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Negócio de Pai para Filho


“Transforme a Sucessão, em Empresas Familiares, 
num negócio de pai para filho”.


Divergências e problemas de convivência, nos mais diversos níveis, são normais em qualquer relação familiar. No dia-a-dia das empresas não é diferente. Nas empresas familiares podemos somar esses dois ambientes onde, desta forma, os conflitos podem acarretar consequências mais severas. Nos meus cinquenta anos de convivência com Empresas Familiares, posso constatar que modernos modelos de gestão empresarial, normalmente, não são empregados. O sucesso ou fracasso do negócio está, na maioria dos casos, atrelado à experiência administrativa do seu fundador.

Assim, a sucessão costuma ser um assunto “indiscutível”: só vindo à tona com o falecimento do fundador. Neste momento, os laços emocionais predominam e prejudicam a tomada de decisões. Para evitar este desgastante clima de disputa, minha Dica é: antes que o pior aconteça, a Família deve focar nestas quatro etapas para uma Sucessão sem traumas:

1 – Conhecer as Diferenças Geracionais: para que necessidades mútuas sejam atendidas e o Capital Intelectual Familiar seja transmitido pela Profissionalização dos herdeiros;

2 – Promover a União da Família: a manutenção do Negócio, da Missão e dos Valores, além dos laços familiares, depende de uma Visão de Futuro única;

3 – Planejar é preciso: com a Família unida, cada passo deverá ser discutido, planejado e acompanhado por uma Equipe de Transição que conte com Assessoria Jurídica;

4 – Estabelecer Regras: elas têm papel importantíssimo, afinal elas dão transparência à Sucessão e alicerçam a Governança Corporativa.

Mas antes de assinar qualquer papel, se você não tem, contrate um Advogado. Afinal, como diz o meu, “o pior acordo é melhor que uma boa briga na justiça”.


[Sousa, Vital. 100 Dicas & 001 Conselho. Recife, 2015]

Os Mais Lidos Da Semana!

O Sorriso do Coringa

Lá pela segunda metade dos anos 80, depois de um “papo cabeça” com um psicanalista, passei de “Yuppie Carrancudo” para “Grunge Sorridente”. Os colegas diriam que por culpa da crise dos trinta, eu, melhor dizendo, diria que "graças" à crise dos trinta. Aceitei o conselho do profissional recomendado para acompanhar algumas mudanças na vida pessoal e profissional. Na época o termo ainda não virara moda, mas passei por um processo de Coaching de Carreira. O conselho, segundo o profissional, deveria resolver metade dos meus problemas... WOW!!! Um conselho bastante tentador, impossível de não ser acatado, pelos resultados prometidos e também pela simplicidade: - Sorria. Metade dos seus problemas vão sumir... Sorria!!! À primeira vista o conselho era muito fácil de ser seguido, afinal quem não sabe sorrir, sorrir é algo natural, sorrir é o melhor remédio para tudo... Porque eu não havia pensado nisso antes? Precisei gastar uma grana preta para descobrir o óbvio? Ao inv

Bodega High Tech - 01 para 01

Longe se vai os dias de inauguração (1.916) da primeira loja de Auto-Serviço no mundo: a Piggly Wiggly . Mais "recentemente" (1.930) os dias do primeiro Supermercado: o King Kullen . Depois vieram os Hard Discount ( Aldi ), os Category Killers ( Toys ‘U’ Us, Leroy Merlin ), os Hipermercados ( Carrefour ), e finalmente os Warehouse Clubs ( Sams Club, Costco ). Paralelo a esta evolução no formato do varejo, vivenciamos a Evolução do Marketing 1.0 : mercado centrado no Produto, onde prevalecia a máxima de Ford: “Um carro pode ter qualquer cor, desde que seja preto.” - passando pelo Marketing 2.0 : voltado para o Consumidor – para o Marketing 3.0 : voltado para os Valores, cujo objetivo é fazer do mundo um lugar melhor, considerando um mercado de seres humanos com coração, mente e espírito, com uma proposição de valor funcional, emocional e espiritual e, finalmente, pelo menos até o próximo Big Show, chegando, finalmente, ao Marketing 4.0 , a era da Transformação Digital

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CONSULTOR DE GESTÃO DE FINANÇAS (CNPJ / MEI)  Para compor Equipe de Plataforma Omnicanal de Desenvolvimento Humano Organizacional , buscamos profissionais com  Graduação, preferencialmente, em Ciências Contábeis e/ou Administração , com desejável Especialização em Controladoria e Finanças e/ou Marketing ; Sólida Experiência em Operação de Varejo e/ou Controladoria.  O Profissional fará parte do Quadro Consultores da VTL Marketing e será co-responsável pelo desenvolvimento de soluções, além da Coordenação dos Serviços de Treinamento e Desenvolvimento em sua área de Gestão.  Empreendedor, Fã / Praticante de Rally; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média (meses) duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Profissionais que buscamos. Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho + Honorários + Comissões à Combinar + Participação nos Lucros.  Interessados deverão enviar Currículo para vtlmarketing4.0@gmail.com e destacar no assunto a