Pular para o conteúdo principal

Do Chão de Loja (AP-InCo)


A Cada Prospecção para eventos de Qualificação ou Consultoria, me vem a lembrança do início da minha Carreira de Consultor...

Ao completa 30 anos de experiência na Cadeia de Suprimento do Varejo; desempenhando funções na Indústria, em Distribuidores e, finalmente, no Varejo de Produtos e Serviços – onde, na verdade, iniciei minha trajetória, numa banca de confecções nas feiras livres do Agreste Pernambucano – considerei tornar-me Consultor de Varejo.

Somei, então, minhas experiências profissionais co a minha formação acadêmica e entendi que estava apto. Entendi, mas não compreendi, pois na soma de qualificações que me fariam um Consultor, não considerei o tempo em que fui do chão de loja. Esta constatação e o consequente refazimento do computo de qualificações – que, finalmente, me fizeram um Consultor de Varejo – veio à mente alguns anos após o início da nova Carreira.

Veio numa reunião com um dos primeiros Clientes, estando eu de terno e gravata, onde após algumas horas de exposição e discussão sobre a utilização da Curva ABC no merchandising no Ponto de Vendas, me foi solicitado uma demonstração prática das minhas teorias. O Cliente deve ter pensado: falar é fácil, quero ver fazer! Em poucos minutos consegui um jeans, uma camiseta polo e uma bota EPI do uniforme dos funcionários; literalmente vesti a camisa do Cliente e coloquei a mão na massa. Posso afirmar que este foi o meu batismo de fogo tardio. Assim me tornei Consultor de Varejo e assumi o papel de operador, aposentando o terno e a gravata. Não resisti à mudança, aliás, aprovei prontamente pois o novo visual estava mais alinhado com minha filosofia de vida. Ocasionalmente a nova imagem provoca alguns estranhamentos e desconfianças, pois o terno e a gravata, para alguns, tornaram-se credenciais de qualificação para identificar e destacar Consultores.

Atualmente, nas reuniões de prospecção com Clientes, quando surge algum questionamento sobre quem vai apresentar a Proposta de Serviços e quem vai executá-los, respondo prontamente que será a mesma pessoa, isto é: eu e se preciso, outras pessoas, pois...

- Eu sou do chão de loja... Com muito orgulho e prazer!

P.S. – A partir daquela reunião reveladora, mudamos o uniforme de nossa Empresa e de nossos parceiros. Em trabalhos conjuntos, usamos TODOS, Jeans, Camiseta Polo e Botas EPI.


Vital Sousa 
integrum Consultoria

Os Mais Lidos Da Semana!

10 Perguntas Demolidoras (AP-InCo)

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio.
A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio.
Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores.
Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma associação mundial de…

Rally M+is - Transnordestina

O Rally
O Rally M+is em sua IV Edição – Rally M+is – Transnordestina – estará focando suas expertises no Varejo Alimentar: origem da proposta de trabalho da integrum Consultoria. Suas atividades estarão focadas no desenvolvimento / ampliação do relacionamento dentro da Cadeia de Suprimento e Qualificação de Operadores e Varejistas.
O que eu ganho com isso?
De início, a resposta à pergunta que, acreditamos, surgirá no momento inicial de nossa apresentação: do Consumidor à Indústria, os Benefícios Sistêmicos da maior Interação da Cadeia de Suprimento do Varejo Alimentar.
- Consumidores: MELHOR Atendimento, Preço, Qualidade, Variedade e Conforto; - Varejistas: MAIS Qualificação, Vendas, Gestão e Rentabilidade; - Transportadoras: MAIS Embarques, Precisão, Rapidez, Pontualidade e Eficiência; - Distribuidores: MAIS Mix, Giro, Clientes, Rentabilidade e Liquidez; - Indústrias: MAIS Vendas, Previsibilidade e Rentabilidade!
O Roteiro
O Percurso do Rally M+is – Transnordestina é um retorno às origens: queremos…

De Volta ao Futuro! (AP II)

O Reveillon é um momento de luzes e cores: o branco da paz; o amarelo da prosperidade; o azul da harmonia; o verde da saúde; o laranja da vitalidade - esta deveria ser  a minha cor favorita; o vermelho da paixão... Um verdadeiro arco-íris de desejos e felicitações para um ano que se inicia, iluminado pelas luzes dos fogos de artifício e ao som do hit do dia: Vai Malandra!
No meio dessas "ondas" uma foto em preto e branco grita aos quatro ventos e aos quatro cantos da world wide web. Através de um post transversal nas redes sociais, alguém publica uma foto do fotógrafo Lucas Landau, que me conecta, imediatamente, com os versos de um hai kai...
"Pinto meu rosto Para me ver exposto, Sonhar em cores."
... Que, para mim, traduzem o "grito" do menino à beira mar com os olhos refletindo os fogos de artifício. Meu primeiro ímpeto é perguntar, como se ele me escutasse, "Você tem fome de que?"; "Você tem sede de que?" Porque você dá as costas à todas…