Pular para o conteúdo principal

FALA Varejista!PodCast.Sem3 - "Diversidade é Lucro"

FALA Varejista!

Voltando ao Processo de Vendas 3-D, hoje falaremos da Dimensão Clientes; da Diversidade de Clientes no Ponto de Vendas, mas antes vamos esclarecer que:

"Segmentar é diversificar: nicho é o SKU - a unidade de estoque - do Customer Marketing."


O Conceito Diversidade tem um sentido amplo nas Empresas e não acontece normalmente: é preciso estruturá-lo. Neste sentido o empreendedor deve iniciar o processo no momento da criação do negócio para que não haja rupturas e a evolução seja garantida. Nesta transmissão vamos tratar, apenas, da Diversidade de Clientes que é o foco do Customer Marketing.

O Customer Marketing é uma das mais poderosas estratégias nos dias atuais quando consideramos a Transformação Digital

Agora, de um alado temos o Atendimento à Diversidade de Clientes e do outro o Customer Marketing; n meio temos o Cliente: uma pessoa com corpo, mente e valores; necessidades, comportamentos e crenças; expectativas, atitudes e sonhos... É neste universo de possibilidades - contido em uma única pessoa - em cada pessoa - que devemos atender no Ponto de Vendas, seja ele físico, móvel e/ou virtual. Por isso recomendo, fortemente, que o Vendedor "Escute o seu Cliente"; o que nos leva à mais importante etapa do Processo de Vendas 3-D: a Entrevista. Não há como cogitar Excelência no atendimento sem, antes, estabelecer uma excelente entrevista.

É nesta etapa que consideramos todos as possibilidades da Diversidade de Clientes; iniciamos o nosso CRM - Gestão do Relacionamento com Clientes; as bases para a Argumentação e a Negociação - etapas seguintes do Processo de Vendas 3-D - e, principalmente, criamos as bases para o relacionamento com o Cliente.

Não há relacionamento se não houver RESPEITO! A primeira ideia que devemos ter em mente é que cada pessoa é um universo particular; neste sentido, devemos acabar com o mito de "atender como você gostaria de ser atendido: isso é uma tremenda bobagem, pois a única pessoa que gostaria de ser atendido como você... É você mesmo!!! Neste ponto iniciamos a adequação do negócio para vender mai e melhor com a utilização do Conceito da Diversidade, desde a concepção do negócio, quando decidimos O QUE vender e PARA QUEM!!!

Não se vende qualquer coisa para qualquer um: isso é outra bobagem de Vendedores falastrões; campeões do "embromation" e da enganação. Então o primeiro passo para vender MAIS (Quantidade) e MELHOR (Rentabilidade) é conhecer o Cliente; a Diversidade de Clientes que você pretende atender. Isto vale para todos os tipos de vendas: desde o porta-a-porta ao auto-serviço e ao comercio virtual: o e-commerce.

Quem é o Cliente? Onde vive? Com quem vive? O que consome? Como? Quando? Qual é a sua faixa etária? Qual é a sua faixa de Renda? Quais são os seus Valores e Crenças? Qual é o seu Grau de Instrução? Qual é o seu time do coração? Ele usa internet? tem Perfil nas Redes Sociais? Usa Aplicativos de Mensagens? Quais são as suas Expectativas e os Sonhos? Quais são os seus Desejos? Estas são, apenas, algumas perguntas que deve ser respondidas, considerando, claro, o que o Vendedor está oferecendo, para que seja criada uma argumentação adequada e atraente que o Cliente tenha interesse: que seja convergente com a sua necessidade no momento da venda. Se isto não acontecer é "tiro na água", normal isso acontece, mas o número de acertos dever ser maior, muito maior! Para isso acontecer você deve conhecer o Cliente, Escutar o Cliente, usar todos os meios e tecnologias disponíveis para conhecer cada detalhe do Perfil de Consumo do Cliente.

Washington Olivetto dia que "Devemos falar com milhões de pessoas como se estivéssemos falando com apenas uma." Esta é a melhor definição que eu já encontrei para a Segmentação, para Atendimento à Diversidade, para a Personalização da Proposta de Vendas e, finalmente, para dar Significado à Experiência de Consumo.

Com isto o Vendedor PdD gera Interesse, Engajamento, Empatia, Confiança, gera Valor... Que o Cliente percebe e paga mais por isso. Isto é Atendimento à Diversidade de Clientes; isto é Lucro; "Diversidade é Lucro"!!!

Na próxima transmissão falaremos sobre o Produto e encerro com uma pergunta:

- O que você vende, quando vende, e o que o Cliente, sempre, compra??!

Aguardo as respostas e até lá!!!

Escute o PodCast AQUI:

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

O Líder Situacional Sistêmico

Todos querem Comprometimento , todos querem Engajamento , todos querem colaboradores Motivados , todos querem Equipes de Alto Rendimento ... Mas, quantos se preocupam, verdadeiramente, com as Condições de Trabalho, com o Clima Organizacional, com as Pessoas Certas nos Lugares Certos, com Pessoas que pensam em Pessoas?  Acredito que os Resultados tenham a prioridade nesta lista de situações. Resultados como Objetivo e não como Consequência de um trabalho bem feito. Resultados pelos Resultados: simples assim. Não sou contra os Resultados, nem contra os que os buscam determinadamente, afinal eu estou entre eles. O Lucro não é um "Pecado". Mas, lembrando de um lugar comum, o único lugar em que o Resultado vem antes do Trabalho é no Dicionário. Se você quer Comprometimento, Engajamento, Motivação e uma Equipe de Alto Rendimento , "fora da curva", aprenda a Liderar. Aprenda a conviver com a Liderança Situacional Sistêmica . " Com talento, ganhamos partidas. Com &

10 Perguntas Demolidoras

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio. A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio. Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores. Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma as

BLITZ TQV - Qualidade Total no Varejo

Pesquisas de Satisfação são ótimos indicadores da qualidade de Produtos e Serviços. Melhor do que isto são os Guias de Críticos e Consultores que avaliam criteriosamente o Ponto de Vendas e Prestador de Serviços. Baseados nestas premissas, criamos a BLITZ TQV - Qualidade Total no Varejo , para divulgar Melhores Práticas no Varejo de Vizinhança - a famosa "Loja de Bairro" - de todos os segmentos, e garantir que Qualidade e Melhor Preço não sejam Propaganda Enganosa. A BLITZ TQV está focada em Pontos de Vendas que mereçam a nossa atenção como Referência em seu segmento de mercado, pela Excelência no Atendimento ao Cliente , que possam ser considerados como provedores de Excelentes Experiências de Compras , consideradas pela ótica dos seguintes parâmetros: Qualidade dos Produtos / Serviços, Conforto, Excelência no Atendimento ao Cliente, Conveniência (Proximidade) e Melhores Preços. Nossa avaliação será "in loco", com a utilização da