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Do Chão de Loja (AP-InCo)


A Cada Prospecção para eventos de Qualificação ou Consultoria, me vem a lembrança do início da minha Carreira de Consultor...

Ao completa 30 anos de experiência na Cadeia de Suprimento do Varejo; desempenhando funções na Indústria, em Distribuidores e, finalmente, no Varejo de Produtos e Serviços – onde, na verdade, iniciei minha trajetória, numa banca de confecções nas feiras livres do Agreste Pernambucano – considerei tornar-me Consultor de Varejo.

Somei, então, minhas experiências profissionais co a minha formação acadêmica e entendi que estava apto. Entendi, mas não compreendi, pois na soma de qualificações que me fariam um Consultor, não considerei o tempo em que fui do chão de loja. Esta constatação e o consequente refazimento do computo de qualificações – que, finalmente, me fizeram um Consultor de Varejo – veio à mente alguns anos após o início da nova Carreira.

Veio numa reunião com um dos primeiros Clientes, estando eu de terno e gravata, onde após algumas horas de exposição e discussão sobre a utilização da Curva ABC no merchandising no Ponto de Vendas, me foi solicitado uma demonstração prática das minhas teorias. O Cliente deve ter pensado: falar é fácil, quero ver fazer! Em poucos minutos consegui um jeans, uma camiseta polo e uma bota EPI do uniforme dos funcionários; literalmente vesti a camisa do Cliente e coloquei a mão na massa. Posso afirmar que este foi o meu batismo de fogo tardio. Assim me tornei Consultor de Varejo e assumi o papel de operador, aposentando o terno e a gravata. Não resisti à mudança, aliás, aprovei prontamente pois o novo visual estava mais alinhado com minha filosofia de vida. Ocasionalmente a nova imagem provoca alguns estranhamentos e desconfianças, pois o terno e a gravata, para alguns, tornaram-se credenciais de qualificação para identificar e destacar Consultores.

Atualmente, nas reuniões de prospecção com Clientes, quando surge algum questionamento sobre quem vai apresentar a Proposta de Serviços e quem vai executá-los, respondo prontamente que será a mesma pessoa, isto é: eu e se preciso, outras pessoas, pois...

- Eu sou do chão de loja... Com muito orgulho e prazer!

P.S. – A partir daquela reunião reveladora, mudamos o uniforme de nossa Empresa e de nossos parceiros. Em trabalhos conjuntos, usamos TODOS, Jeans, Camiseta Polo e Botas EPI.


Vital Sousa 
integrum Consultoria

Os Mais Lidos Da Semana!

A Cartilha do ABC

Há alguns dias li uma notícia, num site sobre empreendedorismo, que uma empreendedora havia alcançado sucesso em seu negócio com uma inovação: ela estava produzindo sapatos ao gosto do Cliente, isto é: customizados ou personalizados ou, ainda, taylor made – sob medida.
- Como é que é?! Inovação!? Mas quando!?
Sou do tempo que sapatos, roupas, chapéus, joias e outros acessórios e adornos eram confeccionados sob medida e encomenda dos Clientes, então, para mim, esta empreendedora não está inovando: está fazendo o que é bastante comum no mundo da moda: voltando ao passado; fazendo uma releitura de um processo de produção. Não vou me aprofundar neste “revival” calçadista, porque a leitura da noticia me inspirou a fazer minha própria “inovação”: uma Cartilha do ABC para ensinar empreendedores e varejistas o “bê-a-bá” da Gestão de Estoques, Vendas Clientes, Cobrança, Capital de Giro e o fundamental Fluxo de Caixa. A Cartilha do ABC é uma ferramenta gerencial que serve para isso e muito mais.
C…

10 Perguntas Demolidoras

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio.
A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio.
Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores.
Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma associação mundial de…

FALAVarejista!PodCast.Sem15 - "Os Sete Pecados Capitais no Atendimento ao Cliente - DESRESPEITO"

FALA VAREJISTA!
O Pecado do DESRESPEITO é o tiro de misericórdia no Processo de Atendimento: se uma loja não respeita o Cliente, já está morta e não sabe...
Este é um Pecado tão "cabeludo" que preferimos não falar dele e irmos direto para a penitência; para a Solução... - Respeite o Cliente! - Tudo começa com o Respeito! - Respeito é bom e eu gosto! - Respeite para ser Respeitado!
Frases bem populares no nosso dia-a-dia, mas a realidade não corresponde à expectativa... Por isso vamos reforçar a famosa Política de Atendimento da Stew Leonard's, tão importante que foi talhada na pedra para não ser esquecida...
Regra 1. O cliente tem sempre razão; Regra 2. Quando o Cliente nao tiver razão, aplique a Regra 1.
Sempre que repito estas regras, escuto inúmeras controvérsias... Uns não entendem, outros não aceitam, outros discordam em parte, etc, etc, etc... Então para darmos continuidade ao trabalho darei a minha tradução para esta Política:
- Quando se tem a firmeza de dizer que "o C…