Pular para o conteúdo principal

FALAVarejista!PodCast.Sem8 - "Os 7 Pecados Capitais no Atendimento ao Cliente - DEMORA"


Retomando a Série dos Pecados Capitais, vamos falar sobre a DEMORA: um Pecado bem cabeludo. Tão cabeludo que está provocando uma verdadeira R-Evolução num dos principais Eventos do Calendário Promocional do Varejo: a Black Friday.

Neste ano, 2.019, praticamente metade das vendas ocorrerão em Loja Físicas. Uma das grandes responsáveis por esta mudança é a opção "Retira na Loja". Esta opção antecipa o usufruto do bem comprado e tira os Clientes das filas... Virtuais, dos Correiros, das Transportadoras, etc,etc, etc.

Esta, realmente, é uma boa notícia e um atestado de competência dos Varejistas que Escutaram os Clientes e estão dando uma Solução para o Pecado da DEMORA.

Para reforçar a imagem positiva de uma Loja Física, Móvel ou Virtual, quando soluciona o Pecado da DEMORA, vamos contar um "causo" que ilustra muito bem esta situação...

"Uma Senhora, de mãos dadas com uma criança, entra apressada, quase correndo, em um Supermercado;

Vai direto para as gôndolas de salgadinhos e volta, quase correndo, para o caixa,paga e sai em disparada em direção à saída da Loja...

No meio do caminho é interrompida por um segurança que pergunta:

- Por favor! Posso saber o motivo da correria?

A Senhora responde e segue-se o diálogo:

- Pode meu filho! Estou compressa porque está quase na hora do desenho animado preferido do meu netinho.

- Toda essa pressa para ver desenho animado?

- Sim! Hoje é o único dia no mês que posso ficar com o meu neto e ele adora este desenho."

Moral da História: tempo é o bem mais precioso do Cliente; o que ele faz com o tempo é problema dele; o seu problema é encontrar solução para a DEMORA. Quer saber o que os Clientes pensam da DEMORA na sua Loja?

- Entre nas suas filas e Escutem os Clientes!

Em todas as histórias sobre DEMORA no Atendimento ao Cliente, existem dois personagens: um Burro e um Pássaro...

Acredite; tenha certeza de que quem está voando para longe das Lojas com filas não é o Varejista...

- Me fiz entender Cabeção?!

Na próxima transmissão falaremos sobre o Pecado da DESINFORMAÇÃO; porque informação é poder!!!

Muito Obrigado!!!Nos vemos no Portal SOU Varejista!

Escute o PodCast AQUI:

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

A Cartilha do ABC

Há alguns dias li uma notícia, num site sobre empreendedorismo, que uma empreendedora havia alcançado sucesso em seu negócio com uma inovação: ela estava produzindo sapatos ao gosto do Cliente, isto é: customizados ou personalizados ou, ainda, taylor made – sob medida.
- Como é que é?! Inovação!? Mas quando!?
Sou do tempo que sapatos, roupas, chapéus, joias e outros acessórios e adornos eram confeccionados sob medida e encomenda dos Clientes, então, para mim, esta empreendedora não está inovando: está fazendo o que é bastante comum no mundo da moda: voltando ao passado; fazendo uma releitura de um processo de produção. Não vou me aprofundar neste “revival” calçadista, porque a leitura da noticia me inspirou a fazer minha própria “inovação”: uma Cartilha do ABC para ensinar empreendedores e varejistas o “bê-a-bá” da Gestão de Estoques, Vendas Clientes, Cobrança, Capital de Giro e o fundamental Fluxo de Caixa. A Cartilha do ABC é uma ferramenta gerencial que serve para isso e muito mais.
C…

10 Perguntas Demolidoras

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio.
A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio.
Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores.
Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma associação mundial de…

FALAVarejista!PodCast.Sem15 - "Os Sete Pecados Capitais no Atendimento ao Cliente - DESRESPEITO"

FALA VAREJISTA!
O Pecado do DESRESPEITO é o tiro de misericórdia no Processo de Atendimento: se uma loja não respeita o Cliente, já está morta e não sabe...
Este é um Pecado tão "cabeludo" que preferimos não falar dele e irmos direto para a penitência; para a Solução... - Respeite o Cliente! - Tudo começa com o Respeito! - Respeito é bom e eu gosto! - Respeite para ser Respeitado!
Frases bem populares no nosso dia-a-dia, mas a realidade não corresponde à expectativa... Por isso vamos reforçar a famosa Política de Atendimento da Stew Leonard's, tão importante que foi talhada na pedra para não ser esquecida...
Regra 1. O cliente tem sempre razão; Regra 2. Quando o Cliente nao tiver razão, aplique a Regra 1.
Sempre que repito estas regras, escuto inúmeras controvérsias... Uns não entendem, outros não aceitam, outros discordam em parte, etc, etc, etc... Então para darmos continuidade ao trabalho darei a minha tradução para esta Política:
- Quando se tem a firmeza de dizer que "o C…