Pular para o conteúdo principal

Diário de Um Louco - Prefácio


Escolher alguém para prefaciar um livro é uma tarefa muito, muito, muito difícil. É preciso muito desapego à suas convicções para entregar sua "obra prima" nas mãos de um Crítico. No meu caso tive a grata satisfação de entregar minha obra nas mãos de alguém que conhece em profundidade os temas abordados no livro.

Suas palavras servem de referência e avaliação para o conteúdo da obra, não por serem elogiosas e favoráveis, mas por terem captado, em sua plenitude, a essência de cada palavra colocada no livro. Por isso o slogan que usarei para cvender minha obra será desde já: "Não compre o Livro pela Capa, nem pelo Autor: leiam o Prefácio" que por si só é uma obraprima e justifica o investimento.

[Vital Sousa - Autor]

Mares Tempestuosos
Por Mauro Ramos
(Prefácio para o Livro Empreendimento Sem Fim - Diário de Um Louco)

Num voo entre Fortaleza e São Paulo li a primeira parte deste livro, que tenho o privilégio de prefaciar. Leitura clara, objetiva e dinâmica, fornecendo um roteiro estruturado e lógico para qualquer empreendedor que deseje navegar nesses mares tempestuosos, seja ele iniciante ou experiente.

Vi de pronto que se tratava de um livro de cabeceira, daqueles que se lê, marca, anota, destaca, estuda e permite reflexões profundas sobre os conceitos e conhecimentos que ele contém. Um manual de sobrevivência na "selva" desse mundo dos negócios.

Referenciado por frases famosas esse livro se mostra tão contemporâneo quanto atemporal, pois se apoia no conhecimento e na inteligência de autores ilustres de nossa história, corroborando com as verdades e crenças do autor.

O autor, Vital Sousa, conheci há poucos anos, mas parece ser um amigo de muitos séculos que identifiquei por seu sorriso fácil e sincero, pelo olho-no-olho, pela empatia (mesmo no ambiente de negócios), um expert no ganha-ganha, um visionário perspicaz, de extenso e profundo conhecimento de uma área pela qual comungamos paixão - o varejo.

Apoiei sua "loucura" do Rally M+is – O Rally da Interação (2.008) e não me surpreendi com o sucesso daquela iniciativa criativa e inusitada.

Resoluto, ele planejou e executou cada fase do projeto, ajustando e aperfeiçoando todas as etapas, como se sua mente acionasse o PDCA automática e continuadamente.

Pesquisar, estudar, discutir e aplicar conceitos estruturados faz parte de seu DNA. Tudo isso com leveza e poesia. Plagiando o autor, sobre o "louco" cito uma frase do pensador Henry Davi Thoreau: "Se um homem marcha com um passo diferente do dos seus companheiros, é porque ouve outro tambor".

A segunda parte do livro, que dá nome e valida seu título e seus objetivos, é uma incrível aventura, um sonho planejado e executado com orçamento base zero (OBZ) e aplicação prática dos conceitos e ferramentas recomendados na primeira parte do livro. Isso tudo a partir de um bom plano de negócio (BP) bem comunicado (Pitch), e muito mais.

O medo prudente, a coragem empreendedora e a determinação associados à fé e a "conspiração" fazem dessa história um quadro bastante realista de uma região que bem poderia ser toda ela chamada de "Empreendimento sem fim". Mas que pulsa vida, a despeito do desrespeito de nossos governantes-administradores.

Por fim uma justa homenagem aos heróis anônimos da integração nacional. Aos "Joãos" que tem a força e a coragem de transpor tantos obstáculos e ainda inspirar com sua determinação. 

Os Mais Lidos Da Semana!

PROCURA-SE: Consultor de Varejo

CONSULTOR DE VAREJO (CNPJ / MEI)  Para compor Equipe de Plataforma Omnicanal de Desenvolvimento Humano Organizacional , buscamos profissionais com Graduação em Administração e/ou Marketing com desejável Especialização em Finanças e Controladoria e/ou Gestão de Pessoas; COM ou SEM Experiência em Operação de Loja, mas com necessária experiência como Facilitador de Treinamentos Operacionais e Gerenciais.  O Profissional deverá compor o Quadro de Consultores da VTL Marketing, sendo co-responsável pelo desenvolvimento dos Treinamentos e Cosultorias na sua área de atuação.  Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho + Honorários + Comissões + Participação nos Lucros.  Perfil Empreendedor; Fã / Praticante de Rally; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média (meses) duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Profissionais que buscamos.  Interessados deverão enviar Currículo para vtlmarketing4.0@gmail.com e destacar no assunto a área de a

Rally M+is - TransNordestina

Rally M+is -  TransNordestina (Suape, PE - Pecém, CE) "O Rally da TransformAÇÃO" Apresentação / Propósito: O Rally M+is em sua IV Edição – Rally M+is – TransNordestina – estará focando suas expertises no Varejo Alimentar: origem da proposta de trabalho da VTL Marketing . Suas atividades estarão focadas no desenvolvimento e/ou ampliação do relacionamento dentro da Cadeia de Suprimento, além da Qualificação de Empreendedores e Operadores e Varejistas para enfrentar a R-Evolução 4.0 ; para trabalhar com foco na nova realidade do Varejo e do Novo Consumidor Omnicanal. O que eu ganho com isso? - Consumidores: MELHOR Atendimento, Preço, Qualidade, Variedade e Conforto; - Varejistas: MAIS Qualificação, Vendas, Gestão e Rentabilidade; - Transportadoras : MAIS Embarques, Precisão, Rapidez, Pontualidade e Eficiência; - Distribuidores: MAIS Mix, Giro, Clientes, Rentabilidade e Liquidez; - Indústrias: MAIS Vendas, Previsibilidade e Rentabilidade! O Roteiro: Neste mom

FALA Varejista! PodCast.Sem35 - "Consistência"

FALA Varejista!  “A Consistência é superestimada: os dispersos herdarão a terra... Quem viver verá.”  Falar de Consistência me faz lembrar um pudim: uma delícia e uma excelente analogia para tratar deste tema...  Nos meios empresariais, a Consistência pode ser definida como um conjunto de resultados que satisfazem as expectativas das organizações em qualquer processo; é a coerência; a firmeza de ponto de vista; a persistência...  Para Empreendedores , principalmente os que empreendem por necessidade e todos que estão diante de uma dificuldade, uma crise, o conceito de Consistência não faz o menor sentido; É neste contexto que digo que a Consistência é superestimada...  Para estes Empreendedores, minha recomendação é que não esperem até alcançar a Consistência para fazer o que deve ser feito. Esperar não leva ninguém a lugar nenhum.  Em momentos de incertezas e necessidade de decisões rápidas, recomendo que Empreendedores e Gestores avaliem suas melhores competências e habilidades