Pular para o conteúdo principal

Holding On


Dica 045 - Holding não é problema: é solução!


O jeitinho brasileiro tem transformado uma solução em problema. Estamos falando das Holdings que vêm despertando cada vez mais a atenção dos contribuintes. Utilizadas para concentrar participações societárias ou administrar bens, elas despertam interesse de grupos empresariais e famílias por razões diversas, dentre elas:


1- Proteção do patrimônio, segregando a vida social entre a holding e seus sócios (e suas empresas investidas);

2- Planejamento tributário, com interesse na economia tributária através da elisão fiscal;

3- Um melhor nível de estruturação do negócio e profissionalização dos Sócios com enfoque administrativo; e

4- Planejamento Sucessório adentrando ao contexto familiar, que pode inclusive extinguir o processo de inventário e partilha.

Com estas características as holdings se transformaram na menina dos olhos dos contribuintes, entretanto, estas empresas, também, viraram a menina dos olhos da Receita Federal. O aumento quantitativo e qualitativo da fiscalização tem levado a um crescente número de autuações, normalmente com a determinação de baixa de ofício de pessoas jurídicas não existem de fato. É justo, é muito justo é justíssimo.

Defendemos esta ênfase na fiscalização para separar o joio do trigo: separar holdings corretamente constituídas e utilizadas, daquelas que servem, apenas, para simulação, evasão fiscal e outras hipóteses de crimes contra a ordem tributária.

Para conciliar o crescente interesse dos Contribuintes e do Fisco, nossa dica, para Empresas ou Famílias evitarem riscos fiscais e jurídicos, é selecionar criteriosamente os profissionais das áreas Contábeis e Jurídica que cuidarão do processo de Planejamento e Constituição e Administração da Holding, seja ela Empresarial ou Familiar.

No caso das holdings familiares, recomendamos a leitura concomitante da Dica 007 sobre Sucessão Familiar.


 [Sousa, Vital. 100 Dicas & 001 Conselho. Recife, 2015]

Os Mais Lidos Da Semana!

PROCURA-SE: Consultor de Varejo

CONSULTOR DE VAREJO (FREELANCER - CNPJ / MEI)

Graduação em Administração e/ou Contábeis e/ou Psicologia, com desejável Especialização em Finanças e Controladoria e/ou Gestão de Pessoas e/ou Marketing; COM ou SEM Experiência em Operação, mas com necessária experiência como Facilitador de Treinamentos Operacionais e Gerenciais.
O Profissional deverá compor o Quadro Societário (Opcional) da integrum Consultoria, sendo co-responsável pelo desenvolvimento dos Treinamentos da sua área de atuação. 
Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho + Honorários + Comissões + Participação nos Lucros.
Empreendedor; Fã / Praticante de Esportes Radicais; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Profissionais que buscamos.
Interessados deverão enviar Currículo para sousa.vital@gmail.com e destacar no assunto a área de atuação: CONSULTOR DE VAREJO
Maiores informações com:

Vital Sousa integrum Consultoria +81 9 9851.6174 / 9 …

integrum 10 Anos

Em João Pessoa, Jampa para os íntimos, onde morei por algum tempo e desenvolvi parte de minha experiência em Marketing e Vendas, aprendi uma expressão, usada para descrever algo bom, que uso no título desta postagem: 10 Anos... Tudo que é bom em Jampa, é "10 Anos"! Modéstia às favas, estou a usá-la para definir nossa trajetória e nosso atual status de evolução.

Em 2.017 a integrum Consultoria completou 10 Anos de existência: 3.653 dias de evolução; 3.653 oportunidades de reafirmarmos nossa Missão e nossos Valores.
Evoluímos para continuar implantando Soluções e nossos clientes colhendo Resultados! Nesses 10 Anos consolidamos a Gestão Integrada de Marketing e a Estratégia dos 4 Fatores: frutos de nossa vivência de 30 anos no Varejo;
Aos nossos Amigos, Clientes, Parceiros e todos que, de alguma forma, contribuíram com nossa evolução, nossos sinceros agradecimentos;
Em especial, queremos agradecer a Mauro Ramos, Adriano Rocha, Gustavo Sobreira, José Mourão, Manoel Lucelano e Net…

Rally M+is - Transnordestina

O Rally
O Rally M+is em sua IV Edição – Rally M+is – Transnordestina – estará focando suas expertises no Varejo Alimentar: origem da proposta de trabalho da VTL Marketing. Suas atividades estarão focadas no desenvolvimento e/ou ampliação do relacionamento dentro da Cadeia de Suprimento, além da Qualificação de Empreendedores e Operadores e Varejistas para enfrentar a R-Evolução 4.0; para trabalhar com foco na nova realidade do Varejo e do Novo Consumidor Omnicanal.

O que eu ganho com isso? De início, chovendo no molhado, a resposta à pergunta que, acreditamos, surgirá no momento inicial de nossa apresentação: do Consumidor à Indústria, os Benefícios Sistêmicos com uma maior Interação da Cadeia de Suprimento do Varejo Alimentar.
- Consumidores: MELHOR Atendimento, Preço, Qualidade, Variedade e Conforto; - Varejistas: MAIS Qualificação, Vendas, Gestão e Rentabilidade; - Transportadoras: MAIS Embarques, Precisão, Rapidez, Pontualidade e Eficiência; - Distribuidores: MAIS Mix, Giro, Clientes, …