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Negócio de Pai para Filho


“Transforme a Sucessão, em Empresas Familiares, 
num negócio de pai para filho”.


Divergências e problemas de convivência, nos mais diversos níveis, são normais em qualquer relação familiar. No dia-a-dia das empresas não é diferente. Nas empresas familiares podemos somar esses dois ambientes onde, desta forma, os conflitos podem acarretar consequências mais severas. Nos meus cinquenta anos de convivência com Empresas Familiares, posso constatar que modernos modelos de gestão empresarial, normalmente, não são empregados. O sucesso ou fracasso do negócio está, na maioria dos casos, atrelado à experiência administrativa do seu fundador.

Assim, a sucessão costuma ser um assunto “indiscutível”: só vindo à tona com o falecimento do fundador. Neste momento, os laços emocionais predominam e prejudicam a tomada de decisões. Para evitar este desgastante clima de disputa, minha Dica é: antes que o pior aconteça, a Família deve focar nestas quatro etapas para uma Sucessão sem traumas:

1 – Conhecer as Diferenças Geracionais: para que necessidades mútuas sejam atendidas e o Capital Intelectual Familiar seja transmitido pela Profissionalização dos herdeiros;

2 – Promover a União da Família: a manutenção do Negócio, da Missão e dos Valores, além dos laços familiares, depende de uma Visão de Futuro única;

3 – Planejar é preciso: com a Família unida, cada passo deverá ser discutido, planejado e acompanhado por uma Equipe de Transição que conte com Assessoria Jurídica;

4 – Estabelecer Regras: elas têm papel importantíssimo, afinal elas dão transparência à Sucessão e alicerçam a Governança Corporativa.

Mas antes de assinar qualquer papel, se você não tem, contrate um Advogado. Afinal, como diz o meu, “o pior acordo é melhor que uma boa briga na justiça”.


[Sousa, Vital. 100 Dicas & 001 Conselho. Recife, 2015]

Os Mais Lidos Da Semana!

Motivação x Entusiasmo

"Nada de grandioso chegou, algum dia, a ser alcançado sem entusiasmo.” [Ralph Waldo Emerson] Mais um Work Shop, mais uma Palestra e a velha questão vem à tona: motivação. O que percebo, é que a grande maioria das pessoas está olhando, diariamente, para os céus à espera de instruções para seguir em frente. Há um verdadeiro eclipse do pensamento. As pessoas simplesmente desistiram de pensar e desta forma se sentem inteiramente perdidas, limitadas a garantir suas subsistências. Por outro lado, sempre que ouço uma solicitação de algum trabalho voltado à motivação do pessoal, fico com as orelhas em pé: quais as verdadeiras razões para a demanda? Há um real desejo de desenvolvimento das pessoas pelas pessoas ou trata-se apenas de uma demanda por mais produtividade? Mas esta é outra história. Inicialmente, vamos entender a diferença entre ‘motivação’ e entusiasmo (automotivação). Conforme sempre falo, a diferença entre motivação e entusiasmo fica explicitada em u

Vendor PhD: a Solução para Tudo!!!

ATENÇÃO!!! Tudo que você precisa saber sobre o Processo de Vendas 3-D, está nas três linhas abaixo... Vá para o final do texto e Conheça COMO nós vamos RECONSTRUIR suas Habilidades Técnicas e Interpessoais (Soft + Hard Skills), sem blá-blá-blá, nem mi-mi-mi e muito menos embromation: teorias miraculosas e fórmulas secretas!!! A formulação do Processo de Vendas 3-D possibilita uma abordagem única, a cada interação Vendedor PhD <-> Cliente, Diariamente, Demonstrável e Diferente. Agora, vá para a marcação abaixo: =====> Mas, se preferir conhecer todos os detalhes do que veremos nos 4 (quatro) dias do "Programa VENDOR PhD" , aguce os sentidos e tenha uma excelente leitura!!! Segundo Kotler, Marketing é entender e atender os Clientes. Vamos ampliar este conceito para incluir um elemento essencial: a necessidade. Temos, então, que Marketing é entender e atender as necessidades dos Clientes. Mas isso, ainda, é insuficiente para delimitar a comp

TRABALHE CONOSCO: Consultor(a) Gestão de Pessoas

CONSULTOR(A) DE GESTÃO DE PESSOAS (LIBERAL / CNPJ / MEI) Para compor Equipe de Plataforma Omnicanal de Desenvolvimento Humano Organizacional , buscamos profissionais com Graduação em Psicologia e/ou Administração , com necessária Especialização em Gestão de Pessoas e/ou Psicologia Organizacional ; sólida Experiência em Operação de Varejo e/ou Desenvolvimento Humano Organizacional.  O Profissional será co-responsável pelo desenvolvimento e aplicação de Cursos, Palestras e Oficinas, além de atuar com Mentoria e Assessoria aos Clientes e Usuários dos Serviços de Treinamento, Desenvolvimento Humano e Recrutamento & Seleção .  Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho, Remuneração por Projetos (+Honorários +Comissões +Participação nos Lucros), além de possibilidade de Sociedade.  Perfil Empreendedor; Fã / Praticante de Rally; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média (semanas / meses) duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Pro