"Vem chegando o Verão"... Assim como outras épocas do ano, no Verão há produtos e serviços que vendem mais que em outras épocas do ano. Para entender melhor o processo, tomemos o exemplo de uma Delicatessen Regional, especializada em Caldos e Sopas. É natural que os negócios vão muito bem durante o inverno e que se obtenham lucros formidáveis ao longo da estação – a sazonalidade é positiva, nesse caso, mas quando chega o Verão...
Se os gestores não se prepararem para a longa “barrigada” nas vendas durante a primavera e o verão, poderão enfrentar sérios problemas na administração – aí, temos a sazonalidade negativa.
No caso dos caldos e Sopas, a sazonalidade é influenciada por fatores climáticos. Além disso, os picos e quedas nas vendas podem ser motivados por datas comemorativas (Natal, Dia das Mães), grandes eventos (Copa e Olimpíadas) e crises econômicas.
Para ajudar empreendedores que vendem produtos e serviços sazonais, relacionamos 4 Dicas para vender mais na hora certa.
1. Revendo o passado
Entenda a sazonalidade do seu produto ou serviço e saiba como direcionar seus recursos para aproveitar os picos de venda.
2. Planeje o crescimento
Veja como o fluxo de caixa, o gerenciamento de estoque e um plano de marketing podem alavancar sua empresa.
3. Coloque todo mundo na mesma página
Saiba quais processos sua empresa pode estabelecer para manter toda equipe alinhada e quais os maiores erros dos empreendedores nessa etapa.
4. O pós-venda e o recomeço do ciclo
Descubra como manter e explorar os novos clientes que entraram em contato com a empresa nesse período e se prepare para o próximo pico de vendas.
Se você gostou dessas Dicas, leia muitas outras no livro "100 Dicas & 001 Conselho". Para adquiri-lo, FALE CONOSCO!!!
Vital Sousa
integrum Consultoria