Pular para o conteúdo principal

A Ilha


No mar do descaso; dos eufemismos conservacionistas; da flexibilidade ética; da diversidade estética, do politicamente correto, próximo ao continente, existe uma ilha: uma ilha de controvérsias e contradições. Escondida por trás de um denso nevoeiro, que esconde sua forma, seu relevo, sua fauna, flora e seus habitantes. Estes, contam as lendas, legítimos descendentes da Esfinge de Gizé, que, em sua homenagem, enfunam em sua bandeira multicolorida o lema: “Decifra-me ou te devoro”.

Aliás, a bandeira multicolorida – tremulando sobre o nevoeiro – é a única parte da ilha que podemos avistar ao longe, de todas as direções. Oscila como um convite ou como um aviso. Contam as lendas que seus habitantes dominam a arte do mimetismo e da transmutação, de tal forma, que todos afirmam, categoricamente, que não existe vida inteligente na ilha. Contam as lendas, que de lá nenhum ser vivente retornou para contar uma história real: sobre a ilha, tudo é lenda!

Preocupado com essa inexistência existente, o Líder da Ilha resolveu mostrar a cara. Apareceu no continente, ninguém sabe como, num belo dia de sol. Era um cidadão comum como esses que se vê na rua – continuando como cantava Belchior - falava de negócios, ria, via show de mulher nua. Era um homem de bons modos: “com licença”; “foi engano”... Como cartão de apresentação o homem entregava aos seus expectadores uma miniatura da ilha esculpida em puro ouro. As pessoas ficavam tão maravilhadas com este presente que sequer olhavam no rosto do Líder dos Ilhéus.

Rapidamente a miniatura virou moeda de troca entre os habitantes do continente: todos queriam tê-la.

O encanto dos habitantes do continente, pelo Líder dos Ilhéus, era tanto que todos procuravam conhece-lo e, freneticamente, desejavam a pequena escultura dourada, que a esta altura já era considerada a imagem do paraíso. Mas havia um problema: ninguém se lembrava do rosto do Líder. Pisar no solo da ilha, ainda, era uma viagem incerta, dizia-se que nem todos seriam aceitos. Viajariam, apenas, aqueles que possuíssem o famoso cartão de visitas, que agora tinha o status de convite. O que as pessoas fariam na ilha, também, era um completo mistério, mas todos afirmavam as maravilhas que seria estar no solo insular. Assim foi organizado um cruzeiro para todos que já possuíam convites.

Da mesma forma que surgiu, o Líder dos Ilhéus sumiu do continente, mas ninguém notou a sua ausência. Estavam todos excitados com a viagem para a ilha. Quem ia estava feliz, quem ficava, por puro desdém, ignorava a viagem e os que iriam viajar, fosse quem fosse. O desinteresse era tanto que no dia da partida não havia expectadores, ninguém estava no cais para trocar um adeus com quem partia. O navio partiu, ninguém soube, ninguém viu. Neste dia, os habitantes do continente já seguiam suas vidas como se nada tivesse acontecido, não havia uma só lembrança do Líder, da miniatura de ouro ou dos que partiram. Aqueles que passavam pelo cais e olhavam para o horizonte, avistavam, como sempre, uma ilha misteriosa e nada mais...
Contam as lendas que a ilha era habitada por estranhos seres extraterrestres, com sérios problemas de memória: felizes, viviam presos no tempo, revivendo, continuamente, o dia em que chegaram na ilha!


[Sousa, Vital. Apensar dos Pensares. Recife, 2.017]

Os Mais Lidos Da Semana!

O Fator "Stoic Mujic"

“Enquanto se descansa, se carrega pedras”: este provérbio português é o tipo de frase feita que não sai da boca de um grupo de pessoas, entre as quais me incluo: os obstinados pelo que fazem, pelo trabalho. Estas pessoas são do tipo que nunca “desligam”. Não importa onde estejam, o que estejam fazendo; eles estão sempre “ligados”.
Numa sessão de vídeo caseira, com pipoca e guaraná, não seria diferente. Na última, vimos o filme “A Ponte dos Espiões”. “Bridge of Spies” em Inglês. Embora eu prefira, por razões que o leitor poderá ver no filme, o título em Alemão: “Der Unterhändler” que em língua tupiniquim que dizer “O Negociador”. É um excelente filme para ser usado em treinamentos sobre Negociação, com certeza usarei, mas o que mais me chamou a atenção foi a definição dada ao protagonista, interpretado por Tom Hanks. Um advogado bem sucedido de uma Empresa de Seguros. Vamos à uma breve sinopse do filme e voltamos para tratar do que interesse neste artigo, isto é: o "Fator Stoic M…

Varejo & Diversidade & Inclusão

“Falar de Diversidade não é sobre ‘coisas de viado’, é sobre ‘ser’ humano; reconhecer que ‘somos todos iguais, isto é: diferentes’.” 
Desde 1.999, na virada do milênio, trabalhamos com o conceito de Diversidade no Varejo. A partir de 2.007, com a fundação da integrum Consultoria, introduzimos o Processo de Desenvolvimento da Excelência no Atendimento à Diversidade Humana no escopo de nossa Proposta de Valor, mesmo quando nos avisavam, em tom de alerta, que poderíamos nos “queimar” com essa “conversa”, porque isso era, na época e ainda hoje, “coisa de viado”. 
Desde essa época nos apropriamos do slogan “somos todos iguais, isto é: diferentes” de uma Campanha da L’Oreal, linha Coiffeur. De lá para cá muita coisa mudou. 20 anos após nosso “despertar” sobre a questão da Diversidade no Varejo, vejo com orgulho as atenções voltadas para o termo “Inclusão” no Retail’s Big Show 2.019 da NRF - National Retail Federation dos United States of America. Yes! We are inclusive! Direto de New York, New…

PROCURA-SE: Consultor de Varejo

CONSULTOR DE VAREJO (FREELANCER - CNPJ / MEI)

Graduação em Administração e/ou Contábeis e/ou Psicologia, com desejável Especialização em Finanças e Controladoria e/ou Gestão de Pessoas e/ou Marketing; COM ou SEM Experiência em Operação, mas com necessária experiência como Facilitador de Treinamentos Operacionais e Gerenciais.
O Profissional deverá compor o Quadro Societário (Opcional) da integrum Consultoria, sendo co-responsável pelo desenvolvimento dos Treinamentos da sua área de atuação. 
Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho + Honorários + Comissões + Participação nos Lucros.
Empreendedor; Fã / Praticante de Esportes Radicais; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Profissionais que buscamos.
Interessados deverão enviar Currículo para sousa.vital@gmail.com e destacar no assunto a área de atuação: CONSULTOR DE VAREJO
Maiores informações com:

Vital Sousa integrum Consultoria +81 9 9851.6174 / 9 …