pecados Capitais no Atendimento ao Cliente" e, tomara, iniciando uma nova era no Atendimento, porque tudo começa como RESPEITO.

Muito Obrigado e até lá... Nos Vemos no Portal SOU Varejista! www.souvarejista.com.br


Escute o PodCast AQUI:

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

Motivação x Entusiasmo

"Nada de grandioso chegou, algum dia, a ser alcançado sem entusiasmo.” [Ralph Waldo Emerson] Mais um Work Shop, mais uma Palestra e a velha questão vem à tona: motivação. O que percebo, é que a grande maioria das pessoas está olhando, diariamente, para os céus à espera de instruções para seguir em frente. Há um verdadeiro eclipse do pensamento. As pessoas simplesmente desistiram de pensar e desta forma se sentem inteiramente perdidas, limitadas a garantir suas subsistências. Por outro lado, sempre que ouço uma solicitação de algum trabalho voltado à motivação do pessoal, fico com as orelhas em pé: quais as verdadeiras razões para a demanda? Há um real desejo de desenvolvimento das pessoas pelas pessoas ou trata-se apenas de uma demanda por mais produtividade? Mas esta é outra história. Inicialmente, vamos entender a diferença entre ‘motivação’ e entusiasmo (automotivação). Conforme sempre falo, a diferença entre motivação e entusiasmo fica explicitada em u

Vendor PhD: a Solução para Tudo!!!

ATENÇÃO!!! Tudo que você precisa saber sobre o Processo de Vendas 3-D, está nas três linhas abaixo... Vá para o final do texto e Conheça COMO nós vamos RECONSTRUIR suas Habilidades Técnicas e Interpessoais (Soft + Hard Skills), sem blá-blá-blá, nem mi-mi-mi e muito menos embromation: teorias miraculosas e fórmulas secretas!!! A formulação do Processo de Vendas 3-D possibilita uma abordagem única, a cada interação Vendedor PhD <-> Cliente, Diariamente, Demonstrável e Diferente. Agora, vá para a marcação abaixo: =====> Mas, se preferir conhecer todos os detalhes do que veremos nos 4 (quatro) dias do "Programa VENDOR PhD" , aguce os sentidos e tenha uma excelente leitura!!! Segundo Kotler, Marketing é entender e atender os Clientes. Vamos ampliar este conceito para incluir um elemento essencial: a necessidade. Temos, então, que Marketing é entender e atender as necessidades dos Clientes. Mas isso, ainda, é insuficiente para delimitar a comp

TRABALHE CONOSCO: Consultor(a) Gestão de Pessoas

CONSULTOR(A) DE GESTÃO DE PESSOAS (LIBERAL / CNPJ / MEI) Para compor Equipe de Plataforma Omnicanal de Desenvolvimento Humano Organizacional , buscamos profissionais com Graduação em Psicologia e/ou Administração , com necessária Especialização em Gestão de Pessoas e/ou Psicologia Organizacional ; sólida Experiência em Operação de Varejo e/ou Desenvolvimento Humano Organizacional.  O Profissional será co-responsável pelo desenvolvimento e aplicação de Cursos, Palestras e Oficinas, além de atuar com Mentoria e Assessoria aos Clientes e Usuários dos Serviços de Treinamento, Desenvolvimento Humano e Recrutamento & Seleção .  Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho, Remuneração por Projetos (+Honorários +Comissões +Participação nos Lucros), além de possibilidade de Sociedade.  Perfil Empreendedor; Fã / Praticante de Rally; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média (semanas / meses) duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Pro