Pular para o conteúdo principal

Negócio de Pai para Filho


“Transforme a Sucessão, em Empresas Familiares, 
num negócio de pai para filho”.


Divergências e problemas de convivência, nos mais diversos níveis, são normais em qualquer relação familiar. No dia-a-dia das empresas não é diferente. Nas empresas familiares podemos somar esses dois ambientes onde, desta forma, os conflitos podem acarretar consequências mais severas. Nos meus cinquenta anos de convivência com Empresas Familiares, posso constatar que modernos modelos de gestão empresarial, normalmente, não são empregados. O sucesso ou fracasso do negócio está, na maioria dos casos, atrelado à experiência administrativa do seu fundador.

Assim, a sucessão costuma ser um assunto “indiscutível”: só vindo à tona com o falecimento do fundador. Neste momento, os laços emocionais predominam e prejudicam a tomada de decisões. Para evitar este desgastante clima de disputa, minha Dica é: antes que o pior aconteça, a Família deve focar nestas quatro etapas para uma Sucessão sem traumas:

1 – Conhecer as Diferenças Geracionais: para que necessidades mútuas sejam atendidas e o Capital Intelectual Familiar seja transmitido pela Profissionalização dos herdeiros;

2 – Promover a União da Família: a manutenção do Negócio, da Missão e dos Valores, além dos laços familiares, depende de uma Visão de Futuro única;

3 – Planejar é preciso: com a Família unida, cada passo deverá ser discutido, planejado e acompanhado por uma Equipe de Transição que conte com Assessoria Jurídica;

4 – Estabelecer Regras: elas têm papel importantíssimo, afinal elas dão transparência à Sucessão e alicerçam a Governança Corporativa.

Mas antes de assinar qualquer papel, se você não tem, contrate um Advogado. Afinal, como diz o meu, “o pior acordo é melhor que uma boa briga na justiça”.


[Sousa, Vital. 100 Dicas & 001 Conselho. Recife, 2015]

Os Mais Lidos Da Semana!

O Fator "Stoic Mujic"

“Enquanto se descansa, se carrega pedras”: este provérbio português é o tipo de frase feita que não sai da boca de um grupo de pessoas, entre as quais me incluo: os obstinados pelo que fazem, pelo trabalho. Estas pessoas são do tipo que nunca “desligam”. Não importa onde estejam, o que estejam fazendo; eles estão sempre “ligados”.
Numa sessão de vídeo caseira, com pipoca e guaraná, não seria diferente. Na última, vimos o filme “A Ponte dos Espiões”. “Bridge of Spies” em Inglês. Embora eu prefira, por razões que o leitor poderá ver no filme, o título em Alemão: “Der Unterhändler” que em língua tupiniquim que dizer “O Negociador”. É um excelente filme para ser usado em treinamentos sobre Negociação, com certeza usarei, mas o que mais me chamou a atenção foi a definição dada ao protagonista, interpretado por Tom Hanks. Um advogado bem sucedido de uma Empresa de Seguros. Vamos à uma breve sinopse do filme e voltamos para tratar do que interesse neste artigo, isto é: o "Fator Stoic M…

Varejo & Diversidade & Inclusão

“Falar de Diversidade não é sobre ‘coisas de viado’, é sobre ‘ser’ humano; reconhecer que ‘somos todos iguais, isto é: diferentes’.” 
Desde 1.999, na virada do milênio, trabalhamos com o conceito de Diversidade no Varejo. A partir de 2.007, com a fundação da integrum Consultoria, introduzimos o Processo de Desenvolvimento da Excelência no Atendimento à Diversidade Humana no escopo de nossa Proposta de Valor, mesmo quando nos avisavam, em tom de alerta, que poderíamos nos “queimar” com essa “conversa”, porque isso era, na época e ainda hoje, “coisa de viado”. 
Desde essa época nos apropriamos do slogan “somos todos iguais, isto é: diferentes” de uma Campanha da L’Oreal, linha Coiffeur. De lá para cá muita coisa mudou. 20 anos após nosso “despertar” sobre a questão da Diversidade no Varejo, vejo com orgulho as atenções voltadas para o termo “Inclusão” no Retail’s Big Show 2.019 da NRF - National Retail Federation dos United States of America. Yes! We are inclusive! Direto de New York, New…

PROCURA-SE: Consultor de Varejo

CONSULTOR DE VAREJO (FREELANCER - CNPJ / MEI)

Graduação em Administração e/ou Contábeis e/ou Psicologia, com desejável Especialização em Finanças e Controladoria e/ou Gestão de Pessoas e/ou Marketing; COM ou SEM Experiência em Operação, mas com necessária experiência como Facilitador de Treinamentos Operacionais e Gerenciais.
O Profissional deverá compor o Quadro Societário (Opcional) da integrum Consultoria, sendo co-responsável pelo desenvolvimento dos Treinamentos da sua área de atuação. 
Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho + Honorários + Comissões + Participação nos Lucros.
Empreendedor; Fã / Praticante de Esportes Radicais; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Profissionais que buscamos.
Interessados deverão enviar Currículo para sousa.vital@gmail.com e destacar no assunto a área de atuação: CONSULTOR DE VAREJO
Maiores informações com:

Vital Sousa integrum Consultoria +81 9 9851.6174 / 9 …