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FALAVarejista!PodCast.Sem11 - "Os Sete Pecados Capitais no Atendimento ao Cliente - INSENSIBILIDADE"

FALA VAREJISTA!


Promover Experiências Sensoriais é a mais efetiva estratégia de Atração e Fidelização de Clientes... Dito isto, fica fácil entender a importância de eliminarmos o Pecado da INSENSIBILIDADE do ponto de vendas... Tudo, absolutamente tudo no ponto de vendas físico, móvel ou virtual, afeta os nossos Cinco Sentidos... Por isso trataremos o Pecado da Insensibilidade pelo viés sensorial.

Visão, Audição, Tato, Olfato e Paladar: você consegue pensar em alguma coisa no ponto de vendas que não afete um desses cinco sentidos??! Só com muita "insensibilidade" para negar este fato; e negar este fato pode mudar a forma como os seus clientes interagem com a sua loja... Mudar negativamente!

86,0% das Decisões  de Compras ocorrem no Ponto de Vendas; eis porque o Marketing Sensorial é tão importante; eis porque a experiência do Cliente é tão valorizada...

Poderíamos valar por horas sobre Marketing Sensorial e os efeitos negativos do Pecado da Insensibilidade nos resultados de uma loja, mas vamos resumir em cinco pontos, considerando os nossos cinco sentidos:

Ponto 1. Em Visual Merchandising dizemos que "Exposição cria Vendas"; isso porque 83,0% da percepção humana ocorre pelo sentido da VISÃO... Agora imaginem uma loja desorganizada, visualmente poluída, desagradável e confusa, fazendo com que o Cliente não consiga interagir para satisfazer suas necessidades e gerando perda de tempo... O resultado é perda de Clientes e Vendas...

Ponto 2. Consideremos como os odores e aromas interferem em nossa vida. Já pensou em como é marcante aquele cheirinho de café passado na hora? Agora imaginem estar em uma loja no momento que sente este cheirinho... Qual é a sua reação??! Para um amante de café como eu, a reação imediata seria correr em direção ao cheiro para degustar um cafezinho. Percebem a importância do OLFATO para uma marca??? Para o Cliente a experiência é super agradável.

Ponto 3. Sem sombra de dúvidas, o sistema de Auto Serviço deve o seu sucesso ao sentido do TATO... É uma grande diferencial quando o Cliente pode tocar, examinar, sentir, vestir o produto... No Varejo Alimentar, na área de produtos perecíveis, o tato desempenha um importante papel na definição da curva de decisão de compras dos produtos.

Ponto 4. Da mesma forma, a Degustação é uma importante estratégia para conquistar novos Clientes e convencê-los dos diferenciais da sua Marca. O Sabor, o PALADAR, é um argumento imbatível e o grande conquistador de Clientes... Certamente todos já escutaram as expressões "conquistando pelo estômago" ou o "peixe morre pela boca".

Ponto 5. Para finalizar, poderíamos dizer: "escute suas memórias"; este poderia ser o slogan para o sentido da AUDIÇÃO. As melodias são grandes aliadas do Marketing em comerciais e jingles que grudam como chiclete na cabeça dos consumidores. Sem muito esforço você pode, rapidamente, lembrar do seu produto predileto quando escuta o jingle ou a melodia de um comercial. 

Após o destaque dos Cinco Sentidos, um aviso: desconsidere as experiências sensoriais na sua loja, ou pior, permita que experiências negativas aconteçam; ofereça aos seus Clientes uma loja desorganizada, suja, barulhenta e você irá direto parta o inferno da falência, sem passar pelo purgatório da recuperação judicial. O melhor mesmo é pagar as penitências pelo Pecado da INSENSIBILIDADE e promover o Marketing Sensorial na sua loja.

Na próxima transmissão falaremos sobre o Pecado da IGNORÂNCIA... Muito Obrigado e até lá... Nos vemos nas nuvens!!!


Escute o PodCast AQUI: 

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