Pular para o conteúdo principal

Apensar dos Pensares


Parafraseando o título de uma famosa peça do teatro nacional, vamos começar este artigo com um trocadilho que, espero, se tornará o símbolo deste artigo e, em um futuro próximo, de um livro ou uma “seleta”: substantivo coletivo de textos escolhidos.

- Abstrair e Pensar é só começar!!!

Identificaram a peça? Não! Pense mais um pouco! Pense mais! Ainda não? Deixe para lá... Continue leitura! Acredito que a tarefa de identificar a peça será mais facilmente cumprida por leitores mais identificados com as artes cênicas. Para os que preferem um bom sofá e um televisor, com dezenas de polegadas, ligado numa Empresa de televisão por assinatura, traduzirei minha inspiração:

- Trair e Coçar é só começar!!!

Venhamos e convenhamos uma excelente comédia; venhamos e convenhamos um trocadilho infame. Venhamos e convenhamos caro leitor, quem em sã consciência leria um artigo ou um livro que começa assim? Bem, se você chegou até este ponto da leitura, então já está lendo. Então, para premiar sua perseverança, vou esclarecer esta infâmia e tentar prendê-lo até o final do texto. Minha intenção, se você ainda não decifrou, é provocar: atiçar os seus neurônios para fazê-los pensar. Se você está pensando, então não vamos parar, vamos pensar mais. Pensar de forma sistêmica, pensar diferente, pensar lateralmente, pensar fora da caixa ou simplesmente pensar. Eu disse simplesmente?

Abstrair e Pensar, segundo o Michaelis, é:

Pensar
1 - Desempenhar a capacidade de julgar ou de deduzir: Pensei que você não vinha. Meu irmão está pensando na melhor maneira de terminar o namoro. Infelizmente ela não pensa antes de agir.
2 - Ter em mente; pretender, tencionar: Ela pensa que até amanhã acaba seu trabalho de conclusão de curso. Ele não pensa em dar aulas, pois prefere trabalhar com vendas.
3 - Decidir mediante ponderação: Estou pensando que atitude tomar. Eles estão pensando em se mudar para o interior.
4 - Delinear no pensamento: Ele sempre pensa no pior.
5 - Tentar trazer à lembrança: Acordou com ressaca e pensou no que havia acontecido na noite anterior.
6 - Emitir um parecer: Penso que o projeto precisa de mais embasamento teórico.
7 - Cobrir um ferimento com penso: O médico pensou o corte e receitou-lhe um anti-inflamatório.
8 - Cuidar de modo apropriado: A noite inteira o casal pensou os doentes e feridos.

Abstrair
1 - Observar uma ou mais características de um conjunto ou de um todo, a fim de considerar aspectos e propriedades isoladamente: Abstraiu da pintura do mestre o uso perfeito das cores.
2 - FILOS Considerar isoladamente alguns aspectos específicos de um todo que é geralmente inseparável: Abstraía as virtudes nos escritos do autor.
3 - Não dar atenção; não levar em conta; alhear-se, prescindir: Conseguiu abstrair-se de toda confusão.
4 - Concentrar toda a atenção em algo; absorver-se: Mesmo ouvindo música, abstraía-se na leitura.
5 - Colocar-se a determinada distância; manter-se afastado; separar-se: “[…] pois cada vez mais o corpo parecia abstrair-se da mente, ou esta daquele […]” (JU).

Ufa!!! Cansei só de ler o que é abstrair e pensar. Vou pensar mais um pouco sobre o trocadilho de que “abstrair e pensar é só começar”! Abstrair e Pensar dá um trabalho danado! Talvez por isso as pessoas pararam de Abstrair e Pensar. Preferem, então, aceitar as coisas como são, como lhes apresentam. Aqui um neurônio, mais atento, grita lá do fundo do meu Córtex Frontal...
- Toca Raul!!!

E imediatamente me invade o pensamento das palavras de Raul Seixas:

- “Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ser aquela velha opinião formada sobre tudo”!

Bem, pensar não é tão difícil assim: é só começar!!!

Neste “Apensar” quero na verdade provocar confusão, “provocar sistematicamente confusão” como dizia Dali, pois “tudo que é contraditório gera vida”. Contraditório como o início deste artigo que tem como objetivo, não ser uma comédia, mas traduzir o pensamento em ação. Simplesmente isso: traduzir o pensamento em ação. Não pretendo um artigo, muito menos, no futuro, um livro filosófico, mesmo que o pensamento me dê uma existência. “Penso logo existo”, vaticinou Descartes; eu prefiro abstrair e pensar que pensar é só pensar: o que vem depois é ação.

Feito o esclarecimento do que é pensar, quero fazer uma alerta: retire do seu vocabulário do dia-a-dia as expressões “instinto”; “agir por instinto”, pois quem tem “instinto” é bicho! Não estou falando gíria Bicho, estou me referindo aos animais irracionais. Pessoas agem “de caso pensado” ou “sem pensar”; “consciente” ou “inconscientemente”, mas jamais por instinto. No tocante à consciência, nos referimos ao estado de alerta; do pleno domínio das faculdades mentais; de estar desperto, sem alusão ao sentido do certo ou errado, no da consciência como culpa ou remorso da expressão “dor na consciência”.

Portanto, esteja consciência e sem dor na consciência ou preguiça de pensar, pense, pense mais, pense outra vez e, simplesmente, exista... Viver já é outra história; viver é agir. “Agir, eis a verdadeira inteligência” já dizia Pessoa... Ou seriam Pessoas? Pense!


Vital Sousa
integrum Consultoria

Os Mais Lidos Da Semana!

Rally M+is - Transamazônica

"Falar é fácil, quero ver fazer!" Partindo de Cabedelo (PB) Quantas vezes você já ouviu esta frase, todas as vezes que você teve uma ideia inovadora; todas as vezes que você pensou em fazer algo, realmente, inovador, diferente? Quantas vezes diante, da descrença das pessoas, você vacilou e desistiu? Nós não desistimos! Amadurecemos nossa ideia até o ponto de ser colhida, até o ponto ideal para ser colocada em prática, até a hora de Agir! Nossa ideia pode até parecer uma completa loucura, uma insensatez, mas foi pensada e planejada nos seus mínimos detalhes: detalhes Bons e Ruins, Ações e Reações, Atitudes e Consequências, Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, o Que, Onde, Porque, Quem, Como, Quando, Quanto... Planejamento concluído e exaustivamente testado e aprovado chegou a hora da Ação! Sem esquecer que a vida do Empreendedor é (ou, necessariamente, deveria ser) um eterno looping de PDCA: Planejar, Desenvolver, Controlar, Ajustar, Planejar...

FLASH 4.0 - Consultoria Relâmpago

  FLASH 4.0 - Consultoria Relâmpago para deixar a sua Loja pronta para o Novo Normal, com Qualidade, Rentabilidade e Efetividade Operacional. Se você está lendo esta postagem, seguramente compartilhamos da mesma paixão pelo Varejo. Agora, gostaria da sua avaliação para este novo modelo de Consultoria que economiza tempo e dinheiro. Estou falando de uma Auditoria de Qualidade , com o objetivo de Qualificar a(s) sua(s) loja(s) para entregar Excelência no Atendimento à Diversidade de Clientes no Ponto de Vendas . A Auditoria tem 4 Módulos , que, livremente, poderão ser contratados, para atender as suas reais necessidades.   Direto ao ponto, porque tempo é dinheiro, me coloco a sua disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre a Proposta, para entregarmos, com segurança, um Serviço de Valor e Qualidade Diferencial , compatível com o caráter e a cultura de nossas Empres O Flash 4.0 é uma Auditoria de Qualidade ; uma “tomografia” do Ponto de Vendas para corrigir defeitos e qual

FALA Varejista! PodCast.Sem54 - "Marketing de Experiência - Parte 1"

Numa Parceria de Gustavo Sobreira Advogados Associados, Realiza Business e VTL Marketing e com Apoio de Casa Primor, JAZAM Alimentos e Rações VittaMax, iniciamos mais uma Transmissão do... FALA Varejista! “Existe Marketing de tudo e para tudo porque, como sempre repetimos, tudo é Marketing e Marketing é tudo: simples assim.” A partir desta transmissão iniciamos a Série de 5 Semanas falando sobre Marketing de Experiência , então sem blá-blá-blá, sem embromation, direto ao ponto, o que é Marketing de Experiência? Certamente vocês já ouviram falar de Marketing Estratégico, Marketing Pessoal, Marketing Político, Marketing de Guerrilha, Marketing Digital, Neuro Marketing, Inbound Marketing, Endo Marketing, VTL Marketing , etc, etc... Misturando tudo isso, passamos pelo Marketing de Relacionamento , para criar um caso de amor com seus Clientes, como dizia Kotler, pelo Marketing Sensorial , para usar todos os sentidos – tato, olfato, visão, audição e paladar – para atrair e reter mais Cl