Pular para o conteúdo principal

Utopia



Às vezes acordo de madrugada com uma ideia ricocheteando entre minhas orelhas - para quem não tem experiência com esse fato, aviso que isso não 'dói' - e sou impelido a levantar e registrar essa ideia no papel para não esquecê-la... A frequência deste fato tem aumentado tanto que já ganhei da minha Tia o apelido de 'Escriba'... Bonitinho, se comparado ao já costumeiro epíteto de Louco. Normalmente porque essas ideais podem ser equiparadas a uma Utopia pela maioria a qual não consigo me fazer entender. Confesso: a estupidez sempre me deixa disfêmico ou popularmente gago.

Num desses momentos, há alguns anos, delimitei os Valores da integrum Consultoria bem como sua Missão e Visão. Desnecessário se faz dizer que fui, como tantas vezes, taxado de Louco. Bem, como atenuante para a massa descrente, neste momento até eu achei que tinha perdido alguns dos meus parafusos. A ideia era tão absurda que até Einstein ficaria de cabelo em pé se a ouvisse. Afinal, a combinação de Integridade, Ética, Transparência e Inovação não se aplicaria com facilidade ao mundo dos negócios, Afinal, 'business is business', e 'time is money'. 

Passaram-se os anos e acumularam-se os fatos. Usando uma analogia beeeeeeem breguinha eu, com toda autoridade, poderia dizer que com as pedras que me jogaram eu construí minha Utopia. Os números são inquestionáveis; contra fatos não há argumentos; os parâmetros de sucesso são meus... E por isso, todas as vezes que ouço meu epíteto, lembrando-me de Dom Quixote e Sancho Pança, tenho agora uma resposta:

- Caminhemos.

Hoje foi um desses dias com ricochetes na cabeça. Numa rápida pesquisa na web, entre tantas publicações, encontrei essa tirinha que me remete a Galeano – outro louco – como diria a massa. 


Instantaneamente fiz uma viagem no tempo quando colecionava minhas ‘tulipas’ (Ver trecho do livro Empreendimento Sem Fim: http://goo.gl/0Mkv6Z) e abri um sorriso de orelha a orelha para acalmar os ricochetes.

Para finalizar esta digressão passo as palavras para meu colega de loucura, Eduardo Galeano.

‘’A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.’’

- Caminhemos.


Vital Sousa
integrum Consultoria

Os Mais Lidos Da Semana!

FLASH 4.0 - Consultoria Relâmpago

  FLASH 4.0 - Consultoria Relâmpago para deixar a sua Loja pronta para o Novo Normal, com Qualidade, Rentabilidade e Efetividade Operacional. Se você está lendo esta postagem, seguramente compartilhamos da mesma paixão pelo Varejo. Agora, gostaria da sua avaliação para este novo modelo de Consultoria que economiza tempo e dinheiro. Estou falando de uma Auditoria de Qualidade , com o objetivo de Qualificar a(s) sua(s) loja(s) para entregar Excelência no Atendimento à Diversidade de Clientes no Ponto de Vendas . A Auditoria tem 4 Módulos , que, livremente, poderão ser contratados, para atender as suas reais necessidades.   Direto ao ponto, porque tempo é dinheiro, me coloco a sua disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre a Proposta, para entregarmos, com segurança, um Serviço de Valor e Qualidade Diferencial , compatível com o caráter e a cultura de nossas Empres O Flash 4.0 é uma Auditoria de Qualidade ; uma “tomografia” do Ponto de Vendas para corrigir defeitos e qual

FALA Varejista! PodCast.Sem56 - "Marketing de Experiência - Parte 3"

Numa Parceria de Fix Tecnologia, Gustavo Sobreira Advogados Associados, Realiza Business e VTL Marketing e com o Apoio de Casa Primor, JAZAM Alimentos e Rações VittaMax , iniciamos mais uma Transmissão do... FALA Varejista! PodCast Transmissão 56 – “Marketing de Experiência – Parte 3” FALA Varejista! “Existe Marketing de tudo e para tudo porque, como sempre repetimos, tudo é Marketing e Marketing é tudo: simples assim.” Dando continuidade à Série de 5 Semanas falando sobre Marketing de Experiência , nesta terceira transmissão falaremos sobre os 5 Tipos de Experiência . Vamos destacar as características de cada Experiência e contextualizar com um exemplo prático no Ponto de Vendas, para maior clareza da situação. 1. Sentidos Experiências proporcionadas através dos 5 Sentidos , o chamado Marketing Sensorial , são utilizadas desde os primórdios do Varejo. A Experimentação é uma poderosa estratégia de Marketing e Vendas. No Ponto de Vendas, cheirinho de pão fresquinho ou de um cafezi

Rally M+is - Transamazônica

"Falar é fácil, quero ver fazer!" Partindo de Cabedelo (PB) Quantas vezes você já ouviu esta frase, todas as vezes que você teve uma ideia inovadora; todas as vezes que você pensou em fazer algo, realmente, inovador, diferente? Quantas vezes diante, da descrença das pessoas, você vacilou e desistiu? Nós não desistimos! Amadurecemos nossa ideia até o ponto de ser colhida, até o ponto ideal para ser colocada em prática, até a hora de Agir! Nossa ideia pode até parecer uma completa loucura, uma insensatez, mas foi pensada e planejada nos seus mínimos detalhes: detalhes Bons e Ruins, Ações e Reações, Atitudes e Consequências, Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, o Que, Onde, Porque, Quem, Como, Quando, Quanto... Planejamento concluído e exaustivamente testado e aprovado chegou a hora da Ação! Sem esquecer que a vida do Empreendedor é (ou, necessariamente, deveria ser) um eterno looping de PDCA: Planejar, Desenvolver, Controlar, Ajustar, Planejar...