Pular para o conteúdo principal

FALAVarejista!PodCast.Sem6 - "Os Sete Pecados Capitais no Atendimento ao Cliente - APATIA"

FALA VAREJISTA!


A partir desta transmissão, iniciamos a Séria sobre "Os Sete Pecados Capitais no Atendimento ao Cliente" com suas respectivas penitências para restabelecer a Excelência no Atendimento que é o que o Cliente espera e merece.

Na Lista com os "7 Pecados" não estabelecemos uma hierarquia de vilania, mas, sem sombra de dúvidas, a APATIA é o mais relevante entre eles, pois dá início a todo os outros.

A APATIA que, também, podemos chamar de INÉRCIA, afasta os Clientes, faz com que eles pensem que na Loja não tem interesse em atendê-los; só este fato já causa uma grande rejeição, pois o objetivo de toda Loja é Atender os Clientes.

Pessoas sem ânimo, inativas, abatidas, indiferentes e preguiçosas, provocam sentimentos negativos nos Clientes e tornam-se ANTIPÁTICAS. A dupla APATIA - ANTIPATIA é imbatível no quesito afastar Clientes da Loja: Pessoas APÁTICAS - ANTIPÁTICAS é o que o Cliente menos espera encontrar no Ponto de Vendas. Na verdade, essas pessoas sequer deveriam estarna Loja.

Infelizmente não é a realidade em grande parcela dos pontos de vendas: aonde quer que se vá, hja sempre um apático - antipático atravancando o caminho do Bom Atendimento para o Cliente e do Lucro para o Empreendedor.

Pessoas mau-humoradas, mal educadas, deselegantes e até grosseiras,são colocadas na linha de frente sob a DESCULPA ESFARRAPADA de "ruim com elas, pior sem elas"... Caro Varejistas, se você pensa assim, meus sinceros pêsames: o seu negócio está no caminho do fracasso, está com os dias contados.

Vamos combinar; ninguém, ninguém mesmo, merece ser atendido por alguém que assume uma postura inadequada ao objetivo de qualquer Loja, que é Atender o Clientes com Excelência.

Costumo dizer que a Equipe é o retrato do Líder. Então, se você não é APÁTICO - ANTIPÁTICO e tem pessoas APÁTICAS - ANTIPÁTICAS na sua Loja, coloque as barbas de molho e saia da APATIA, da INÉRCIA; faça o seu dever de casa: selecione melhor sua Equipe.

Repetindo, sempre, que você deve contratar pessoas que pensam em pessoas e têm prazer em servir; pessoas que são EMPÁTICAS - SIMPÁTICAS: esta é a dupla de atitudes adequadas ao desenvolvimento da Excelência no Atendimento à Diversidade de Clientes no Ponto de Vendas.

Pessoas EMPÁTICAS - SIMPÁTICAS fazem com que tudo fique mais agradável na Loja; elas geram mais sintonia com os Clientes, tudo fica mais fácil, o diálogo flui, há correspondência de interesses, inicia-se o relacionamento com os Clientes e a Excelência no Atendimento acontece...

Fique atendo!!! Como falamos no início a APATIA é o começo do fim e está sempre mal acompanhada: frieza, demora e insensibilidade são os seus acompanhantes mais comuns...

Falaremos deles nas próximas transmissões; até lá e Bom Trabalho!!!

Escute o PodCast AQUI:

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

Motivação x Entusiasmo

"Nada de grandioso chegou, algum dia, a ser alcançado sem entusiasmo.” [Ralph Waldo Emerson] Mais um Work Shop, mais uma Palestra e a velha questão vem à tona: motivação. O que percebo, é que a grande maioria das pessoas está olhando, diariamente, para os céus à espera de instruções para seguir em frente. Há um verdadeiro eclipse do pensamento. As pessoas simplesmente desistiram de pensar e desta forma se sentem inteiramente perdidas, limitadas a garantir suas subsistências. Por outro lado, sempre que ouço uma solicitação de algum trabalho voltado à motivação do pessoal, fico com as orelhas em pé: quais as verdadeiras razões para a demanda? Há um real desejo de desenvolvimento das pessoas pelas pessoas ou trata-se apenas de uma demanda por mais produtividade? Mas esta é outra história. Inicialmente, vamos entender a diferença entre ‘motivação’ e entusiasmo (automotivação). Conforme sempre falo, a diferença entre motivação e entusiasmo fica explicitada em u

Arista - Até o Fim do Mundo

"Arista - Até o Fim do Mundo" é um Romance-Ficção Científica-Aventura; é, também, uma inquietante tentativa de responder as perguntas sobre as origens do que escrevo: as lembranças que afloram em minha mente e eu não sei precisar se são, realmente, lembranças ou sonhos ou delírios.  "Se os "nomes" ou "fatos", descritos, te fizerem lembrar de um lugar, uma pessoa, uma situação; se você experimentar uma sensação de déjà vu... Tenha certeza: você pode não ser a pessoa que pensa que é... Então, não perca tempo: deixe tudo que estiver fazendo e venha para Colina, Comuna de Sinnamary, Guiana Francesa, para iniciar a busca da sua verdadeira história... Procure-me no Hotel Concorde, Apto 201... Acredito ser Carlos Eduardo Romero" 100,0% dos Royalties deste Produto será destinado às Ações Sociais do i2: instituto integrum que atua na Formação e Qualificação de Operadores e Empreendedores Varejistas e na Promoção da Acessibilidade no Varejo de Produtos e

Bodega High Tech - 01 para 01

Longe se vai os dias de inauguração (1.916) da primeira loja de Auto-Serviço no mundo: a Piggly Wiggly . Mais "recentemente" (1.930) os dias do primeiro Supermercado: o King Kullen . Depois vieram os Hard Discount ( Aldi ), os Category Killers ( Toys ‘U’ Us, Leroy Merlin ), os Hipermercados ( Carrefour ), e finalmente os Warehouse Clubs ( Sams Club, Costco ). Paralelo a esta evolução no formato do varejo, vivenciamos a Evolução do Marketing 1.0 : mercado centrado no Produto, onde prevalecia a máxima de Ford: “Um carro pode ter qualquer cor, desde que seja preto.” - passando pelo Marketing 2.0 : voltado para o Consumidor – para o Marketing 3.0 : voltado para os Valores, cujo objetivo é fazer do mundo um lugar melhor, considerando um mercado de seres humanos com coração, mente e espírito, com uma proposição de valor funcional, emocional e espiritual e, finalmente, pelo menos até o próximo Big Show, chegando, finalmente, ao Marketing 4.0 , a era da Transformação Digital