Pular para o conteúdo principal

Diário de Um Louco - Prefácio


Escolher alguém para prefaciar um livro é uma tarefa muito, muito, muito difícil. É preciso muito desapego à suas convicções para entregar sua "obra prima" nas mãos de um Crítico. No meu caso tive a grata satisfação de entregar minha obra nas mãos de alguém que conhece em profundidade os temas abordados no livro.

Suas palavras servem de referência e avaliação para o conteúdo da obra, não por serem elogiosas e favoráveis, mas por terem captado, em sua plenitude, a essência de cada palavra colocada no livro. Por isso o slogan que usarei para cvender minha obra será desde já: "Não compre o Livro pela Capa, nem pelo Autor: leiam o Prefácio" que por si só é uma obraprima e justifica o investimento.

[Vital Sousa - Autor]

Mares Tempestuosos
Por Mauro Ramos
(Prefácio para o Livro Empreendimento Sem Fim - Diário de Um Louco)

Num voo entre Fortaleza e São Paulo li a primeira parte deste livro, que tenho o privilégio de prefaciar. Leitura clara, objetiva e dinâmica, fornecendo um roteiro estruturado e lógico para qualquer empreendedor que deseje navegar nesses mares tempestuosos, seja ele iniciante ou experiente.

Vi de pronto que se tratava de um livro de cabeceira, daqueles que se lê, marca, anota, destaca, estuda e permite reflexões profundas sobre os conceitos e conhecimentos que ele contém. Um manual de sobrevivência na "selva" desse mundo dos negócios.

Referenciado por frases famosas esse livro se mostra tão contemporâneo quanto atemporal, pois se apoia no conhecimento e na inteligência de autores ilustres de nossa história, corroborando com as verdades e crenças do autor.

O autor, Vital Sousa, conheci há poucos anos, mas parece ser um amigo de muitos séculos que identifiquei por seu sorriso fácil e sincero, pelo olho-no-olho, pela empatia (mesmo no ambiente de negócios), um expert no ganha-ganha, um visionário perspicaz, de extenso e profundo conhecimento de uma área pela qual comungamos paixão - o varejo.

Apoiei sua "loucura" do Rally M+is – O Rally da Interação (2.008) e não me surpreendi com o sucesso daquela iniciativa criativa e inusitada.

Resoluto, ele planejou e executou cada fase do projeto, ajustando e aperfeiçoando todas as etapas, como se sua mente acionasse o PDCA automática e continuadamente.

Pesquisar, estudar, discutir e aplicar conceitos estruturados faz parte de seu DNA. Tudo isso com leveza e poesia. Plagiando o autor, sobre o "louco" cito uma frase do pensador Henry Davi Thoreau: "Se um homem marcha com um passo diferente do dos seus companheiros, é porque ouve outro tambor".

A segunda parte do livro, que dá nome e valida seu título e seus objetivos, é uma incrível aventura, um sonho planejado e executado com orçamento base zero (OBZ) e aplicação prática dos conceitos e ferramentas recomendados na primeira parte do livro. Isso tudo a partir de um bom plano de negócio (BP) bem comunicado (Pitch), e muito mais.

O medo prudente, a coragem empreendedora e a determinação associados à fé e a "conspiração" fazem dessa história um quadro bastante realista de uma região que bem poderia ser toda ela chamada de "Empreendimento sem fim". Mas que pulsa vida, a despeito do desrespeito de nossos governantes-administradores.

Por fim uma justa homenagem aos heróis anônimos da integração nacional. Aos "Joãos" que tem a força e a coragem de transpor tantos obstáculos e ainda inspirar com sua determinação. 

Os Mais Lidos Da Semana!

O Sorriso do Coringa

Lá pela segunda metade dos anos 80, depois de um “papo cabeça” com um psicanalista, passei de “Yuppie Carrancudo” para “Grunge Sorridente”. Os colegas diriam que por culpa da crise dos trinta, eu, melhor dizendo, diria que "graças" à crise dos trinta. Aceitei o conselho do profissional recomendado para acompanhar algumas mudanças na vida pessoal e profissional. Na época o termo ainda não virara moda, mas passei por um processo de Coaching de Carreira. O conselho, segundo o profissional, deveria resolver metade dos meus problemas... WOW!!! Um conselho bastante tentador, impossível de não ser acatado, pelos resultados prometidos e também pela simplicidade: - Sorria. Metade dos seus problemas vão sumir... Sorria!!! À primeira vista o conselho era muito fácil de ser seguido, afinal quem não sabe sorrir, sorrir é algo natural, sorrir é o melhor remédio para tudo... Porque eu não havia pensado nisso antes? Precisei gastar uma grana preta para descobrir o óbvio? Ao inv

Bodega High Tech - 01 para 01

Longe se vai os dias de inauguração (1.916) da primeira loja de Auto-Serviço no mundo: a Piggly Wiggly . Mais "recentemente" (1.930) os dias do primeiro Supermercado: o King Kullen . Depois vieram os Hard Discount ( Aldi ), os Category Killers ( Toys ‘U’ Us, Leroy Merlin ), os Hipermercados ( Carrefour ), e finalmente os Warehouse Clubs ( Sams Club, Costco ). Paralelo a esta evolução no formato do varejo, vivenciamos a Evolução do Marketing 1.0 : mercado centrado no Produto, onde prevalecia a máxima de Ford: “Um carro pode ter qualquer cor, desde que seja preto.” - passando pelo Marketing 2.0 : voltado para o Consumidor – para o Marketing 3.0 : voltado para os Valores, cujo objetivo é fazer do mundo um lugar melhor, considerando um mercado de seres humanos com coração, mente e espírito, com uma proposição de valor funcional, emocional e espiritual e, finalmente, pelo menos até o próximo Big Show, chegando, finalmente, ao Marketing 4.0 , a era da Transformação Digital

PROCURA-SE: Consultor(a) Financeiro

CONSULTOR DE GESTÃO DE FINANÇAS (CNPJ / MEI)  Para compor Equipe de Plataforma Omnicanal de Desenvolvimento Humano Organizacional , buscamos profissionais com  Graduação, preferencialmente, em Ciências Contábeis e/ou Administração , com desejável Especialização em Controladoria e Finanças e/ou Marketing ; Sólida Experiência em Operação de Varejo e/ou Controladoria.  O Profissional fará parte do Quadro Consultores da VTL Marketing e será co-responsável pelo desenvolvimento de soluções, além da Coordenação dos Serviços de Treinamento e Desenvolvimento em sua área de Gestão.  Empreendedor, Fã / Praticante de Rally; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média (meses) duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Profissionais que buscamos. Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho + Honorários + Comissões à Combinar + Participação nos Lucros.  Interessados deverão enviar Currículo para vtlmarketing4.0@gmail.com e destacar no assunto a