SOU Varejista desde os meus 8 anos de idade e nunca me canso de valorizar as Melhores Práticas neste segmento. Aliás, o TQV - Melhores Práticas tem este objetivo, ampliado para incorporar a causa da Acessibilidade de Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Assim juntamos o útil ao agradável identificando Pontos de Vendas que respeitam a Diversidade Humana e Oferecem Excelência no Atendimento ao Cliente. O Hiper Moinho Oliveira, em Macaparana (PE), é um desses exemplos que temos orgulho em divulgar em nosso Guia.
Com uma planta de 780 m² muito bem organizada para dar maior Conforto e Comodidade oferecendo excelentes experiências de Compras aos seus Clientes, a partir do estacionamento, muito bem sinalizado, podemos observar que estamos visitando um Ponto de Vendas construído para oferecer Qualidade e que, sem sombra de dúvidas, é referência para a Cidade e para a Região. Mas tem mais: do Guarda Volumes ao Fraldário, ziguezagueando pelos corredores largos, claros e bem sinalizados, com suas gôndolas bem arrumadas e abastecidas, percebemos que os atributos de Qualidade do Varejo Alimentar foram milimetricamente pensados para oferecer ótimas experiências de Compras.
A satisfação de estar neste Ponto de Vendas atende minhas necessidade de Consumidor e Consultor de Varejo, pois ainda podemos dizer que são raros os casos de Excelência no Atendimento do varejo Alimentar, que desmentem o pressuposto de que lojas do interior são menos qualificados pois não há necessidade: os Clientes não se importam, estão preocupados apenas com o preço dos produtos.
Invariavelmente, sempre que menciono a necessidade de mudanças na operação dos pontos de vendas, para acompanhar a mudança do perfil dos consumidores, ouço a já batida objeção: “Na teoria é muito bonito. Quero ver na prática.” Costumo, nestes momentos, separar o joio do trigo. De um lado os que se expressam, verbal ou fisicamente, concordando com a máxima do conformismo e da mesmice retrógrada que tem levado centenas de empreendimentos à falência. Do outro lado os que olham para o futuro e reconhecem nesta mudança de perfil do ponto de vendas e dos consumidores, uma oportunidade para crescer. Para estes direciono meus esforços de contribuição para a tomada da decisão de mudar.
Após as primeiras boas impressões, passamos a identificar no ponto de venda, as amarrações aos pilares do Varejo de Vizinhança, a saber: Economia, Qualidade, Atendimento, Variedade e Proximidade. Ponto a ponto, é inegável a consideração de todos os pilares na Estratégia de Atendimento do Hiper Moinho Oliveira.
Fica fácil perceber seu posicionamento estratégico que certamente está compartilhado por todos que trabalham no Ponto de Vendas. Todos, certamente, sabem o seu papel no contexto do Atendimento ao Cliente e a importância deste Atendimento no posicionamento da Empresa no Mercado. Há uma Missão compartilhada de forma sistêmica por todos que trabalham para colocar a "Teoria" na "Prática do dia-a-dia".
Todos estes atributos de Qualidade completam-se com a Acessibilidade do Hiper Moinho Oliveira para oferecer Qualidade no Atendimento da Diversidade Humana, entregando, sempre, ótimas experiências de Compras para seus Clientes, independente de sua condição Física. Rampas de Acesso à Loja, guarnecidas de corrimão de dois níveis, oferece conforto à toda Diversidade Humana e responde de forma positiva às interações das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Idosos, Gestantes, Obesos, Etc).
Além da Acessibilidade garantida pelas Rampas, o Hiper Moinho Oliveira oferece uma loja bem Balanceada (Localização das Seções), que facilita e agiliza as Compras, Corredores largos permitem o Fluxo de Carrinhos e Pessoas sem interrupções. Este é um aspecto de suma importância em um Ponto de Vendas, pois além de oferecer Conforto para todos os Clientes, contribuem com a mudança de cultura de que a Pessoa com Deficiência é "um problema a ser resolvido, rapidamente, no ponto de vendas". Os Corredores Largos são, na prática, a aplicação da nova visão da LBI - Lei Brasileira de Inclusão (Estatuto da Pessoa com Deficiência) que trata a Deficiência, NÃO MAIS como uma condição estática e biológica da pessoa, mas como resultado da interação das barreiras impostas pelo meio com as limitações de natureza física, mental, intelectual e sensorial do indivíduo.
Caixa Preferencial Totalmente Acessível evita os vexames a que são submetidas as Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Grávidas, Obesos), que precisam "dar a volta" na barreira de Check Out (Caixas) por serem impedidos pelo reduzido espaço entre um Caixa e outro.
A Iluminação é mais que um item de Segurança e Conforto que deve fazer parte do desenvolvimento de qualquer projeto de Exposição e Comunicação. Por isso destacamos este Pilar da Acessibilidade no Varejo, afinal 83% da percepção humana ocorre pelo sentido da Visão.
A Lanchonete seria melhor chamar de Praça de Alimentação, por que hão há barreiras para dividir ambientes nem atrapalhar o fluxo de Pessoas dos Corredores para a Lanchonete. Mesas e Cadeiras colocadas em posição de Atendimento para todos, independente de sua condição física. Para finalizar, pela extensão do piso e grande fluxo de Clientes, a loja está equipada com Sanitários de uso público totalmente Acessíveis. Olhando para o futuro, a ambiente dos Sanitário é provido de um Fraldário para atender aos futuros Clientes.
Em Macaparana (PE) 21,5% da População (Censo 2.010) são Idoso e/ou tem alguma Deficiência (Visual, Auditiva e Motora) de Moderada a Grave, Considerando a população que se declara com Alguma Deficiência de Leve a Moderada este índice salta para 48,3% da população. Desta forma podemos entender a importância de um Ponto de vendas Acessível.
Vital Sousa
VTL Marketing