Pular para o conteúdo principal

Do Chão de Loja (AP-InCo)


A Cada Prospecção para eventos de Qualificação ou Consultoria, me vem a lembrança do início da minha Carreira de Consultor...

Ao completa 30 anos de experiência na Cadeia de Suprimento do Varejo; desempenhando funções na Indústria, em Distribuidores e, finalmente, no Varejo de Produtos e Serviços – onde, na verdade, iniciei minha trajetória, numa banca de confecções nas feiras livres do Agreste Pernambucano – considerei tornar-me Consultor de Varejo.

Somei, então, minhas experiências profissionais co a minha formação acadêmica e entendi que estava apto. Entendi, mas não compreendi, pois na soma de qualificações que me fariam um Consultor, não considerei o tempo em que fui do chão de loja. Esta constatação e o consequente refazimento do computo de qualificações – que, finalmente, me fizeram um Consultor de Varejo – veio à mente alguns anos após o início da nova Carreira.

Veio numa reunião com um dos primeiros Clientes, estando eu de terno e gravata, onde após algumas horas de exposição e discussão sobre a utilização da Curva ABC no merchandising no Ponto de Vendas, me foi solicitado uma demonstração prática das minhas teorias. O Cliente deve ter pensado: falar é fácil, quero ver fazer! Em poucos minutos consegui um jeans, uma camiseta polo e uma bota EPI do uniforme dos funcionários; literalmente vesti a camisa do Cliente e coloquei a mão na massa. Posso afirmar que este foi o meu batismo de fogo tardio. Assim me tornei Consultor de Varejo e assumi o papel de operador, aposentando o terno e a gravata. Não resisti à mudança, aliás, aprovei prontamente pois o novo visual estava mais alinhado com minha filosofia de vida. Ocasionalmente a nova imagem provoca alguns estranhamentos e desconfianças, pois o terno e a gravata, para alguns, tornaram-se credenciais de qualificação para identificar e destacar Consultores.

Atualmente, nas reuniões de prospecção com Clientes, quando surge algum questionamento sobre quem vai apresentar a Proposta de Serviços e quem vai executá-los, respondo prontamente que será a mesma pessoa, isto é: eu e se preciso, outras pessoas, pois...

- Eu sou do chão de loja... Com muito orgulho e prazer!

P.S. – A partir daquela reunião reveladora, mudamos o uniforme de nossa Empresa e de nossos parceiros. Em trabalhos conjuntos, usamos TODOS, Jeans, Camiseta Polo e Botas EPI.


Vital Sousa 
integrum Consultoria

Os Mais Lidos Da Semana!

Motivação x Entusiasmo

"Nada de grandioso chegou, algum dia, a ser alcançado sem entusiasmo.” [Ralph Waldo Emerson] Mais um Work Shop, mais uma Palestra e a velha questão vem à tona: motivação. O que percebo, é que a grande maioria das pessoas está olhando, diariamente, para os céus à espera de instruções para seguir em frente. Há um verdadeiro eclipse do pensamento. As pessoas simplesmente desistiram de pensar e desta forma se sentem inteiramente perdidas, limitadas a garantir suas subsistências. Por outro lado, sempre que ouço uma solicitação de algum trabalho voltado à motivação do pessoal, fico com as orelhas em pé: quais as verdadeiras razões para a demanda? Há um real desejo de desenvolvimento das pessoas pelas pessoas ou trata-se apenas de uma demanda por mais produtividade? Mas esta é outra história. Inicialmente, vamos entender a diferença entre ‘motivação’ e entusiasmo (automotivação). Conforme sempre falo, a diferença entre motivação e entusiasmo fica explicitada em u

Vendor PhD: a Solução para Tudo!!!

ATENÇÃO!!! Tudo que você precisa saber sobre o Processo de Vendas 3-D, está nas três linhas abaixo... Vá para o final do texto e Conheça COMO nós vamos RECONSTRUIR suas Habilidades Técnicas e Interpessoais (Soft + Hard Skills), sem blá-blá-blá, nem mi-mi-mi e muito menos embromation: teorias miraculosas e fórmulas secretas!!! A formulação do Processo de Vendas 3-D possibilita uma abordagem única, a cada interação Vendedor PhD <-> Cliente, Diariamente, Demonstrável e Diferente. Agora, vá para a marcação abaixo: =====> Mas, se preferir conhecer todos os detalhes do que veremos nos 4 (quatro) dias do "Programa VENDOR PhD" , aguce os sentidos e tenha uma excelente leitura!!! Segundo Kotler, Marketing é entender e atender os Clientes. Vamos ampliar este conceito para incluir um elemento essencial: a necessidade. Temos, então, que Marketing é entender e atender as necessidades dos Clientes. Mas isso, ainda, é insuficiente para delimitar a comp

TRABALHE CONOSCO: Consultor(a) Gestão de Pessoas

CONSULTOR(A) DE GESTÃO DE PESSOAS (LIBERAL / CNPJ / MEI) Para compor Equipe de Plataforma Omnicanal de Desenvolvimento Humano Organizacional , buscamos profissionais com Graduação em Psicologia e/ou Administração , com necessária Especialização em Gestão de Pessoas e/ou Psicologia Organizacional ; sólida Experiência em Operação de Varejo e/ou Desenvolvimento Humano Organizacional.  O Profissional será co-responsável pelo desenvolvimento e aplicação de Cursos, Palestras e Oficinas, além de atuar com Mentoria e Assessoria aos Clientes e Usuários dos Serviços de Treinamento, Desenvolvimento Humano e Recrutamento & Seleção .  Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho, Remuneração por Projetos (+Honorários +Comissões +Participação nos Lucros), além de possibilidade de Sociedade.  Perfil Empreendedor; Fã / Praticante de Rally; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média (semanas / meses) duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Pro