Pular para o conteúdo principal

Padrinhos Mágicos


Há uma previsão de que, até 2.019, 80% do conteúdo da internet será publicado através de vídeos. No rastro dessa informação, uma avalanche de “Tutoriais Mágicos” está invadindo páginas e mais páginas da web, especialmente nas Redes Sociais. No meio de tantos vídeos, o que m vem à cabeça é um anúncio que já se tornou um ícone da geração “Meme”: “Trago a pessoa amada de volta em 3 dias”. Nestes anúncios, no rodapé, em letras miúdas, não é raro encontrar a ressalva: “Mas é preciso ter fé”. Antes de partirmos para atualizar es ícone dos anúncios esotéricos, dando-lhe outras finalidades, vamos compreender o que chamo de “Tutoriais Mágicos” e seus respectivos “Padrinhos”.

Acredito que o leitor, ávido consumidor de Redes Sociais, antes de iniciar a leitura deste artigo, já deve ter visualizado, no mínimo, três publicações anunciando os mais diversos métodos, fórmulas, passos para alcançar o sucesso nas mais diferentes atividades do mundo Virtual e Real. A primeira vista temos soluções para todos os problemas da humanidade, e todos os tipos de atividades econômicas, inclusive, fórmulas mágicas para produzir um “vídeo matador”. São soluções para todos os tipos de empreendedores e, principalmente, para todos os tipos de “bolsos”, pois estes anúncios são “iscas” e não entregam, totalmente, o que dizem. Há, quase sempre, após a “mordida”, um conteúdo “adicional” que será liberado mediante o pagamento de um valer qualquer, que satisfaça a ânsia de dinheiro fácil dos dois lados da negociação. Mas mesmo com o pagamento, os “Padrinhos” – autores dos anúncios – não fornecem qualquer garantia de resultados, mas, em outras palavras, alardeiam que “é preciso ter fé”. Estes são os “Tutoriais Mágicos” e seus “Padrinhos” do sucesso fácil e rápido.

Lamento informar, mas tenho más notícias: nada disso funciona – a não ser para os próprios Padrinhos. O que eles vendem, na verdade, são “verdades absolutas” que não existem. Infelizmente, em tempos de crise, estes anúncios proliferam e fazem mais vítimas do que negócios e pessoas bem-sucedidas.

Se algum desses vídeos te convenceu, se agora você está acreditando em alguma “verdade absoluta”, para e pese; pense outra vez; antes de morder a “isca”. Se precisar, pare o que está fazendo, mude de lugar, tome um cafezinho, saia da “zona de conforto” para onde está se deixando levar. Lembre-se que sucesso se alcança com muito trabalho dedicação e disciplina; que o desenvolvimento pessoal e empresarial é um processo longo e não linear. Lembre-se que só as suas experiências, a prática do dia-a-dia, podem indicar caminhos que podem levar pessoas e empresas a fazerem mudanças equilibradas, autênticas e sustentáveis. A grande Mágica é pensar diferente, questionar tudo que se apresente como “verdades absolutas”, não se deixar levar pelos “Padrinhos Mágicos”.

Pensar diferente: isso me faz lembrar que vivo dizendo que é preciso pensar diferente, pensar em 3-D: Diariamente, Demonstrável e Diferente. Mas, ao contrário dos “Padrinhos”, não anuncio uma verdade absoluta e sempre faço uma ressalva: pensar diferente não leva, necessariamente, ninguém a agir diferente, mas, sem dúvida é um começo, um ponto de partida para “abrir a cabeça” e promover o desenvolvimento da criatividade e de uma maior consciência na tomada de decisões.

Em outras palavras, para finalizar, vou citar um dito popular que, também, repito com frequência: “Eu mostro o caminho das pedras, mas se você quiser pisar em cabeça de jacaré, a escolha é sua”, ou seja, se quiser “morder a isca” que o faça conscientemente.



Vital Sousa
integrum Consultoria

Os Mais Lidos Da Semana!

PROCURA-SE: Consultor de Varejo

CONSULTOR DE VAREJO (CNPJ / MEI)  Para compor Equipe de Plataforma Omnicanal de Desenvolvimento Humano Organizacional , buscamos profissionais com Graduação em Administração e/ou Marketing com desejável Especialização em Finanças e Controladoria e/ou Gestão de Pessoas; COM ou SEM Experiência em Operação de Loja, mas com necessária experiência como Facilitador de Treinamentos Operacionais e Gerenciais.  O Profissional deverá compor o Quadro de Consultores da VTL Marketing, sendo co-responsável pelo desenvolvimento dos Treinamentos e Cosultorias na sua área de atuação.  Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho + Honorários + Comissões + Participação nos Lucros.  Perfil Empreendedor; Fã / Praticante de Rally; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média (meses) duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Profissionais que buscamos.  Interessados deverão enviar Currículo para vtlmarketing4.0@gmail.com e destacar no assunto a área de a

Rally M+is - TransNordestina

Rally M+is -  TransNordestina Suape (PE) - Pecém (CE) "O Rally da TransformAÇÃO" Propósito: O Rally M+is em sua IV Edição – Rally M+is – TransNordestina – estará focando suas expertises no Varejo Alimentar: origem da proposta de trabalho da VTL Marketing . Suas atividades estarão focadas no desenvolvimento e/ou ampliação do relacionamento dentro da Cadeia de Suprimento, além da Qualificação de Empreendedores e Operadores e Varejistas para enfrentar a R-Evolução 4.0 ; para trabalhar com foco na nova realidade do Varejo e do Novo Consumidor Omnicanal. O que eu ganho com isso? - Consumidores: MELHOR Atendimento, Preço, Qualidade, Variedade e Conforto; - Varejistas: MAIS Qualificação, Vendas e MELHOR Gestão e Rentabilidade; - Transportadoras : MAIS Embarques, Precisão, Rapidez, Pontualidade e Eficiência; - Distribuidores: MAIS Mix, Giro, Clientes e MELHOR Rentabilidade e Liquidez; - Indústrias: MAIS Vendas, Previsibilidade e MELHOR Rentabilidade! O Roteiro: N

10 Perguntas Demolidoras

Ter uma Excelente ideia não basta. É preciso saber vender o seu peixe, a qualquer momento que seja preciso. Todo Empreendedor tem a obrigação de conhecer o seu Negócio nos mínimos detalhes. Isso é importante para Vender a ideia e para a gestão do negócio. Todo Empreendedor tem a obrigação de responder, e responder certo, estas 10 perguntas sobreo seu Negócio. A Young Entrepreneur Council fez uma lista com 10 questões que todos os investidores querem saber do dono de um negócio. Encarar um grupo de investidores é uma tarefa que exige muita preparação do empreendedor. Se ele quiser conquistar aquele aporte ou investimento para sua startup ou empresa, terá de responder com segurança a todas as dúvidas de seus inquisidores. Não são perguntas fáceis. Qualquer deslize na explicação do negócio ou desconhecimento de algum detalhe da operação pode custar o tão sonhado capital. Para ajudar os empresários nesse momento de tensão, os diretores do Young Entrepreneur Council, uma as