Pular para o conteúdo principal

Diário de Um Louco - Prefácio


Escolher alguém para prefaciar um livro é uma tarefa muito, muito, muito difícil. É preciso muito desapego à suas convicções para entregar sua "obra prima" nas mãos de um Crítico. No meu caso tive a grata satisfação de entregar minha obra nas mãos de alguém que conhece em profundidade os temas abordados no livro.

Suas palavras servem de referência e avaliação para o conteúdo da obra, não por serem elogiosas e favoráveis, mas por terem captado, em sua plenitude, a essência de cada palavra colocada no livro. Por isso o slogan que usarei para cvender minha obra será desde já: "Não compre o Livro pela Capa, nem pelo Autor: leiam o Prefácio" que por si só é uma obraprima e justifica o investimento.

[Vital Sousa - Autor]

Mares Tempestuosos
Por Mauro Ramos
(Prefácio para o Livro Empreendimento Sem Fim - Diário de Um Louco)

Num voo entre Fortaleza e São Paulo li a primeira parte deste livro, que tenho o privilégio de prefaciar. Leitura clara, objetiva e dinâmica, fornecendo um roteiro estruturado e lógico para qualquer empreendedor que deseje navegar nesses mares tempestuosos, seja ele iniciante ou experiente.

Vi de pronto que se tratava de um livro de cabeceira, daqueles que se lê, marca, anota, destaca, estuda e permite reflexões profundas sobre os conceitos e conhecimentos que ele contém. Um manual de sobrevivência na "selva" desse mundo dos negócios.

Referenciado por frases famosas esse livro se mostra tão contemporâneo quanto atemporal, pois se apoia no conhecimento e na inteligência de autores ilustres de nossa história, corroborando com as verdades e crenças do autor.

O autor, Vital Sousa, conheci há poucos anos, mas parece ser um amigo de muitos séculos que identifiquei por seu sorriso fácil e sincero, pelo olho-no-olho, pela empatia (mesmo no ambiente de negócios), um expert no ganha-ganha, um visionário perspicaz, de extenso e profundo conhecimento de uma área pela qual comungamos paixão - o varejo.

Apoiei sua "loucura" do Rally M+is – O Rally da Interação (2.008) e não me surpreendi com o sucesso daquela iniciativa criativa e inusitada.

Resoluto, ele planejou e executou cada fase do projeto, ajustando e aperfeiçoando todas as etapas, como se sua mente acionasse o PDCA automática e continuadamente.

Pesquisar, estudar, discutir e aplicar conceitos estruturados faz parte de seu DNA. Tudo isso com leveza e poesia. Plagiando o autor, sobre o "louco" cito uma frase do pensador Henry Davi Thoreau: "Se um homem marcha com um passo diferente do dos seus companheiros, é porque ouve outro tambor".

A segunda parte do livro, que dá nome e valida seu título e seus objetivos, é uma incrível aventura, um sonho planejado e executado com orçamento base zero (OBZ) e aplicação prática dos conceitos e ferramentas recomendados na primeira parte do livro. Isso tudo a partir de um bom plano de negócio (BP) bem comunicado (Pitch), e muito mais.

O medo prudente, a coragem empreendedora e a determinação associados à fé e a "conspiração" fazem dessa história um quadro bastante realista de uma região que bem poderia ser toda ela chamada de "Empreendimento sem fim". Mas que pulsa vida, a despeito do desrespeito de nossos governantes-administradores.

Por fim uma justa homenagem aos heróis anônimos da integração nacional. Aos "Joãos" que tem a força e a coragem de transpor tantos obstáculos e ainda inspirar com sua determinação. 

Os Mais Lidos Da Semana!

O Fator "Stoic Mujic"

“Enquanto se descansa, se carrega pedras”: este provérbio português é o tipo de frase feita que não sai da boca de um grupo de pessoas, entre as quais me incluo: os obstinados pelo que fazem, pelo trabalho. Estas pessoas são do tipo que nunca “desligam”. Não importa onde estejam, o que estejam fazendo; eles estão sempre “ligados”.
Numa sessão de vídeo caseira, com pipoca e guaraná, não seria diferente. Na última, vimos o filme “A Ponte dos Espiões”. “Bridge of Spies” em Inglês. Embora eu prefira, por razões que o leitor poderá ver no filme, o título em Alemão: “Der Unterhändler” que em língua tupiniquim que dizer “O Negociador”. É um excelente filme para ser usado em treinamentos sobre Negociação, com certeza usarei, mas o que mais me chamou a atenção foi a definição dada ao protagonista, interpretado por Tom Hanks. Um advogado bem sucedido de uma Empresa de Seguros. Vamos à uma breve sinopse do filme e voltamos para tratar do que interesse neste artigo, isto é: o "Fator Stoic M…

Varejo & Diversidade & Inclusão

“Falar de Diversidade não é sobre ‘coisas de viado’, é sobre ‘ser’ humano; reconhecer que ‘somos todos iguais, isto é: diferentes’.” 
Desde 1.999, na virada do milênio, trabalhamos com o conceito de Diversidade no Varejo. A partir de 2.007, com a fundação da integrum Consultoria, introduzimos o Processo de Desenvolvimento da Excelência no Atendimento à Diversidade Humana no escopo de nossa Proposta de Valor, mesmo quando nos avisavam, em tom de alerta, que poderíamos nos “queimar” com essa “conversa”, porque isso era, na época e ainda hoje, “coisa de viado”. 
Desde essa época nos apropriamos do slogan “somos todos iguais, isto é: diferentes” de uma Campanha da L’Oreal, linha Coiffeur. De lá para cá muita coisa mudou. 20 anos após nosso “despertar” sobre a questão da Diversidade no Varejo, vejo com orgulho as atenções voltadas para o termo “Inclusão” no Retail’s Big Show 2.019 da NRF - National Retail Federation dos United States of America. Yes! We are inclusive! Direto de New York, New…

PROCURA-SE: Consultor de Varejo

CONSULTOR DE VAREJO (FREELANCER - CNPJ / MEI)

Graduação em Administração e/ou Contábeis e/ou Psicologia, com desejável Especialização em Finanças e Controladoria e/ou Gestão de Pessoas e/ou Marketing; COM ou SEM Experiência em Operação, mas com necessária experiência como Facilitador de Treinamentos Operacionais e Gerenciais.
O Profissional deverá compor o Quadro Societário (Opcional) da integrum Consultoria, sendo co-responsável pelo desenvolvimento dos Treinamentos da sua área de atuação. 
Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho + Honorários + Comissões + Participação nos Lucros.
Empreendedor; Fã / Praticante de Esportes Radicais; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Profissionais que buscamos.
Interessados deverão enviar Currículo para sousa.vital@gmail.com e destacar no assunto a área de atuação: CONSULTOR DE VAREJO
Maiores informações com:

Vital Sousa integrum Consultoria +81 9 9851.6174 / 9 …