Pular para o conteúdo principal

Holding On


Dica 045 - Holding não é problema: é solução!


O jeitinho brasileiro tem transformado uma solução em problema. Estamos falando das Holdings que vêm despertando cada vez mais a atenção dos contribuintes. Utilizadas para concentrar participações societárias ou administrar bens, elas despertam interesse de grupos empresariais e famílias por razões diversas, dentre elas:


1- Proteção do patrimônio, segregando a vida social entre a holding e seus sócios (e suas empresas investidas);

2- Planejamento tributário, com interesse na economia tributária através da elisão fiscal;

3- Um melhor nível de estruturação do negócio e profissionalização dos Sócios com enfoque administrativo; e

4- Planejamento Sucessório adentrando ao contexto familiar, que pode inclusive extinguir o processo de inventário e partilha.

Com estas características as holdings se transformaram na menina dos olhos dos contribuintes, entretanto, estas empresas, também, viraram a menina dos olhos da Receita Federal. O aumento quantitativo e qualitativo da fiscalização tem levado a um crescente número de autuações, normalmente com a determinação de baixa de ofício de pessoas jurídicas não existem de fato. É justo, é muito justo é justíssimo.

Defendemos esta ênfase na fiscalização para separar o joio do trigo: separar holdings corretamente constituídas e utilizadas, daquelas que servem, apenas, para simulação, evasão fiscal e outras hipóteses de crimes contra a ordem tributária.

Para conciliar o crescente interesse dos Contribuintes e do Fisco, nossa dica, para Empresas ou Famílias evitarem riscos fiscais e jurídicos, é selecionar criteriosamente os profissionais das áreas Contábeis e Jurídica que cuidarão do processo de Planejamento e Constituição e Administração da Holding, seja ela Empresarial ou Familiar.

No caso das holdings familiares, recomendamos a leitura concomitante da Dica 007 sobre Sucessão Familiar.


 [Sousa, Vital. 100 Dicas & 001 Conselho. Recife, 2015]

Os Mais Lidos Da Semana!

O Fator "Stoic Mujic"

Vamos utilizar a última publicação de 2.018 para reafirmar nossa Determinação; seguindo o "Conselho de João" que ecoa em nossas mentes: "Levanta a cabeça e segue em frente"...

- Valeu João!!!

“Enquanto se descansa, se carrega pedras”: este provérbio português é o tipo de frase feita que não sai da boca de um grupo de pessoas, entre as quais me incluo: os obstinados pelo que fazem, pelo trabalho. Estas pessoas são do tipo que nunca “desligam”. Não importa onde estejam, o que estejam fazendo; eles estão sempre “ligados”.

Numa sessão de vídeo caseira, com pipoca e guaraná, não seria diferente. Na última, vimos o filme “A Ponte dos Espiões”. “Bridge of Spies” em Inglês. Embora eu prefira, por razões que o leitor poderá ver no filme, o título em Alemão: “Der Unterhändler” que em língua tupiniquim que dizer “O Negociador”. É um excelente filme para ser usado em treinamentos sobre Negociação, com certeza usarei, mas o que mais me chamou a atenção foi a definição dada ao prot…

Pitch Matador

Mais conhecida, no jargão das startups, como Pitch, uma Apresentação Sumária do Negócio bem elaborada será a porta voz do seu negócio. Pense nela como um cartão de visitas e para deixá-la bem elaborada, em sua totalidade, pense numa apresentação no programa do Faustão no quadro “Se Vira nos Trinta”. Ou, se quiser usar a minha experiência, pense que sua próxima refeição depende desta apresentação.
Um pitch bem elaborado pode, literalmente, salvar sua vida. Com a autoridade de quem já viveu essa experiência, vou dar maior atenção, para municiar Vendedores, e Empreendedores que lerem este trabalho, para esta peça de “artilharia pesada”. Recomendo, ainda, um curso rápido de Apresentações de Alto Impacto e toda leitura, sobre o assunto, que tiver oportunidade de ter nas mãos.
Tão importante quanto o próprio pitch é a prospecção e seleção do alvo e do momento da apresentação. Por melhor que seja a sua performance, se não houver interesse, coerência, convergência, “pegada”, não vai adiantar de…

PRÉ-NATAL: Então é Natal... Venda Mais e Melhor!!!

"Um bom planejamento começa quando termina a ação".  [Vital Sousa]

Então já é Natal, mais um Natal em nossas vidas, mas este não será como antes, aliás nada será como antes... Esta é a verdadeira mensagem de Natal que nos últimos anos, com a "Transformação Digital", vem se concretizando mundo afora. A R-Evolução no Varejo é inexorável e o Varejista precisa estar pronto para estas mudanças no estilo RPM - R-Evoluções por Minuto.
O tempo e o calendário promocional do varejo não param. Por mais que suas vendas estejam atingindo as metas planejadas, esta é a época de “pensar grande”: uma multidão vai bater à sua porta!
O Natal continua sendo a maior data do Varejo e os Lojistas precisam estar preparados para ele, preparados com antecedência, diga-se de passagem. Neste período, toda a cadeia de suprimento está em ebulição. indústrias fazem os ajustes finais na produção; varejistas procuram seus fornecedores para fazer reposição de estoques e abastecimento de itens sazonais;…