Pular para o conteúdo principal

Padrinhos Mágicos


Há uma previsão de que, até 2.019, 80% do conteúdo da internet será publicado através de vídeos. No rastro dessa informação, uma avalanche de “Tutoriais Mágicos” está invadindo páginas e mais páginas da web, especialmente nas Redes Sociais. No meio de tantos vídeos, o que m vem à cabeça é um anúncio que já se tornou um ícone da geração “Meme”: “Trago a pessoa amada de volta em 3 dias”. Nestes anúncios, no rodapé, em letras miúdas, não é raro encontrar a ressalva: “Mas é preciso ter fé”. Antes de partirmos para atualizar es ícone dos anúncios esotéricos, dando-lhe outras finalidades, vamos compreender o que chamo de “Tutoriais Mágicos” e seus respectivos “Padrinhos”.

Acredito que o leitor, ávido consumidor de Redes Sociais, antes de iniciar a leitura deste artigo, já deve ter visualizado, no mínimo, três publicações anunciando os mais diversos métodos, fórmulas, passos para alcançar o sucesso nas mais diferentes atividades do mundo Virtual e Real. A primeira vista temos soluções para todos os problemas da humanidade, e todos os tipos de atividades econômicas, inclusive, fórmulas mágicas para produzir um “vídeo matador”. São soluções para todos os tipos de empreendedores e, principalmente, para todos os tipos de “bolsos”, pois estes anúncios são “iscas” e não entregam, totalmente, o que dizem. Há, quase sempre, após a “mordida”, um conteúdo “adicional” que será liberado mediante o pagamento de um valer qualquer, que satisfaça a ânsia de dinheiro fácil dos dois lados da negociação. Mas mesmo com o pagamento, os “Padrinhos” – autores dos anúncios – não fornecem qualquer garantia de resultados, mas, em outras palavras, alardeiam que “é preciso ter fé”. Estes são os “Tutoriais Mágicos” e seus “Padrinhos” do sucesso fácil e rápido.

Lamento informar, mas tenho más notícias: nada disso funciona – a não ser para os próprios Padrinhos. O que eles vendem, na verdade, são “verdades absolutas” que não existem. Infelizmente, em tempos de crise, estes anúncios proliferam e fazem mais vítimas do que negócios e pessoas bem-sucedidas.

Se algum desses vídeos te convenceu, se agora você está acreditando em alguma “verdade absoluta”, para e pese; pense outra vez; antes de morder a “isca”. Se precisar, pare o que está fazendo, mude de lugar, tome um cafezinho, saia da “zona de conforto” para onde está se deixando levar. Lembre-se que sucesso se alcança com muito trabalho dedicação e disciplina; que o desenvolvimento pessoal e empresarial é um processo longo e não linear. Lembre-se que só as suas experiências, a prática do dia-a-dia, podem indicar caminhos que podem levar pessoas e empresas a fazerem mudanças equilibradas, autênticas e sustentáveis. A grande Mágica é pensar diferente, questionar tudo que se apresente como “verdades absolutas”, não se deixar levar pelos “Padrinhos Mágicos”.

Pensar diferente: isso me faz lembrar que vivo dizendo que é preciso pensar diferente, pensar em 3-D: Diariamente, Demonstrável e Diferente. Mas, ao contrário dos “Padrinhos”, não anuncio uma verdade absoluta e sempre faço uma ressalva: pensar diferente não leva, necessariamente, ninguém a agir diferente, mas, sem dúvida é um começo, um ponto de partida para “abrir a cabeça” e promover o desenvolvimento da criatividade e de uma maior consciência na tomada de decisões.

Em outras palavras, para finalizar, vou citar um dito popular que, também, repito com frequência: “Eu mostro o caminho das pedras, mas se você quiser pisar em cabeça de jacaré, a escolha é sua”, ou seja, se quiser “morder a isca” que o faça conscientemente.



Vital Sousa
integrum Consultoria

Os Mais Lidos Da Semana!

O Fator "Stoic Mujic"

“Enquanto se descansa, se carrega pedras”: este provérbio português é o tipo de frase feita que não sai da boca de um grupo de pessoas, entre as quais me incluo: os obstinados pelo que fazem, pelo trabalho. Estas pessoas são do tipo que nunca “desligam”. Não importa onde estejam, o que estejam fazendo; eles estão sempre “ligados”.
Numa sessão de vídeo caseira, com pipoca e guaraná, não seria diferente. Na última, vimos o filme “A Ponte dos Espiões”. “Bridge of Spies” em Inglês. Embora eu prefira, por razões que o leitor poderá ver no filme, o título em Alemão: “Der Unterhändler” que em língua tupiniquim que dizer “O Negociador”. É um excelente filme para ser usado em treinamentos sobre Negociação, com certeza usarei, mas o que mais me chamou a atenção foi a definição dada ao protagonista, interpretado por Tom Hanks. Um advogado bem sucedido de uma Empresa de Seguros. Vamos à uma breve sinopse do filme e voltamos para tratar do que interesse neste artigo, isto é: o "Fator Stoic M…

Varejo & Diversidade & Inclusão

“Falar de Diversidade não é sobre ‘coisas de viado’, é sobre ‘ser’ humano; reconhecer que ‘somos todos iguais, isto é: diferentes’.” 
Desde 1.999, na virada do milênio, trabalhamos com o conceito de Diversidade no Varejo. A partir de 2.007, com a fundação da integrum Consultoria, introduzimos o Processo de Desenvolvimento da Excelência no Atendimento à Diversidade Humana no escopo de nossa Proposta de Valor, mesmo quando nos avisavam, em tom de alerta, que poderíamos nos “queimar” com essa “conversa”, porque isso era, na época e ainda hoje, “coisa de viado”. 
Desde essa época nos apropriamos do slogan “somos todos iguais, isto é: diferentes” de uma Campanha da L’Oreal, linha Coiffeur. De lá para cá muita coisa mudou. 20 anos após nosso “despertar” sobre a questão da Diversidade no Varejo, vejo com orgulho as atenções voltadas para o termo “Inclusão” no Retail’s Big Show 2.019 da NRF - National Retail Federation dos United States of America. Yes! We are inclusive! Direto de New York, New…

PROCURA-SE: Consultor de Varejo

CONSULTOR DE VAREJO (FREELANCER - CNPJ / MEI)

Graduação em Administração e/ou Contábeis e/ou Psicologia, com desejável Especialização em Finanças e Controladoria e/ou Gestão de Pessoas e/ou Marketing; COM ou SEM Experiência em Operação, mas com necessária experiência como Facilitador de Treinamentos Operacionais e Gerenciais.
O Profissional deverá compor o Quadro Societário (Opcional) da integrum Consultoria, sendo co-responsável pelo desenvolvimento dos Treinamentos da sua área de atuação. 
Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho + Honorários + Comissões + Participação nos Lucros.
Empreendedor; Fã / Praticante de Esportes Radicais; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Profissionais que buscamos.
Interessados deverão enviar Currículo para sousa.vital@gmail.com e destacar no assunto a área de atuação: CONSULTOR DE VAREJO
Maiores informações com:

Vital Sousa integrum Consultoria +81 9 9851.6174 / 9 …