Pular para o conteúdo principal

Controle o Caixa!


Controle o Caixa: seja sustentável”.



Muitos empresários acreditam que o lucro é o indicador mais importante da saúde do negócio. Mas nem sempre funciona assim. 

- Uma empresa quebra não é por falta de lucro, é por falta de caixa.

Todos os anos de experiência em Planejamento Orçamentário de grandes e médias corporações me ensinaram que só os neuróticos sobrevivem. Mas isso não é uma tarefa fácil. Não é fácil resistir ao consumismo; ao supérfluo; ao desperdício. Esta é uma tarefa que requer um longo processo de mudança comportamental que tem como princípio uma mudança de atitude.

Para quem sempre deixou o troco como “caixinha”, é extremamente difícil exigir o troco em Loja de R$. 1,99. Brigar pelos centavos; para que não os convertam em balas, dá a exata noção do custo das coisas. Este é um longo aprendizado que faz com que os neuróticos mudem por completo suas curvas de decisão para a aquisição de bens e serviços.

Este aprendizado pode e deve ser copiado nos Negócios; na construção de um arranjo econômico que dê sustentabilidade ao empreendimento mesmo em tempos de crise. Aqui menos é mais: quanto menor o aporte de Capital, maior será o retorno sobre o investimento, em todos os sentidos. Se todos os recursos necessários ao Negócio forem disponibilizados com criatividade, transformando o Capital Intelectual em Recursos Financeiros, além do retorno financeiro, se terá o retorno do Capital Intelectual, da Inovação na Gestão de Finanças. Acredito que este é o pressuposto do Processo de Orçamento Base Zero que indicamos e aplicamos em nossos empreendimentos.

[Sousa, Vital. 100 Dicas & 001 Conselho. Recife, 2015]

Comentários

Os Mais Lidos Da Semana!

Bodega High Tech - 01 para 01

Longe se vai os dias de inauguração (1.916) da primeira loja de Auto-Serviço no mundo: a Piggly Wiggly. Mais "recentemente" (1.930) os dias do primeiro Supermercado: o King Kullen. Depois vieram os Hard Discount (Aldi), os Category Killers (Toys ‘U’ Us, Leroy Merlin), os Hipermercados (Carrefour), e finalmente os Warehouse Clubs (Sams Club, Costco).
Paralelo a esta evolução no formato do varejo, vivenciamos a Evolução do Marketing 1.0: mercado centrado no Produto, onde prevalecia a máxima de Ford: “Um carro pode ter qualquer cor, desde que seja preto.” - passando pelo Marketing 2.0: voltado para o Consumidor – para o Marketing 3.0: voltado para os Valores, cujo objetivo é fazer do mundo um lugar melhor, considerando um mercado de seres humanos com coração, mente e espírito, com uma proposição de valor funcional, emocional e espiritual e, finalmente, pelo menos até o próximo Big Show, chegando, finalmente, ao Marketing 4.0, a era da Transformação Digital, onde tudo faz parte o…

FALA Varejista! PodCast.Sem32 - "Orçamento Base Zero"

FALA Varejista! 

“O que você gasta, efetivamente, não é o seu dinheiro, mas o seu tempo de vida; faça valer a pena cada centavo; cada segundo.” 

Já que estamos falando de “vida”, nesta transmissão, vamos inverter a lógica de dois processos na Gestão Financeira da Empresas: Custos por Investimentos e Orçamento de Custos por Orçamento Base Zero
Cada centavo utilizado para garantir o pleno funcionamento de uma Empresa, deve ser considerado, não como custo, despesas, mas como investimento com origem, aplicação e resultados determinados; se um recurso, inclusive pessoas, não gera resultados, ele deve ser desconsiderado dos planos da Empresa... Com isso podemos ampliar os resultados e a qualidade de vida dos Empreendedores e seus Colaboradores. 
Neste sentido, invertemos a lógica: deixamos de ter um Orçamento de Custos e passamos a utilizar o Orçamento Base Zero, isto é: cada dia é como se fosse o primeiro dia da Empresa e a principal função do Gestor é fazê-la funcionar com o menor investime…

PROCURA-SE: Consultor de Varejo

CONSULTOR DE VAREJO (CNPJ / MEI)
Graduação em Administração e/ou Marketing com desejável Especialização em Finanças e Controladoria e/ou Gestão de Pessoas; COM ou SEM Experiência em Operação de Loja, mas com necessária experiência como Facilitador de Treinamentos Operacionais e Gerenciais.
O Profissional deverá compor o Quadro de Consultores da VTL Marketing, sendo co-responsável pelo desenvolvimento dos Treinamentos e Cosultorias na sua área de atuação. 
Oferecemos Excelente Ambiente de Trabalho + Honorários + Comissões + Participação nos Lucros.
Perfil mpreendedor; Fã / Praticante de Esportes Radicais; Espírito de Aventura e Disponibilidade para viagens de média duração no Norte / Nordeste são diferenciais que completam o Perfil dos Profissionais que buscamos.
Interessados deverão enviar Currículo para vtlmarketing4.0@gmail.com e destacar no assunto a área de atuação: CONSULTOR DE VAREJO.
Maiores informações com:
Vital Sousa integrum Consultoria +81 9 9459.6347 / 9 9201.1281