Ter
uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer
momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu
Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a
gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder
certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio.
A
Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os
investidores querem saber do dono de um negócio.
Encarar
um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do
empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua
startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus
inquisidores.
Não
são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou
desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital.
Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young
Entrepreneur Council, uma associação mundial de empreendedores, elencaram dez
perguntas que podem matar um projeto durante a apresentação do pitch ou reunião
com investidores.
Se
o Empreendedor já gastou um “par de horas” debruçado em sua Matriz SWOT,
recomendo mais algumas horas de preparação, conhecendo a lista de questões
demolidoras de sonhos.
Qual é o problema da empresa?
Os
investidores são como interrogadores e querem saber o que há de errado no
projeto. Pode ser receita baixa, gestão ineficiente, falta de mercado definido.
Saber as próprias fraquezas é fundamental para não se mostrar ingênuo e
despreparado diante dos investidores.
Qual é o diferencial da
empresa?
Com
tantas empresas oferecendo produtos semelhantes, qual é seu diferencial
competitivo? Por meio de análises comparativas e due diligences, o empreendedor
pode chegar ao seu diferencial, seja ele técnico, tecnológico, financeiro, de
abrangência. O importante é ter meios concretos para provar que o produto ou
serviço tem um valor diferenciado.
Qual é o valor da empresa?
Os
investidores nunca deixam de fazer essa pergunta, mas sabem que não há uma
resposta exata. Eles querem ver a capacidade do empreendedor em mostrar cifras
realistas. Assim como superestimar seu negócio, um valor baixo também desperta
suspeitas. Para aumentar suas chances, o empreendedor deve tentar reunir o
maior grupo de investidores interessados. Um eventual leilão entre os
capitalistas pode elevar o valor da empresa.
Qual é o seu custo de aquisição
de clientes?
Estimativas
realistas, feitas com base em números bem apurados, é a melhor forma de
responder a essa questão. Se o empreendedor não for capaz de explicar como irá
conquistar clientes sem prejudicar as finanças, está falhando na apresentação
do negócio.
Quando vou receber meu dinheiro
de volta?
Ideias
mirabolantes existem aos montes e o investidor quer o dinheiro dele de volta.
Por isso, tão importante quanto à ideia, é sua execução. O empreendedor precisa
transparecer sua capacidade de fazer o negócio girar. Além de mostrar sua
experiência, deve detalhar todos os aspectos financeiros, mostrar com clareza
como o modelo de receita funciona e as possíveis estratégias de
desinvestimento.
Por que uma grande empresa não
faz isso?
Esta
pegadinha faz com que o empreendedor realmente reflita sobre as potencialidades
do seu negócio. Ele está construindo algo inovador, que desperte a atenção das
empresas de tecnologia para uma possível aquisição, ou seu produto é semelhante
ao de outros players?
Por que isso não foi feito
antes?
Algumas
aplicações ainda não foram criadas. Outras não deram sorte por causa da falta
de tecnologia existente, da falta de mercado ou de inúmeros outros motivos. O
que o investidor quer descobrir é o conhecimento do empreendedor sobre o
cenário em que ele pensa em entrar. Quais foram os fracassos do passado? E os
sucessos?
O que é sucesso para sua
companhia?
Investidores
querem negócios ambiciosos, com possibilidade de desinvestimento rápido e
lucrativo. É uma pergunta para medir a ambição do empreendedor. Mas não são
apenas os muito ambiciosos que podem ter sucesso. A pergunta também serve para
calibrar o nicho potencial do novo negócio, uma vez que empresas de nicho e de
capacidade de crescimento um pouco mais reduzida, porém sólidas, também estão
no alvo dos investidores.
Você conhece determinada
empresa? Por que não?
No
fundo, eles querem saber se o empreendedor conhece todo o mercado, os
competidores, os possíveis competidores no futuro. Não basta saber apenas quais
são aquelas duas ou três empresas que podem roubar seus clientes, mas e os
estrangeiros? E aquelas com potencial de ampliar seu espectro de negócios?
Qual é o seu plano de
crescimento?
Eles
querem saber como você vai fazer tudo que já fez. Uma boa sugestão é visualizar
seu futuro: que tipo de recursos são necessários para criar o negócio? Como ele
irá aumentar sua estrutura e base de clientes?
Se
você não respondeu alguma(s) destas perguntas, não se arrisque. Não peque pela
falta: um pequeno detalhe do seu negócio poder fazer toda diferença na há de
conquistar os investidores que você precisa. Então, muita calma nesta hora.
Volte ao trabalho de preparação para vender o seu peixe para ter na ponta da
língua as respostas para estas 10 perguntas obrigatórias. Eu recomendo!!!
Vital Sousa
VTL Marketing & Vendas
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