Pular para o conteúdo principal

Eu, Macaco! (AP II)



Depois que Darwin publicou a sua teoria da evolução, a vida ficou mais simples: a clássica questão "de onde viemos, para onde vamos?" foi parcialmente solucionada: viemos do macaco e talvez, com sorte, viremos robôs, híbridos, com nossos cérebros preservados. Hoje tudo que vemos e pensamos está entre o Macaco e o Robô ou uma grotesca mistura dos dois. Convivemos com um mundo cada vez mais virtual e pessoas com comportamento de primatas. Séculos de evolução e cá me encontro querendo voltar para a selva ou para uma caverna, com receio de confirmar que a evolução está concentrada nas características negativas dos seres humanos. Os seres humanos estão evoluindo... Para pior?

Neste andar da carruagem a clássica questão é convertida para "O que/quem somos, para onde vamos?" Alguns, como eu desejo, já estão voltando para a selva, mas acredito que a selva não nos aceitará de volta. Viver em comunhão com a natureza não é mais possível: uma vez civilizado, para sempre civilizado. Não há, acredito, nenhum rincão que não esteja mapeado pelo Google Maps.

A natureza nos fez, nós estamos destruindo a natureza porque não aguentamos saber que viemos do Macaco. Nós somos seres inteligentes, criados à imagem do pai, mas este nos expulsou do paraíso. Ficamos órfãos e malcriados e a medida que evoluíamos, aprendemos a fazer, na maior parte do tempo, coisas ruins. Dizem que a pior praga sobre a terra é o ser humano. Então não acredito que a natureza queira viver em comunhão com os seres humanos! Seremos expulsos outra vez!

Evoluímos e nos separamos. A convivência, saber conviver em harmonia, é uma demanda estratégica para os seres humanos, para a preservação da nossa especie. Então o que fazemos com Kim Jong-un? Com o Temer? E com o vizinho que acaba de comprar o novo CD do Mr. Catra? É meus caros colegas de espécie, a coisa está ficando feia! Tomara eu consiga encontrar algum recanto de "sombra", longe dos satélites espiões onde eu possa andar pelado sem me preocupar com as picadas dos mosquitos.

Se conseguir, vou dar um jeito de enviar notícias para mais alguns "seres humanos" e convidá-los a formar um clube privativo, uma sociedade alternativa, um bundalelê geral, mas vou logo avisando: faço isso só para ter quem leia os livros que vou escrever.

Esse deveria ser um manifesto contra a hipocrisia e a música ruim nas festas de fim de ano, mas o texto ficou um tanto quanto pedante, preconceituoso e chaaaaaato!!! Bem, o texto evoluiu para este insight sobre o que seria as minhas férias se Tambaba fosse uma praia desconhecida. Como não é, vou me esconder no lugar mais calmo que eu consiga com meus livros, minhas músicas e minha Nega.

Pior seria se pior fosse...


Vital Sousa
Consultor de Marketing e Desenvolvimento Humano (EM GOZO DE FÉRIAS)

Os Mais Lidos Da Semana!

Rally M+is - Transnordestina

O Rally
O Rally M+is em sua IV Edição – Rally M+is – Transnordestina – estará focando suas expertises no Varejo Alimentar: origem da proposta de trabalho da integrum Consultoria. Suas atividades estarão focadas no desenvolvimento / ampliação do relacionamento dentro da Cadeia de Suprimento e Qualificação de Operadores e Varejistas.
O que eu ganho com isso?
De início, a resposta à pergunta que, acreditamos, surgirá no momento inicial de nossa apresentação: do Consumidor à Indústria, os Benefícios Sistêmicos da maior Interação da Cadeia de Suprimento do Varejo Alimentar.
- Consumidores: MELHOR Atendimento, Preço, Qualidade, Variedade e Conforto; - Varejistas: MAIS Qualificação, Vendas, Gestão e Rentabilidade; - Transportadoras: MAIS Embarques, Precisão, Rapidez, Pontualidade e Eficiência; - Distribuidores: MAIS Mix, Giro, Clientes, Rentabilidade e Liquidez; - Indústrias: MAIS Vendas, Previsibilidade e Rentabilidade!
O Roteiro
O Percurso do Rally M+is – Transnordestina é um retorno às origens: queremos…

10 Perguntas Demolidoras (AP-InCo)

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio.
A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio.
Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores.
Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma associação mundial de…

De Volta ao Futuro! (AP II)

O Reveillon é um momento de luzes e cores: o branco da paz; o amarelo da prosperidade; o azul da harmonia; o verde da saúde; o laranja da vitalidade - esta deveria ser  a minha cor favorita; o vermelho da paixão... Um verdadeiro arco-íris de desejos e felicitações para um ano que se inicia, iluminado pelas luzes dos fogos de artifício e ao som do hit do dia: Vai Malandra!
No meio dessas "ondas" uma foto em preto e branco grita aos quatro ventos e aos quatro cantos da world wide web. Através de um post transversal nas redes sociais, alguém publica uma foto do fotógrafo Lucas Landau, que me conecta, imediatamente, com os versos de um hai kai...
"Pinto meu rosto Para me ver exposto, Sonhar em cores."
... Que, para mim, traduzem o "grito" do menino à beira mar com os olhos refletindo os fogos de artifício. Meu primeiro ímpeto é perguntar, como se ele me escutasse, "Você tem fome de que?"; "Você tem sede de que?" Porque você dá as costas à todas…