A Cada Prospecção para eventos de Qualificação ou Consultoria, me vem a lembrança do início da minha Carreira de Consultor...
Ao completa 30 anos de experiência na Cadeia de Suprimento do Varejo; desempenhando funções na Indústria, em Distribuidores e, finalmente, no Varejo de Produtos e Serviços – onde, na verdade, iniciei minha trajetória, numa banca de confecções nas feiras livres do Agreste Pernambucano – considerei tornar-me Consultor de Varejo.
Somei, então, minhas experiências profissionais co a minha formação acadêmica e entendi que estava apto. Entendi, mas não compreendi, pois na soma de qualificações que me fariam um Consultor, não considerei o tempo em que fui do chão de loja. Esta constatação e o consequente refazimento do computo de qualificações – que, finalmente, me fizeram um Consultor de Varejo – veio à mente alguns anos após o início da nova Carreira.
Veio numa reunião com um dos primeiros Clientes, estando eu de terno e gravata, onde após algumas horas de exposição e discussão sobre a utilização da Curva ABC no merchandising no Ponto de Vendas, me foi solicitado uma demonstração prática das minhas teorias. O Cliente deve ter pensado: falar é fácil, quero ver fazer! Em poucos minutos consegui um jeans, uma camiseta polo e uma bota EPI do uniforme dos funcionários; literalmente vesti a camisa do Cliente e coloquei a mão na massa. Posso afirmar que este foi o meu batismo de fogo tardio. Assim me tornei Consultor de Varejo e assumi o papel de operador, aposentando o terno e a gravata. Não resisti à mudança, aliás, aprovei prontamente pois o novo visual estava mais alinhado com minha filosofia de vida. Ocasionalmente a nova imagem provoca alguns estranhamentos e desconfianças, pois o terno e a gravata, para alguns, tornaram-se credenciais de qualificação para identificar e destacar Consultores.
Atualmente, nas reuniões de prospecção com Clientes, quando surge algum questionamento sobre quem vai apresentar a Proposta de Serviços e quem vai executá-los, respondo prontamente que será a mesma pessoa, isto é: eu e se preciso, outras pessoas, pois...
- Eu sou do chão de loja... Com muito orgulho e prazer!
P.S. – A partir daquela reunião reveladora, mudamos o uniforme de nossa Empresa e de nossos parceiros. Em trabalhos conjuntos, usamos TODOS, Jeans, Camiseta Polo e Botas EPI.
Vital Sousa
integrum Consultoria